A mola central sugere que não, mas o Saitek Evo Force tem a mesma mola...
Os furos que aparecem na faixa amarela na base, sugerem ventilação para... motores FF...
Sokol1
Re: X-55 MACH
Posted: 14 Nov 2013 14:46
by 21_Sokol1
Throttle?
Sokol1
Re: X-55 MACH
Posted: 14 Nov 2013 14:58
by 40_Griffon
Nossa, que trambolho, parece alguma modificação feita no throttle do X65.
Re: X-55 MACH
Posted: 14 Nov 2013 15:00
by 28_Condor
S!
Hum, interessante, mas salgado por aqui (1.650 dilmas...)
Aliás, qual a diferença entre sensor de força (novidade, segunda a Saitek) e FF?
SP!
Re: X-55 MACH
Posted: 14 Nov 2013 15:12
by 21_Sokol1
Bão, nos idos 2000/2002(?) quando foi lançado o HOTAS Cougar, o High End da Tm (com gimbal de zirconio sem graxa e pots de 0,10$...)
os "Falconeiros" winhing por uma versão "Forse sense" - "like a real one" no F-16.
No Forse Sense o joystick não movimenta (na verdade move uns 10mm) mas mede a força que voce fez sobre ele e transforma em movimento para as superficies - aileron, profundor. É como se fosse uma balança digital.
Então lá por 2006(?) a Saitek lançou o X-65 com Force Sense - só que o mercado queria era Force Feedback (em que o joystick simula reações do avião, como trepidações, pre-stol, etc).
Se a Saitek aprendeu a lição - já que o X-65 é meio "rejeitado" no mercado - o X55 pode ser Force Feedback (Apesar que a Logitech entrou pelo cano com sua versão, pois economizou em potenciometros e centimetros de fios... ).
Ou apenas uma versão simplificada do X-65 com molas centralizadora convencional.
A um boato que o Star Citizen teria um HOTAS oficial, que talvez seja o X55 Rino.
Sokol1
Re: X-55 MACH
Posted: 16 Nov 2013 15:37
by SK_Senshi
o mais interessante é q a maioria dos aviões simulados com esse tipo de joystick não tem trepidação no manche qdo estola.....
Re: X-55 MACH
Posted: 16 Nov 2013 20:51
by 40_Griffon
Postado no fórum da ED.
Se for isso, parece ser bem trambolhão.
Re: X-55 MACH
Posted: 17 Nov 2013 13:20
by 28_Condor
S!
SK_Senshi wrote:o mais interessante é q a maioria dos aviões simulados com esse tipo de joystick não tem trepidação no manche qdo estola.....
É verdade, é nos planes mais antigos que o manche está mais fisicamente ligado às superfícies de controle.
SP!
Re: X-55 MACH
Posted: 17 Nov 2013 14:04
by 21_Sokol1
o mais interessante é q a maioria dos aviões simulados com esse tipo de joystick não tem trepidação no manche qdo estola.....
Bom, pelo que lembro no il-2:'46 com o M$ FF PRO e o FF2 USB quando estola o manche fica bobo...
Não vejo muita diferença do atual X65 - apenas o botão vermelho foi relocado, pois o pessoal reclamava de aciona-lo involutariamente ao usar o HAT acima.
O layout no desenho é o mesmo (estilizado) do "F-16".
Os botões adicionais na base do throttle é "copy and past" do throttle do Warthog.
Se vier assim mesmo esta de bom tamanho, principamente na faixa de preço que a Saitek costuma trabalhar (lá fora).
Sokjol1
Re: X-55 MACH
Posted: 17 Nov 2013 16:17
by 21_Sokol1
28_Condor wrote:S!
Hum, interessante, mas salgado por aqui (1.650 dilmas...)
"Beleza" de reviews, olha a abobrinha que o cara escreve:
A verdadeira inovação do aparelho está no sistema de Force Sensing, que consegue aliar um painel que se assemelha a um visor LCD de um F-5EM,
por exemplo, e um side stick, tal qual um caça real.
Re: X-55 MACH
Posted: 18 Nov 2013 06:41
by 44_Santo
O melhor de um FF é que em aviões com superfícies movimentadas por cabos, como os da WWII, a força de centralização é proporcional à velocidade.
Em velocidade zero, no chão por exemplo, não há força do ar nas superfícies então o controle fica totalmente solto, já em mergulho o controle fica muito duro para tirar do centro.
Além disso, quando o avião está muito próximo de estolar, a vazão do ar sobre as asas começa a deixar de ser laminar para se tornar turbulenta, causado vibração no manche desses aviões.
Em aviões comerciais, existe um sistema elétrico que vibra o manche e outro que empurra o controle para frente (stick shaker, stick pusher) quando o avião está muito próximo de estolar.
Esses dois sistemas são instalados principalmente em aviões de cauda em T que correm o risco de entrar em estol profundo e não voltar mais.
São sistemas que também podem ser simulados com um controle FF.
santo.
Re: X-55 MACH
Posted: 19 Nov 2013 21:19
by SK_Senshi
noss.... agora q fui ler o "reviews"..... pelamor....
Re: X-55 RHINO
Posted: 17 Dec 2013 20:30
by 21_Sokol1
Anunciado na página da Saitek, o M.A.C.H. - Military Advanced Combat System