Battle of Britain Operation Sunlight.

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Battle of Britain Operation Sunlight.

Post by 21_Sokol1 »

Nova mapa alternando no ATAG's. Tem alguns detalhes interessantes - pelo menos na teoria... :P
SISTEMA DE PONTUAÇÃO

O sistema monitora praticamente todos os objetos na batalha.
Teclando TAB+4 o jogador pode ver o seu escore ou o do seu time.
Cada objeto vle pontos. Aeronaves valem mais que uma FLAK, que vale mais que um veículo, etc.
Os pontos são concedidos quando um objeto é destruído ou um piloto é morto.
Os pontos são proporcionais aos danos causados no objeto pelo jogador.
Alvos de oportunidade (não objetivos principais) também valem pontos.
Alem da pontuação individual, os objetos destruídos contam pontos para o time (exército) do jogador.
Pontos relativos a objetos que são danificados/destruídos por unidades da IA são atribuidos a “diversos” e somam na pontuação do time.
Pontos relativos a aviões danificados por “friendly fire” (AA, caças...) são atribuídos a “diversos” e somados na pontuação do time ADVERSÁRIO.

ESTATÍSTICAS

Disponíveis através do menu personalizado, acessível por TAB+4.

ESTATÍSTICAS INDIVIDUAIS


Individual (personal) points scored
- Pontos obtidos por destruir aeronaves e objetivos, bem como outros alvos de oportunidade.
Number of air kills - O número de aviões inimigos derrubados pelo jogador. São computados apenas os que forem 100% ou 50% atingidos pelo jogador.
Number of ground kills - O número de objetos no solo destruídos pelo jogador.
Number of aiperson kills
- O total tripulações aéreas (IA ou humana) “mortos”.
Aircraft losses - Mostra o número de aeronaves destruídas, separadas por tipos.
Number of ship kills - O número de navios destruidos pelo jogador.
Aircrew losses – Perdas de tripulações aéreas (IA e humana, pilotos, artilheiros, navegadores, bombardeadores, etc) do time (exército) do jogador. A estátisticas do exército inimigo não estão disponíveis par visualização.

MIA - Total de pilotos humanos e da IA desaparecidos em ação. Tripulações que saltarem sobre a água são listados inicialmente como MIA. Os números de MIA podem mudar com o decorrer do tempo, com estas tripulações desaparecidas sendo confirmadas como mortos em ação (KIA) ou como prisioneiros de guerra (POW).
KIA
- Total de tripulações humana e da Ai mortas em ação. Inclui piloto, artilheiro, pára-quedas que não se abriram, etc.
POW - Total de pilotos humanos e da IA capturdos como prisioneiros de guerra. As tripulações são capturadas como prisioneiros de guerra se saltar ou pousar (crash landing) em território inimigo. Se cair a 10 km da linha de frente tem uma pequena chance de escapar e não ser capturado.

Shipping losses - Mostra o número de navios destruídos e tonelagem total aproximada.

Battle Points - Total de pontos dos exércitos azul e vermelho na batalha. Inclui pontos marcados por humanos e pela IA (pilotos, armas AA etc.).

Number of players - Mostra o número de jogadores humanos online em cada exército.

UNIDADES DE RASTREAMENTO DE AERONAVES.

O rastreamento do movimento de aeronaves inimigas foi pivotal para as operações da Batalha da Inglaterra. O rastreamento de aeronaves era conseguido através do uso de observação aérea, de radar e do solo. As unidades de radar que se seguem foram implementedas para simular as diferentes técnicas de rastreio de aeronaves utilizadas durante WW2. Esta simulação radar é bastante complexa e realista.

RADAR ALEMÃO FREYA

A Alemanha desenvolveu radar Freya em 1937. O Freya era altamente preciso em determinar o número de aviões e sua altitude. Embora mais avançado do que o radar inglês “Chain”, o Freya sofria de deficiências graves, incluindo uma cobertura irregular e um sistema de comunicação e resposta deficientes e descoordenados.

