Hurricane leme.

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Hurricane leme.

Post by 21_Sokol1 »

Cismado com o "depenca para a direita" do Hurricane, que praticamente não permite trimar este avião para vôo "hands off" como o Spitfire, lembrei dos bugs do Blenheim das primeiras versões que entre outras coisas tinha o leme ajustado para a direita.

Aparentemente com o Hurricane ocorre a mesma coisa, fotos com a camera em F8, à direita um Spitfire para comparação. Note que o leme do Hurri não é centralizado.

Image
Obs. Testado sem eixo mapeado para Rudder nos Controls e com o joystick desligado.

Observando o vôo da IA ela fica fazendo pequenos ajuste esquerda/direta no leme e ao desligar o piloto automático o leme e o avião "despenca" para a direita.

Como a "Inês é morta", o jeito é se adaptar. ;)

Mapei teclas para:

"Right (ou Left) rudder one notch".

Assim, um ou dois toques nesta tecla acerta o leme, e usando a trimagem de leme é possível um vôo "hands off" - o "pau e bola" (indicador de derrapagem) fica todo a direita. :P Mas para voos cruzeiros ajuda.

O angú é que ao usar o leme (eixo) do joystick ao centralizar ele zera este ajuste "one notch".

Então apelei, pois estou quebrando o galho com um joystick "3 em 1" (Tm T.16000M) e este tipo de joy é sabido que meche no leme a hora que bem entente, assim mapei um botão da base do joy como modificador para o eixo do leme. Esta possibilidade de modificar o comportamento de um eixo é uma das boas novidades implantandas no CLoD, já fiz até "freio de mão" para Hurri/Spit. :)

Agora o eixo do leme só funciona se este botão estiver apertado.

Complicou o uso, mas o resultado tem sido positivo, que o diga os Do-17 da IA. :devil:

Image

Esperemos que em algum momento o TF dê uma olhada nisto.

Sokol1
komet163

Re: Hurricane leme.

Post by komet163 »

Sokol o que você quis dizer com "joystick "3 em 1"", e porque ele mexe no leme? :)
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

O que chamo de joystick "3 em 1" são estes josyticks baratos que tem leme na torção do punho e o acelerador na base. Exemplo:

Image

Se observar o comportamento de um deles, por exemplo com aquele monitor de eixos que tem no CloD - o quadrado preto com a bolinha no centro - verá que mesmo quando não tem intenção de usá-lo o leme este se mechendo. Pouco, mas afeta a trimagem, e no caso do Hurricane do CloD acaba voltando o leme para o centro, o que induz a rolagem para a direita.

Sokol1
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Sokol, eu também tinha notado essa tendencia incomoda do Hurri pra direita, aí fui verificar e constatei o mesmo, mas ao aplicar tua fórmula de "Right (ou Left) rudder one notch" me parece que após usar o ruder ele não volta à posição centralizada (quando deixado neutro)... como é que lida com isso?

Você já colocou essa questão no forum do TF?

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Coloquei sim - mas não deram bola, o Snapper disse que podeiria ser problema de calibração dos pedais... |(
O ATAG's é um lugar meio delicado para postar, se não for da "tchuma" é fácil ser acusado de comportamento "Banana´s"...

ESperemos que em algum momento o TF olhe o Hurricane, que além desse tem outros problemas, como o "UFOHurricane". ;)

Sokol1
Post Reply