Page 1 of 1

Se a decisão do F-X2 demorar...

Posted: 16 Mar 2011 13:33
by saraiva
Se a decisão do F-X2 demorar, FAB pode optar caças Dassault Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos
(Da redação, 14 de março de 2011)
Prevendo uma alternativa para o sucessivamente postergado programa F-X (seja o 1, o 2 ou quantos vierem) e já antecipando o substituto para a frota de 12 caças Dassault Mirage 2000C/B, cuja desativação pode ocorrer a partir de 2014 (momento em que se encerra o contrato de manutenção dessas aeronaves com a França), comenta-se que a Força Aérea Brasileira (FAB) estaria analisando a possibilidade de adquirir dos Emirados Árabes Unidos (EAU) alguns exemplares do jato de combate Mirage 2000-9, a mais moderna versão deste caça em serviço no mundo.
Segundo o que apurou a reportagem de ASAS, a FAB deve enviar para os EAU pelos menos dois militares para analisar o estado estrutural e de conservação dos mesmos. Aproximadamente 60 Mirage 2000-9 estão em serviço nos EAU, que são equipados com radares RDY-2 e uma série de aviônicos dedicados para as missões de ataque ao solo, como o designador laser Shehab e o sistema de navegação por infravermelho Nahar, que transmite para o head-up display (mostrador digital ao nível dos olhos) do piloto imagens em alta definição do terreno a sua frente.

Além disso, os Mirage 2000-9 são equipados com sistema de comunicação segura e datalink.
Os EAU pretendem substituir, a médio prazo, pelo menos parte dos Mirage 2000-9 em serviço por aeronaves ainda mais modernas, como o caso do Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale e Lockheed F-35. Até o momento, nenhuma decisão foi tomada, entretanto, alguns países já mostraram interesse em comprar esses aviões caso sejam desativados.
Com a desativação dos últimos Mirage IIIE/D da FAB, em 2005, o 1º Grupo de Defesa Aérea ficou sem nenhuma plataforma de combate para continuar com o cumprimento da sua missão. Naquela ocasião, para resolver temporariamente o problema, até que o vencedor do programa F-X fosse enfim anunciado, o Brasil adquiriu da França 12 Dassault Mirage 2000C/B usados, junto com um contrato de manutenção e treinamento especializados para os pilotos e mecânicos. Enquanto nenhuma decisão é tomada quanto ao F-X, a vida dos Mirage 2000C/B na FAB vai paulatinamente chegando ao fim.
Dessa forma, os caças do EAU são uma boa opção para a FAB continuar com um vetor temporário de defesa aérea, uma vez que os seus militares já possuem boa familiaridade com os aviões da família deste caça.

fonte: Revista Asas

Re: Se a decisão do F-X2 demorar...

Posted: 16 Mar 2011 23:25
by 17_Vulture
Olha que lindo, compramos um bolo de caças franceses que vão dar pau depois de "dois dias" de uso, aí vamos substituir por outros caças franceses, também já usados...

E ainda tem gente que gosta da idéia de fazer negócio com franceses...

Re: Se a decisão do F-X2 demorar...

Posted: 17 Mar 2011 01:13
by 44_Santo
Tem sim, claro que tem...
Os próprios franceses. :P :D

Não sei se é burrice ou é muita corrupção, o que na verdade é outra forma de burrice.


santo.

Re: Se a decisão do F-X2 demorar...

Posted: 17 Mar 2011 11:32
by 42_Hildebrand
S!
17_Vulture wrote: E ainda tem gente que gosta da idéia de fazer negócio com franceses...
Nem me fale!! Nem me fale!!

SP!

Re: Se a decisão do F-X2 demorar...

Posted: 17 Mar 2011 15:01
by 31_CrossBones
:Skull_anim:

S!

Ué, essa onda de "shop and love" com os franceses é obra de nosso digníssimo ex-presidente.

E francamente, se nossas forças armadas mal recebem verba para manutenção de seus equipamentos, imaginem novos caças.

SP!

Re: Se a decisão do F-X2 demorar...

Posted: 17 Mar 2011 18:11
by MadG
Essa história tem mais detalhes. O Jobim foi pessoalmente visitar os concorrentes ao FX-2. Quando chegou na Rússia foi recebido pela Suhkoi como apenas mais um cliente em potencial. Depois foi para a Suécia e parece que lá a recepção foi um pouco melhor. Vale lembrar que a Boeing já estava meio que descartada por causa das restrições do congresso norte-americano a transferência de tecnologia e armamentos de ponta. E aí chegou na França. Foi recebido quase que como chefe de estado, falou com o Sarkozy, a Dassault ofereceu várias recepções e festas, regadas com o melhor champagne e as melhores putáines parisienses, e o nosso ministro tupiniquim se deslumbrou com tamanha adulação, afinal, quem não se deslumbraria? E como bem sabemos, os franceses são bons de bico, já que para falar o idioma de Voltaire tem que fazer biquinho, et voilá, Rafale et vive la France!!! Aliás o Ano da França no Brasil foi pra lá de bom para os franceses, quase levaram o Brasil inteiro. A sorte foi que nosso país está incrustado na América do Sul.

Re: Se a decisão do F-X2 demorar...

Posted: 17 Mar 2011 19:02
by 28_Condor
S!

E ainda deixaram esse Jobin de novo como ministro |(

Eu ainda prefiro a solução Gripen, por causa da manutenção muito mais barata e do armamento variado que pode ser conseguido de outros fornecedores, em caso de bloqueio. O Rafale é caro e todos os ovos ficam na mesma cesta (só armamento frances). Os americanos só vale a pena com um contrato juridicamente muito bem amarrado e vantajoso, por que contrato os caras cumprem.


SP!