Page 1 of 1

REVIEW: Ch Products - Pro Throttle

Posted: 20 Jan 2011 15:29
by 40_Griffon
Image

Salve pessoal!

Como alguns devem saber, anteriormente havia encomendado um T16000m + um CH Pro Throttle para fazer um conjunto HOTAS e assim tem algo descente para se jogar.

Como havia conversado com o Sokol1 e também pela falta de um ReviewBR deste equipamento resolvi deixar aqui as minhas impressões quanto ao aparelho. Vou começar falando sobre o que eu achei em si dele.

Ele é feito para mãos grandes, eu achei o grip bem maior que o do X52 e no começo encontrei certa dificuldade para alcançar o ministick com o meu polegar que é curto, e ele não tem nenhum tipo de ajuste, ou sua mão se adapta ou no game.

Uma coisa que incomoda muito os gringos e para mim não fez muita falta são os famosos rotacionadores, não existe nenhum no Pro Throttle e para mim não faz diferença já que tanto no IL2 quanto no Lock On à única trimagem que faço é a dos elevadores, as outras eu não sinto necessidade.

Falando agora da construção, quem tem um CH sabe a qualidade que o equipamento proporciona em matéria de acabamento, quando você olha e pega ele na mão pela primeira vez você não da nada por ele e pensa COMO FUI INVESTIR TANTO NUM NEGOCIO TÃO PLASTICOSO rsrs, mas logo este pensamento se apaga e você vê que o investimento na diversão foi totalmente recompensado. Ele é bem leve, mas robusto, o plástico empregado não fica engordurado e com aquelas “cobrinhas” de mão suada, eu sempre que terminava de jogar com o meu Thustmaster X e também com o ST-290 sentia a necessidade de fazer uma limpeza, coisa que não acontece com o Pro Throttle, um pano umedecido com um pouco de álcool uma vez por semana é o suficiente para manter ele limpo (vi umas fotos do dos gringos na internet cheio de pó que é de dar pena rsrs).

Uma coisa que faz falta é ausência de um “idle detent”, ou seja, não existe aquela “travadinha” pra avisar que você está saindo dos 100%. No IL-2 aonde a porcentagem de potencia é mostrada na tela fica fácil se acostumar, mas nos aviões do Lock On é comum você sem querer colocar 105% e sendo assim acionar o pós-combustor acidentalmente, mas é outra coisa que é questão de costume, depois que se acerta fica tranquilo maneja-lo.

Não existe também nenhum ajuste de tensão, não vejo a necessidade também, pois o movimento deslizante (sim, ele desliza na base, não é como os HOTAS normais) é muito suave e é capaz de agradar a todos os gostos.

A calibração pode ser feita via Windows ou pelo programa da CH que é oferecido no site (a versão que vem no CD está desatualizada). Eu recomendo fazer pelo programa, é pequeno e muito poderoso você pode ajustar a deadzone de maneira simples e precisa, até chegar ao ponto ideal para o jogo que você joga (é possível criar os chamados “maps” para cada tipo jogo), outra coisa interessante é que basta você pausar o game, dar um Alt+Tab e abrir o programa para fazer as alterações necessárias e depois voltar ao jogo, não precisa fechar uma vez que o próprio programa é “reconhecido” pelo jogo sem a necessidade de reinicia-lo para aplicar as alterações.
Um problema que achei que iria me dar muita dor de cabeça foi o fato de o ministick (eixos X/Y) e o eixo do Throttle (eixo Z) possuírem uma deadzone muito alta, mas postando no fórum da CH (Ch Hangar.com) foi me dito que este problema é “normal”, bastava apenas acertar as deadzones corretas e fazer uma calibragem mais especifica para tudo funcionar perfeitamente.

O tal do Bob Church foi bem atencioso e solucionou o problema me passando as dicas necessárias.
Hi Luis,
It's just deadzone. The stick are so small that what would normally be a small deadzone becomes a large one.

If you're using the Control Manager in Mapped Mode, you need to set the deadzone at the ministick in the map.

If you're using it in Direct Mode, the settings are on a tab for "Axis Settings" at the top of the CM Test/Calibrate screen. You can set it there, don't forget to "Apply".

If you're not using the Control Manager, the deadzone would need to be set in the sim if it will do that.

Otherwise, there's not much to be done about it. You might talk to CH and see if they can do anything about it, but my guess is that the would have to test and find a ministick that showed less play at center. Whethe that can be done, I do not know.

Good luck, I hope you can work it out.

Best regards,

- Bob
Feito isso, eu consegui a “incrível” façanha de aumentar a potência no IL-2 de 1 em 1, coisas que eu duvido que o throttle do X52 consiga fazer mesmo bem calibrado.