Caractéristicas do Radar Freya:

O Freya relatará com precisão o número e altitude das aeronaves inimigas. Isso reflete a natureza mais avançada do Freya.
O Freya relatará os aviões inimigos de modo irregular, refletindo o uso descoordenado e a cobertura irregular do radar alemão durante a Batalha da Inglaterra.
O alcance máximo do Freya é de cerca de 60 km.
Alcance efetivo varia entre 50 km e 60 km,ou seja, em qualquer varredura dada o radar pode variar seu alcançe, refletindo variações devido as condições do clima, etc.
O radar Freya projecta um feixe inclinado para cima acima da horizontal. A altura mínima eficaz, portanto, varia de acordo com a distância do radar para o alvo.
O radar Freya é um radar de abertura para fora, não denuncia um avião inimigo sobre a França, mesmo se a aeronave está dentro do alcance operacional.
Um aviso rádio é feito quando aeronaves inimigas são avistadas, e as informações sobre os aviões é mostrada na barra de chat.
Ícones de aviões inimigso aparecerãono mini-mapa indicando o número de aeronaves avistadas, sua altitude aproximada e a hora (do jogo) do avistamento.
Os ícones permanecerão no mini-mapa por cerca de 3 minutos após o avistamento e só é visível para os jogadores do mesmo exército da unidade Freya.
As unidades Freya podem ser destruídas por estrafe ou bombardeio.
Uma unidade Freya destruída deixa de funcionar permanentemente.

RADAR “CHAIN HOME”

Chain Home (CH) era o nome de código para o anel de radares de alerta antecipado de todo o litoral Inglês. O sistema não era capaz de detectar aeronaves em baixa altitude e foi usado em conjunto com sistema de radar “Chain Home Low” (CHL). Embora com precisão inferior ao radar Freya alemão, o radar inglês fazia parte de um bem coordenado sistema de defesa aérea.

Caractéristicas do “CHAIN HOME” (CH)

As unidades CH estão localizadas principalmente ao longo da costa do sul da Inglaterra. Elas podem ser reconhecidas por seu padrão de 3-4 torres grandes alinhadas.
O radar CH informará a quantidade e altitude de aviões inimigos, mas os números de altitude podem variar ligeiramente da altitude real. Isso reflete um pouco da imprecisão do sistema de radar CH.
Um aviso de rádio é feito quando as aeronaves inimigas são avistadas, e a informação é mostrada na barra de chat.
Um ícone de avião inimigo aparecerá no mini-mapa indicando o número de aeronaves avistadas, sua altitude aproximada e a hora (do jogo) do avistamento.
Os ícones permanecerão no mini-mapa por 3 minutos após o avistamento e só são visíveis para os jogadores do mesmo exército da unidade CH.
O radar CH é um radar de abertura para fora, não denuncia aviões inimigos sobre a Inglaterra, mesmo se a aeronave está dentro do seu alcance operacional.
O CH tem um alcance de cerca de 190 km.
Alcance efetivo varia entre 130 km e 190 km, ou seja, em qualquer varredura dada o radar pode variar no alcance, refletindo a variação devido ao clima, etc.
O radar CH projecta um feixe inclinado para cima a cerca de 15 graus acima da horizontal. Altura mínima eficaz, portanto, varia de acordo com a distância do radar até o alvo.
Por exemplo, a 5km do radar a altura mínima eficaz é 1.400 m,
a 10km do radar a altura mínima eficaz é 2.600 m,
a 20km do radar a altura mínima eficaz é 5.300 m,
a 40km do radar a altura mínima eficaz é 10.700 m,
a 70 km do radar, a altura mínima eficaz é 18.750 m, e assim por diante.
As unidades de CH podem ser destruídas por estrafe ou bombardeio.
Uma unidade de radar destruído CH deixa de funcionar permanentemente.

RADAR “Chain Home Low” (CHL).

“Chain Home Low” (CHL) foi o nome de código para o anel de radares de alerta antecipado de todo o litoral Inglês. Este sistema detectava aeronaves voando em altitude mais baixa do que o sistema "CHAIN HOME" (CH) detectava e foi usado em conjunto com este sistema.

