Page 1 of 2

As autoridades e o AGM-45

Posted: 25 Jul 2011 12:02
by 40_Griffon
Bom dia turma.

Pesquisando a respeito do AGM-45, me deparei com a seguinte informação no Wikipedia.
Although the Shrike missile did not enter regular service with the United Kingdom, it was supplied to the RAF for use in the Falklands War of 1982. RAF Shrikes were fitted to modified Vulcan bombers in order to attack Argentinian radar installations during Operation Black Buck. The main target was a Westinghouse AN/TPS-43 long range 3D radar that the Argentine Air Force deployed during April to guard the Falklands' surrounded airspace. The Argentine operators were aware of the US-supplied anti-radar missiles and would simply turn it off during the Vulcan's approaches. This radar would remain intact during the whole conflict. However, air defences remain operational during the attacks and the Shrikes hit two of the less valuable and rapidly replaced secondary fire control radars. As a result of this experience next generation missiles were designed to "remember" the radar position even if they were turned off. Also, following a Vulcan making an emergency landing at Rio de Janeiro, Brazilian authorities confiscated one Shrike which was never returned.
Caracas, tomamos de assalto a tecnologia americana. :lol:

Alguém conhecia esta?

Abraços

Luis
SK_Griffon

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 25 Jul 2011 12:23
by 44_Santo
:D
Ué! Um avião de guerra invadindo o espaço aéreo brasileiro e pousando sem autorização em território brasileiro! Já era! :P
É igual pipa quando cai na minha casa, "tá na mão"! Meus sobrinhos que se divertem depois! :lol:



santo.

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 25 Jul 2011 12:57
by 21_Sokol1
Na epóca uma revista "militar" tupiniquim especulou com o risco deste missil - que foi disparado contra os argentinos mas não sai do cabide - desengarrachar durante o pouso e procurar o radar mais próximo. :P

BTW - O Vulcan pousou em pane seca.

Sokol1

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 26 Jul 2011 10:15
by Redsoldier
Hahahahahhahahahha rí ALTO!
Brasileiros, dando de malandros desde que andar é pra frente...

Se duvidar esse treco tá desmontado e sendo investigado no CTA até hoje. Um dia descobriremos os mistérios dessa tecnologia lol

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 26 Jul 2011 12:36
by 44_Santo
Mas nesse caso não foi malandragem, o espaço aéreo brasileiro foi desrespeitado por uma guerra que o Brasil não queria se envolver.
O Brasil poderia ser acusado de estar ajudando a Inglaterra contra nossos hermanos. ;)
Além disso, o Brasil já havia deixado claro a sua posição em relação aos ingleses.



santo.

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 26 Jul 2011 12:54
by Redsoldier
44_Santo wrote:Mas nesse caso não foi malandragem, o espaço aéreo brasileiro foi desrespeitado por uma guerra que o Brasil não queria se envolver.
O Brasil poderia ser acusado de estar ajudando a Inglaterra contra nossos hermanos. ;)
Além disso, o Brasil já havia deixado claro a sua posição em relação aos ingleses.



santo.
Mas confiscar material bélico estrangeiro era algo repreensível até mesmo para as duas grandes superpotências. Normalmente, quando capturavam o equipamento do outro, analisavam rapidamente e devolviam rapidamente, ou devolviam ao captor original....

No caso do Brasil nem estavamos em guerra, não fomos agredidos e a aeronave britânica passou por problemas para aterrissar no Brasil. Foi uma boa dose de malandragem, disfarçada com uma "cautela". :rofl:


Mas o que eu acho mais interessante foi nossa ineficiência em tirar proveito do míssel.

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 26 Jul 2011 13:41
by 44_Santo
Será? Mas já ouvimos várias histórias de um confiscar o material do outro, inclusive a China abateu um F22 em seu espaço aéreo não faz muito tempo.
E naquele tempo o Brasil se parecia muito mais com a Alemanha nazista, a União Soviética e a China do que com a Inglaterra e EUA. :P :D


santo.

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 26 Jul 2011 13:59
by 40_Griffon
inclusive a China abateu um F22 em seu espaço aéreo não faz muito tempo.
WHAT?

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 26 Jul 2011 14:28
by Redsoldier
Mas Santo, mesmo na Guerra do Vietnam, mesmo durante o evento do AIM-9B na China, os russos "tomavam emprestado" o equipamento americano, analisavam, dissecavam e aí devolviam pro país dono do destroço...
Então é bem escroto que o Brasil tenha pego e nao dado uma satisfação! Pq sequer abateu o Vulcan nem nada...

Nao deixa de ser engraçado :lol:

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 26 Jul 2011 14:57
by 44_Santo
:D


santo.

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 26 Jul 2011 19:10
by 42_Hildebrand
S!

Eles tinham era que ter tomado o Vulcan inteiro e só devolvido depois da Guerra!! Que negócio é esse fazer "escala" aqui depois de ter bombardeado os "hermanos"?? Verdadeiro "splash'n go" do caramba! No final das contas ficou meio feio pro Brasil termos dado essa forcinha!

P.S. Se bem que tenho informação que entregamos alguns Xavantes, de graça, completamente municiados de armamentos e com tanques cheios pros nossos vizinhos... E a fonte é boa, porém não posso citá-la.

SP!

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 26 Jul 2011 21:10
by 21_Sokol1
P.S. Se bem que tenho informação que entregamos alguns Xavantes, de graça, completamente municiados de armamentos e com tanques cheios pros nossos vizinhos... E a fonte é boa, porém não posso citá-la.
Presente de grego - e nem apareceu nas ilhas.

Sokol1

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 27 Jul 2011 14:29
by 42_Hildebrand
S!

Sem dúvida, muito grego esse presente. Mas, melhor que o Pucará era...

Aumenta essa frase aqui também, Sokol!

:P

SP!

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 27 Jul 2011 14:52
by Redsoldier
42_Hildebrand wrote:S!

Eles tinham era que ter tomado o Vulcan inteiro e só devolvido depois da Guerra!! Que negócio é esse fazer "escala" aqui depois de ter bombardeado os "hermanos"?? Verdadeiro "splash'n go" do caramba! No final das contas ficou meio feio pro Brasil termos dado essa forcinha!

SP!
Ah e o Brasil tinha muito pra "peitar" os britânicos também...
Mas ate tudo bem reter um aviao ate o fim do conflito, foda seria se retessem os pilotos e nao devolvessem o aviao.
Na verdade houve um fuzuê diplomático, só não foi pior porque o Brasil era devidamente alinhado...

Um bom "textículo" sobre o assunto:
http://www.britains-smallwars.com/Falkl ... zVous.html

Re: As autoridades e o AGM-45

Posted: 27 Jul 2011 19:48
by 21_Sokol1
Sem dúvida, muito grego esse presente. Mas, melhor que o Pucará era...
Depende, no cenário das Flaklands o Pucara - uma aeronave nascida COIN - tinha mais utilidade pois podia operar de pistas improvisadas, alem de transportar maior carga bélica.
Como tanto o AT-26 como o Pucara teriam que operar a baixa altitude para ter um minimo de chance de sobreviência, a maior velocidade do AT-26 é secundário.

O sul africanos fizeram um bom uso da versão local do MB-326 (o tal Xavante), o Impala Mk IIs. Nos conflitos contra Moçambique/Cubanos alem de um bom histórico de ataques ao solo, voando tipicamente a 15 metros de altitude, os Impalas colecionaram 6 "air kill": quatro helicopteros Mi-24 (Hind) e dois Mi-7 - possivelmente pilotados por soviéticos.

ImageImage

Sokol1