http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/ab ... 47771.html
Discurso histórico de Abbas, não sei se vai conseguir, mas do contra só mesmo os radicais EUA/Israel de um lado e o Hamas de outro

O argumento do Obama que seria uma iniciativa unilateral é piada, como se os palestinos tivessem sido consultados quando a ONU criou o estado de Israel...
É um pedio válido que será ratificado de forma multilateral, infelizmente será vetado pelos EUA. Mas Abbas pode requerer então o status "Estado observador não-membro", que parece pouco, mas tem várias consequancias:
Para Israel;
Mas para os palestinos também:O oficial palestino Nabil Shaath disse que os palestinos usariam seu novo status para solicitar sua adesão a organismos da ONU como a Organização Mundial da Saúde, a Unesco e o Tribunal Internacional de Justiça. Isso é geralmente limitado aos Estados-membro, levantando a possibilidade de um desafio em cada caso.
"Isso tornará a vida difícil para Israel, porque vamos ter de lutar em cada um dos casos", disse Alan Baker, ex-assessor jurídico do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel.
Shaath disse que os palestinos também recorrerão ao Tribunal Penal Internacional "para proteger o nosso povo dos crimes israelenses". Esse tribunal permite casos judiciais contra indivíduos, sejam militares ou do governo. Apesar de Israel – como os EUA – não ser membro, 116 países, incluindo a maioria da Europa, o são. Soldados ou oficiais israelenses poderão enfrentar ameaça de prisão em qualquer um deles.
A ex-embaixadora israelense na ONU Gabriella Shalev também previu um nível crescente de assédio para Israel – incluindo possíveis sanções econômicas, atrasos em acordos comerciais, e um número crescente de universidades tornando-se inóspitas para os israelenses.
Por outro lado: um relatório da Associação pelos Direitos Civis em Israel notou que, se os palestinos entrarem para convenções internacionais sobre a tortura, os direitos da criança e as regras de engajamento em guerra, podem estar expostos a acusações por parte de vítimas israelenses de atentados suicidas, ataques com foguetes ou outros.
SP!