Características do radar CHL:

As unidades CHL estão localizadas principalmente (mas nem sempre) ao longo da costa do sul da Inglaterra. Eles podem ser reconhecidas por sua torre única e construções próximas com pequenas unidades de radar no topo.
O radar CHL vai informar a quantidade e altitude de aviões inimigos, mas a altitude pode variar ligeiramente da altitude real. Isso reflete um pouco da imprecisão no sistema CHL.
Um aviso de rádio é feito quando as aeronaves inimigas são avistadas, e a informação sobre os aviões é mostrada na barra de chat.
Ícones de aviões inimigos aparecerão no mini-mapa indicando a quantidade de aeronaves avistadas, sua altitude aproximada e a hora (do jogo) do avistamento.
Estes ícones permanecerão no mini-mapa por 3 minutos após o avistamento e só são visíveis para os jogadores do mesmo exército da unidade CHL.
O radar CHL é um radar de abertura para fora, não detecta avião inimigo sobre a Inglaterra, mesmo se a aeronave está dentro do alcance operacional.
O CHL tem uma alcance de cerca de 46 km.
O alcance efetivo varia entre 36 km e 46 km, ou seja, a qualquer varredura dada o radar pode variar seu alcance, refletindo a variação devido ao clima, etc.
Os radares CHL podem detectar aeronaves a baixa altitudes como 500 pés (150 metros).
As unidades CHL podem ser destruída por estrafe ou bombardeio.
A unidade de radar destruído CHL deixa de operar permanentemente.

OBSERVADOR CORPS


As unidade Observador Corps (OC) simulam o Royal Observer Corp, uma organização de defesa civil operacional no Reino Unido entre 29 de outubro de 1925 e 31 de Dezembro de 1995. O OC desempenhou um papel importante no monitoramento da movimentação de aeronaves durante a Batalha da Inglaterra.

Características do OC:

As unidades do OC estão localizadas no sul da Inglaterra. Eles podem ser encontradas ao longo da costa e ou perto de cidades. São um círculo de sacos de areia contendo uma mesa de mapa e um heightfinder.
As unidades do OC varrem o céu constantemente em um arco de 360 graus em torno de si à procura de aviões inimigos dentro do alcance da unidade.
O alcance da unidade do OC é de cerca de 10 km, mas varia dependendo da hora do dia e clima.
A precisão da unidade do OC precisão (a quantidade de aeronaves que avistaram e sua altitude) podem variar ligeiramente das quantidades e altitudes reais.
Um aviso de rádio é feito quando as aeronaves inimigas são avistadas e esta informações é mostrada na barra do chat.
Ícones de aviões inimigos aparecerão no mini-mapa indicando o número de aeronaves avistado, sua altitude aproximada e a hora (do jogo) do avistamento.
Os ícones permanecerão no mini-mapa por cerca de 3 minutos após o avistamento e só são visíveis para os jogadores do mesmo exército da unidade do OC.
Unidades de observação são unidades terrestres similares de AA (mas não atiram em aeronaves), podem ser destruídas por estrafe ou bombardeio
A unidade do OC destruída deixa de operar permenentemente.

OBOE - rádio-navegação (WiP)

A tecnologia de transponder de rádio foi desenvolvida durante WW2. O OBOE era um sistema britânico para bombardeio cego que usava um feixe de rádio para guiar a aeronave para o seu alvo. O bombardeiro Blenheim está equipado com uma simulação do sistema de navegação de rádio OBOE para bombardeio cego.

Caractéristicas do OBOE:

Os pilotos podem ligar e desligar o OBOE usando o comando de aquecimento do pitot (NT - switch clicável no painel do Blenheim - atras do manche).
OBOE calcula um vetor de navegação para a destinação designanda a partir de uma unidade baseada no sul da Inglaterra.

