Eu consegui uma calibração. Um dos eixos estava me dando um monte de trabalho. Aí, aperta aqui, ajusta ali, até que consegui o efeito desejado.
Consegui até fazer uns testes de vôo no LOMAC, com o SU-33 e Su-27. Foi bem.
Porém, resolvi mudar o stick de lugar e o eixo que estava dando problema voltou a encrencar. Desmontei e remontei várias vezes e continuou dando problema. Dava sinal para um lado, mas teimava em não dar sinal para o outro.
Bom, tirei o sensor e resolvi olhar mais de perto. Percebi que tinha uma pequena trinca na capsula, em um dos cantos. Creio que deve ter ocorrido na montagem, ou em uma das milhares de tentativas de calibrar.
Deduzi que o sensor tinha se quebrado. Talvez isso estivesse me atrapalhando na própria calibragem.
Resolvi dessoldar da placa para refazer os contatos e tentar uma montagem diferente. Quanto tirei o sensor da plaquinha perfurada, a perninha do canto da capsula do sensor que estava trincado soltou

.
Enfim, perdi um sensor.
O outro eixo está funcionando até bem.
Só tem uma coisa que me incomodou um pouco com os sensores hall. Parece que funciona "meio que" logarítmico. Do centro para os pontos máximos de cada eixo, a velocidade do cursor não é tão linear como ocorre com o movimento da mão. Outra constatação: a impressão que deu é que o raio do movimento do sensor não é tão abrangente quanto o movimento do stick, i.e., com pouco movimento do stick se percorre todo o campo do cursor, o que é bem inconveniente. Creio que essas duas coisas podem ser resolvidas com o programa de calibração que vc indicou. Estou certo?
Agora, acho que vou para o Tle5010. Minha dúvida é a seguinte: posso usar sem o capacitor que está faltando na placa do Ali?
Nesse seu post (
http://www.gavca.com/phpBB3/viewtopic.p ... 10#p169808), o cara usou uma dessas placas no pedal. Parece que não foi inserido o capacitor.