PROS: Precisão, acabamento, posição dos botões bem conveniente, durabilidade e manutenção praticamente ZERO se você cuidar bem dele segundo os gringos que também tem um. Li que existem pessoas que tem um por mais de cinco anos e ainda parece que foi tirado da caixa ontem. Excelente para quem gosta de voar em formação, pois com ele é possível realmente colocar 85%, 65%, 35% e por ai vai da potência necessária para manter-se no voo em ala.
Movimento deslizante: Achei isso muito bom pelo fato do pulso não ficar dobrando sendo assim, isso dá umas horas a mais de voo, pois seu pulso não ira ficar doendo.

CONTRAS: Falta de rotacionadores é a principal falha da CH para este modelo segundo a maior parte dos proprietários (eu particularmente não acho), se você consegue pegar uma bola de basquete com uma mão só então não terá problemas com ele, quem tiver as mãos pequenas vai sentir um pouco de dificuldade para alcançar os botões na parte da frente e o HAT de 4 posições na parte superior frontal. O ministick fica um pouco distante, se o polegar for curto também demora um pouco pra se adaptar.
Deadzones um pouco “pentelhas” que requerem um pouco de paciência para serem ajustadas.
Particularmente achei que faltou mais um HAT 8x, seria de grande valia para ajustar os modos de radar e outros sensores no Lock On.

Bom pessoal, estas são as minhas impressões e a minha contribuição já que devemos aqui aos fóruns do GAVCA e ao Tio Sokol1 muitos “helps” para chegarmos a uma compra satisfatória.

Eu demorei, pentelhei rs, mas no fim acabei fazendo a escolha correta para as minhas necessidades e para o alcance do meu bolso.
Qualquer outra pergunta quanto ao CH Pro Throttle sintam-se à-vontade.
Mais uma vez eu agradeço ao Crossbones e ao Sokol1 pela ajuda e pela paciência.

Preço Bra$il: R$ 550,00
Adquirido na loja do Macbare do Falcões da Noite (Produtos da CH somente por encomenda) http://www.macbare.com.br

O tempo de entrega gira em torno de 20 a 30 dias, como eu pedi o meu no final do mês de Setembro eu me FUFU, chegou pra mim (depois dos devidos testes efetuados) quase com 45 dias. Mas a espera valeu a pena. Como eu disse vale o preço investido apesar de ter sido ALTO o valor para um único equipamento.

Grande abraço

Luis Felipy
SK_Griffon

Re: REVIEW: Ch Products - Pro Throttle

Posted: 23 Jan 2011 18:33
by 21_Sokol1
Particularmente achei que faltou mais um HAT 8x, seria de grande valia para ajustar os modos de radar e outros sensores no Lock On.
Isso voce contorna usando o CH Mannager, defina um dos botões como "Shift" (ex, o do dedo minímo) e programe o HAT para ter outra função quando apertado este botão.

O grande diferencial da CH é este programa, mais capaz (e fácil de usar) que o T.A.R.G.E.T. da Thrustmaster.

Com ele voce pode conseguir ate 3 funções com um mesmo botão:

-Se apertado rápido.
-Se apertado lento.
-Se apertado e segurado.

CH Mannager for Dummies; http://www.ch-hangar.com/files/Docs/Dum ... de_III.pdf

Como voce só trima o profundor, pode usar o acelerador do Joy para isso.

BTW - Sobre a falta de "detent" para Afterburner ou GoTroughtTheWire (nunca consegui com que o detent do TQS da Tm coincidisse com o 100% do IL-2...) existe um MOD fácil de fazer - um simples pedaço de Velcro, e não é intrusivo, pois é colocado externamente (e facilmente removível, se for o caso):

Image

http://www.ch-hangar.com/forum/showthre ... t-Tutorial

Sokol1

Re: REVIEW: Ch Products - Pro Throttle

Posted: 29 Jan 2011 22:33
by N0TH1NG
e eu achava que o x52 era o melhor..
mas pelo jeito, por dentro é tudo xing-ling?

Re: REVIEW: Ch Products - Pro Throttle

Posted: 29 Jan 2011 23:40
by 40_Griffon
Xing Ling é o X52. Todas as peças dos produtos da CH até onde pesquisei, usam componentes industriais de alta durabilidade, não é atoa que tem gringo dizendo que tem eles a mais de 7 anos de uso intenso e que não trocam por nada. E ao contrário do X52, os produtos da CH são Made in USA.

Estava atrás disso ai Sokol, tinha visto no CH Hangar mas tinha esquecido de salvar o link. Obrigado. :)

Re: REVIEW: Ch Products - Pro Throttle

Posted: 30 Jan 2011 12:52
by N0TH1NG
LuisF wrote:Xing Ling é o X52. Todas as peças dos produtos da CH até onde pesquisei, usam componentes industriais de alta durabilidade, não é atoa que tem gringo dizendo que tem eles a mais de 7 anos de uso intenso e que não trocam por nada. E ao contrário do X52, os produtos da CH são Made in USA.

Estava atrás disso ai Sokol, tinha visto no CH Hangar mas tinha esquecido de salvar o link. Obrigado. :)
foi isso que eu quis dizer, x52 é xing ling.. e eu achava que era de qualidade!