As informações de navegação são exibidas no "HUD" (informações na tela).
O "HUD" mostra o desvio à esquerda ou à direita do vector linear do OBOE a partir da unidade de base para o alvo. O piloto deve posicionar a aeronave de modo que ele permaneça no centro do feixe de rádio.
Se desviar para a esquerda ou direita do feixe de navegação a tela irá informar o quanto de correção é necessária para voltar para o centro do feixe.

Quando o piloto estiver perto do alvo, um "timer" com contagem regressiva para lançar as bombas também será exibido. A contagem regressiva leva em conta a altitude e velocidade da aeronave para calcular o exato momento para para lançar as bombas para máximo efeito.
Este sistema é muito preciso, com a prática conseguirá colocar suas bombas no "barril de picles", mesmo em alta altitude.


VEÍCULOS

Poderão ser encontrados muitos tipos diferentes de veículos que se deslocam por todo o campo de batalha. Pode haver veículos civis e militares se movendo em cidades, estradas ou em aeroportos ou outros locais. Poderá também encontrar trens de carga e passageiros. Tome cuidado durante o taxiamento, pouso etc, pois pode haver tráfego de veículos na área.
Naturalmente, os veículos inimigos são sempre alvos de oportunidade.

CLIMA (WiP)


Após os testes pré-beta, o tempo terá mais nuvens e vento para simular algumas das piores condições de tempo vigentes durante a Batalha da Grã-Bretanha.

Reconhecimento aéreo (RECON)

O reconhecimento aéreo é a coleta de informações efetuada por uma aeronave sobre a disposição das unidades inimigas e sobre o status de possíveis alvos. Normalmente isso é efetuado por aviões sobrevoando as áreas de interesse, relatando o que foi observado ou fotografando a aréa. Um sistema de reconhecimento foi montado para simular as atividades de reconhecimento e observação efetuados pelas unidades de Recon na WW2.

Aviões da IA - Alguns bombardeiros da IA são designados como aviões de reconhecimento. Aviões de reconhecimento podem ou não ter uma escolta. Quando um avião de reconhecimento atinge o objetivo, relata a base via rádio o status do objetivo. Para simular esta ação, uma mensagem irá aparecer no HUD do jogador e um ícone aparecerá no mini-mapa mostrando a localização objetivo, seu status, e hora (do jogo) do evento.

Aviões de humanos - (WiP) Os jogadores podem fazer reconhecimento de objetos inimigos, tais como alvos, unidades da AA, unidades do Corpo de Observadores, veículos, fábricas, etc. Basta sobrevoar o objeto e usar a opção "Recon object" do menu (TAB+4). O objeto mais próximo aparecerá como um ícone no mini-mapa, de uma forma similar ao dos aviões de Recon da IA.

Características do RECON:

Os ícones do Recon são visíveis apenas para os jogadores do exército da aeronave que executou o reconhecimento.
Os ícones do Recon mostram o status do objeto inimigo no momento do reconhecimento e não necessariamente o seu status atual.
Os ícones do Recon de objetos móveis (como veículos) mostram sua posição no momento do reconhecimento e não necessariamente a sua posição atual.
Os ícones do Recon de objetivos fixos (estacionários) permanecem no mini-mapa até que um objetivo seja atingido ou o objeto destruído.
Os ícones de Recon de objectos móveis são removidos do mini-mapa após 30 minutos.
Um novo evento de reconhecimento irá atualizar o ícone no mini-mapa com o status e localização do alvo.

VOÔS da IA

Nesta fase inicial a vôos da IA para ambos os lados com respawn a cada 10-20 minutos. Isto poderá ser alterado durante o desenvolvimento da batalha para complementar adequadamente o jogo humano. Em qualquer vôo o número de aeronaves da IA é aleatório. Não espere encontrar o mesmo número de aeronaves que encontrou da última vez que jogou a missão. Vôos de bombardeiros podem ou não ter até nove (ou mais) caças de escolta.

Arrume um ala ou voe com outros jogadores formando uma equipe.
Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Battle of Britain Operation Sunlight.

Post by 28_Condor »

S!

