Mais um MiG-29UB voa nos EUA
Posted: 26 Jan 2011 10:14
(Da redação, 24 de janeiro de 2010)
Antes, um caça supersônico de defesa aérea do Pacto de Varsóvia. Hoje, uma peça única e rara na coleção de qualquer museu de aviação, ainda mais no acervo da Historic Flight Foundation, que mantém voando, nos EUA, uma coleção invejável de aeronaves produzidas entre 1927 e 1957.
Na fundação ele chegou há seis anos. Entre as suas características, destacam-se a capacidade de atingir velocidades acima de 2.600km/h e chegar a mais de 18 mil metros de altura. Trata-se de um MiG-29UB (biplace), que fez seu voo inaugural ontem, tornando-se o segundo MiG-29 de propriedade privada a voar em todo o mundo.
Este MiG-29UB, s/n 50903014896, pertenceu ao 642 Regimento Aéreo de Caça da Força Aérea da Ucrânia (FAU) depois do colapso da União Soviética, onde voou apenas 510 horas. Em 2000, A FAU começou a retirar de serviço alguns de seus MiG-29, incluindo este exemplar da Fundação, que foi desmilitarizado e colocado a venda em 2005, para uso civil.
Ao ter conhecimento que o caça estava a venda, a Historic Flight Foundation entrou em contato com as autoridades ucranianas e comprou a aeronave para o seu acervo. Por ser um caça que ainda está em serviço em diversos países do mundo, o MiG-29 foi parcialmente desmontado e dividido em dois navios, para evitar que a carga completa fosse interceptada e roubada por piratas.
O primeiro navio estava com as asas e as turbinas e utilizou a rota do Atlântico para chegar nos EUA. O segundo, com toda a fuselagem, fez o caminho pelo Pacífico.
Durante uma escala técnica em Hong Kong, onde a carga seria transferida para um outro navio antes de seguir viagem, todo o container contendo a fuselagem foi retido pelas autoridades locais porque a sua documentação estava incompleta.
O governo daquele país entendeu que aquela carga se tratava de um equipamento militar operacional e, por não haver autorização de trânsito, ele ficaria retido no país. Depois de dois anos de muita negociação, as autoridades liberaram o MiG-29, que finalmente seguiu viagem para os EUA, quando chegou em meados de 2008.
Com todas as partes do MiG-29UB em mãos, a equipe de restauro colocou a mão na massa e iniciou os trabalhos na aeronave. A fuselagem foi severamente danificada durante os anos que passou estocada e, principalmente, no longo período que permaneceu em Hong Kong aguardando a sua liberação. A Fundação então buscou fora dos EUA peças para substituir as partes danificadas, tendo substituído por completo as duas turbinas RD-33.
A Fundação também contratou na Eslováquia mecânicos de solo com experiência no MiG-29, para ajudarem na restauração deste magnífico exemplar.
Todo o trabalho foi encerrado em dezembro do ano passado, entretanto, antes de voar o caça, a equipe estava atrás dos cartuchos explosivos dos assentos ejetáveis, que foram retirados da aeronave no processo de desmilitarização. Tais componentes só foram obtidos neste ano, acendendo a luz verde para o voo inaugural.
Este é o Segundo MiG-29 de propriedade privada a voar em todo o mundo. O primeiro, também baseado nos EUA, fez seu voo inaugural em 15 de dezembro passado.
A Historic Flight Foundation planeja restaurar nos próximos anos outros dois MiG-29UB, para fazerem parte do acervo da fundação.
Fonte: Revista Asas
Antes, um caça supersônico de defesa aérea do Pacto de Varsóvia. Hoje, uma peça única e rara na coleção de qualquer museu de aviação, ainda mais no acervo da Historic Flight Foundation, que mantém voando, nos EUA, uma coleção invejável de aeronaves produzidas entre 1927 e 1957.
Na fundação ele chegou há seis anos. Entre as suas características, destacam-se a capacidade de atingir velocidades acima de 2.600km/h e chegar a mais de 18 mil metros de altura. Trata-se de um MiG-29UB (biplace), que fez seu voo inaugural ontem, tornando-se o segundo MiG-29 de propriedade privada a voar em todo o mundo.
Este MiG-29UB, s/n 50903014896, pertenceu ao 642 Regimento Aéreo de Caça da Força Aérea da Ucrânia (FAU) depois do colapso da União Soviética, onde voou apenas 510 horas. Em 2000, A FAU começou a retirar de serviço alguns de seus MiG-29, incluindo este exemplar da Fundação, que foi desmilitarizado e colocado a venda em 2005, para uso civil.
Ao ter conhecimento que o caça estava a venda, a Historic Flight Foundation entrou em contato com as autoridades ucranianas e comprou a aeronave para o seu acervo. Por ser um caça que ainda está em serviço em diversos países do mundo, o MiG-29 foi parcialmente desmontado e dividido em dois navios, para evitar que a carga completa fosse interceptada e roubada por piratas.
O primeiro navio estava com as asas e as turbinas e utilizou a rota do Atlântico para chegar nos EUA. O segundo, com toda a fuselagem, fez o caminho pelo Pacífico.
Durante uma escala técnica em Hong Kong, onde a carga seria transferida para um outro navio antes de seguir viagem, todo o container contendo a fuselagem foi retido pelas autoridades locais porque a sua documentação estava incompleta.
O governo daquele país entendeu que aquela carga se tratava de um equipamento militar operacional e, por não haver autorização de trânsito, ele ficaria retido no país. Depois de dois anos de muita negociação, as autoridades liberaram o MiG-29, que finalmente seguiu viagem para os EUA, quando chegou em meados de 2008.
Com todas as partes do MiG-29UB em mãos, a equipe de restauro colocou a mão na massa e iniciou os trabalhos na aeronave. A fuselagem foi severamente danificada durante os anos que passou estocada e, principalmente, no longo período que permaneceu em Hong Kong aguardando a sua liberação. A Fundação então buscou fora dos EUA peças para substituir as partes danificadas, tendo substituído por completo as duas turbinas RD-33.
A Fundação também contratou na Eslováquia mecânicos de solo com experiência no MiG-29, para ajudarem na restauração deste magnífico exemplar.
Todo o trabalho foi encerrado em dezembro do ano passado, entretanto, antes de voar o caça, a equipe estava atrás dos cartuchos explosivos dos assentos ejetáveis, que foram retirados da aeronave no processo de desmilitarização. Tais componentes só foram obtidos neste ano, acendendo a luz verde para o voo inaugural.
Este é o Segundo MiG-29 de propriedade privada a voar em todo o mundo. O primeiro, também baseado nos EUA, fez seu voo inaugural em 15 de dezembro passado.
A Historic Flight Foundation planeja restaurar nos próximos anos outros dois MiG-29UB, para fazerem parte do acervo da fundação.
Fonte: Revista Asas