Pelo que já vi gostei muito do FC3, uma boa diversão sem compromisso.
Basicamente segue o esquema do FC2: sobreviva aos "bandidos" e siga um enrredo principal, com missões opcionais paralelas.
Legal é que além dos bandidos agora tem a ameaça dos animais selvagens, até um
Casuar pode matar.
"Upa-se" as armas com dinheiro da venda de objetos coletados ou por executar uma missão paralela: matar um animal ou bandido, ou em jogos de poquer, provas de corrida, tiro ao alvo.
Não gostei de retirarem o desgaste das armas que tinha no FC2 - mas como houve muita choradeira dos "gamers" sobre esta característica, é normal o "dumbed down".
Outra coisa que reclamavam era do inimigo reocupar os postos capturados - o que era normal no FC2 já que ficavam patrulhando as estradas em jipes.
Agora uma equipe de "mocinhos" chega para ocupar o lugar que voce capturou.
Porém, se ocupar um local onde ainda haverá missão da estória principal, o bandidos reocupam.
A "IA" do inimigo é boa, mas nada excepcional, bem dentro do padrão de jogos fáceis de hoje em dia. Te perseguem por uma grande distância, pricipalmente o "Molotov" ou o "louco do facão".

Mas se voce coloca um obstáculo vertical (morro, sobe num telhado...) no campo de visão da IA, eles ficam amontoados ali atrás, sabendo que voce esta perto, mas imcapazes de outra atitude.
O bom mesmo é o comportamente dos animais, que se corretamente atraidos podem ser colocados contra a bandidagem, e ai a não ser que os caras estejam num telhado não sobrevive ninquem.
Este ataque de animais ocorre contra qualquer um que entre no seu campo de visão.
Da para capturar uma base com ajuda deles sem dar um tiro. Outra boa opção é usar minas e C-4 montando emboscadas.
A física do jogo cria efeitos espetaculares quando um veículo passa sobre uma mina.
Uma coisa curiosa que notei voando de asa delta foi que no meio da mata abaixo rolava um tiroteio - aparentemente independente da presença do jogador para acionar um gatilho...
O "mundo" do FC3 é fantático, uma ilha do sul do Pacífico com uma paisagem/geografia de tirar o folego, embora não tenha o "padrão" do Crisis (que é basicamente "corredor"), como folhagem mechendo quando se passa por ela e sendo destruída nos tiroteios - pena que meio despediçado com uma estória bobinha.
E embora o jogo seja "open world", em algumas missões voce fica limitado a "um quadrado".
De ruim mesmo, uma fase tipo "COD": corra por um "corredor", pule, atire nos objetos piscando...antes que acabe o tempo.
E um HUD/mapa "videogame ao quadrado": O mapa e o GPS mostram até onde estão as plantas "poderosas" para serem colhidas, os locais a serem "descobertos"... o GPS mostra a movimentação dos bandidos...
O pior mesmo é uma camera que "spota" os inimigos criando um "wall hack" e colocando um balão vermelho em forma de caveira sobre eles...
Por isso, embora a camera faça as vezes de um binóculo, nem uso.
A mira da arma tambem faz esse "spot", mas pode ser desabilitado no Setup, para algumas outras "facilitadas" tem que usar MOD's feitos por jogadores.
Outra chatisse são os objetos a serem coletados (plantas, animais ou piratas mortos) piscando cenário a fora...
Estou jogando sem me preocupar em poder juntar "$10.000" e/ou carregar 4 armas, 100 KG de munição... assim não faço as missões paralelas - são sempre a mesma coisa, nem os jogos (tiro ao alvo, corridas).
Carrego só uma arma, alternando entre usar um AK-47 e, preferencialmente, um M-14 - por ser semi-automático, e momentaneamente pego alguma arma deixada pelos piratas, como RPG, sniper ou HMG. Assim me obrigo a jogar mais "stealth"/tático e o jogo dura mais.
Sokol1