Deve ser a missão que voei hoje:

Image

Bem legal! Mas lembrar um tanto o radar do Zuti :P

Como estava meio sonolento nao atentei que o briefing estaria no tal TAB+4, achei que não tinha missão de bomber porque não havia nada no briefing do mapa :P


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Battle of Britain Operation Sunlight.

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Esta é o tipo de missão que voce queira, com alvos móveis (os "alvos de oportunidade").
Acho que deviam tirar aqueles veículos nas bases, a idéia é boa - adicionar "vida" mas funciona ao contrário, pois é triste ver os veículos andando "igual formiga", de modo até pior que no 1946. :|
28_Condor wrote: Bem legal! Mas lembra um tanto o radar do Zuti :P
Condor,
Pois é, muito "gamey" este radar colocando ícones no mapa - ainda mais na pequena aréa de batalha usada.
Mas parece que agora é padrão nas missões do ATAG's.

Image

Acho suficiente a informação via rádio - que agora não é exagerada como a anterior que dizia até o tipo de avião detectado...

Image

Poderia até haver esta informação sobre tipo, mas só quando os alvos estivessem próximo ou sobre a terra - simularia ter sido identificados pelo "Observer Corps".

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Battle of Britain Operation Sunlight.

Post by 28_Condor »

S!

Contudo, o icones são atualizados com atraso bem realista, pelos menos ajuda a organizar todos os avisos de avistamento, que seria um saco ficar anotando.
que agora não é exagerada como a anterior que dizia até o tipo de avião detectado...


Eles ainda dão essa informação, mas quando relamente o avião já esta "à vista".

O sistema OBOE parece muito legal, já testou?

Pelo que entendi criaram isso via script, não tinha no jogo?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Battle of Britain Operation Sunlight.

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote:S!

O sistema OBOE parece muito legal, já testou?
Acho que ainda não foi ativado, consegui voar esta missão hoje, ontem só peguei as tradicionais e aquela "esvazia server" com a Luftwaffe decolando da Inglaterra. |(

Liguei o aquecimento do "pitot" e não aconteceu nada.

Neste vídeo - de outro pessoal - tem uma forma interessante de uso do "Chain Home", voce vai recebendo coordenadas sobre o alvo a interceptar através de texto no "HUD".

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... uOfLJ4bLn8#
http://www.aircombatgroup.co.uk/RDF.php

Apesar destes radares "apelões" e etc. voei mais de meia hora sobre a Fraça e ninguem se incomodou. :lol:

Até consegui um alinhamento perfeito a 7000 pés:

Image

Mas acabei confundindo na hora de lançar as bombas - programei o gatilho + Alt para "Lean to gunsight" e o botão 2 + Alt para lançar as bombas, mas como tinha usado Shift + F1 para o gunsight, apertei o gatilho, e perdi o "bonde"... :?:

Gostei de encontrar nuvens a mais que os tradicionais "flocos de algodão" pipocando de tempos em tempos.

Image

Note no recorte que da para ver os ícones dos alvos através delas - a grande distância...

BTW - o mimimi do "balanço" no tópico sobre esta missão no ATAG's esta "animado":

http://theairtacticalassaultgroup.com/f ... #post22850

Pelo jeito alguns querem que vire (+) um "SpitIIa x 109E4". :P

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Battle of Britain Operation Sunlight.

Post by 21_Sokol1 »

Scripts interessantes para a IA da missão.
Exciting developments to the Operation Sunlight mission.
Ai flights now behave more like real life, no more Ai 'popping' in & out of the battle with random flight spawnings & despawnings:

1. Ai flights appear as 'stationary' planes at airfields.
2. Ai's are assigned a mission periodically. When mission is assigned, the flight will start their engines & go off on their mission.
3. Ai's do not despawn after returning to their home base after a mission. They will engines-off & wait for their next assigned mission.
4. Ai aircraft with damage will remain at their base 'for repairs' & not go on missions.
5. Ai aircraft shot down during missions, or destroyed on the ground, are not replaced, so Ai flights tend to have fewer aircraft in them over time.
Sokol1
Post Reply