Page 1 of 2

Só falta terremoto

Posted: 20 Jan 2011 00:53
by 28_Condor
S!

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... ixada.html

Até onde sei, o Brasil era livre dessa praga, que é um transtorno num país abastado como os EUA, imagina aqui :sweat:

Depois tem neguinho que acha que mudança climática é armação :?:

Image



SP!

Re: Só falta terremoto

Posted: 20 Jan 2011 10:03
by 44_Santo
Eu sei que isso sempre foi normal nos pampas porque por lá tem muitas planícies, mas no Rio!? :o :tmi:


santo.

Re: Só falta terremoto

Posted: 20 Jan 2011 12:58
by 42_Hildebrand
S!

Isso não é inédito. É apenas raro.

SP!

Re: Só falta terremoto

Posted: 20 Jan 2011 13:42
by 44_Santo
Depende do que se considera como raro...
Já vi uma pesquisa feita e dizia que em média se formam em torno de 80 tornados por ano no Brasil, porém a maioria se formam na região sul longe das áreas urbanas e o Brasil não tem equipamentos próprios para detectar esse tipo de fenômeno.
Devido a esse fato a maioria das pessoas desconhece o fenômeno, mas ele sempre aconteceu no Brasil e seu rastro mais comum são as clareiras abertas na mata sem explicação.


santo.

Re: Só falta terremoto

Posted: 20 Jan 2011 13:59
by 15_Nymer
Isso foi na cidade de Nova Iguaçu, onde moro.

Foi longe da minha casa, mas posso afirmar que nunca aconteceu algo semelhante em meus anos de vida.

No bairro onde moro a chuva foi normal, mas onde meus pais moram (4~5km de distância), caíram 8 postes mais uma porrada de árvores. Diz ele que foi uma chuva com ventos como ele nunca viu e olha que foi mais light do que o ocorrido na notícia divulgada.

Essas mudanças parecem até manipulação climática.

Abraços

Re: Só falta terremoto

Posted: 20 Jan 2011 18:23
by JambockCardoso
Eu que moro em Mesquita, pertinho de Nova Iguaçu, fiquei boquiaberto com as imagens. Realmente isso nunca aconteceu aqui.

Re: Só falta terremoto

Posted: 20 Jan 2011 22:18
by MadG
2012 já começou...

Re: Só falta terremoto

Posted: 20 Jan 2011 23:26
by 33_Costa
Hoje voando aqui em Curitiba juro que quase vi o principio de um, ceu azul de preto com um especie de tromba d´agua saindo da nuvem em direção a uma represa, ficou pela metade do caminho, pousei antes de ver o que virou hehe.

Re: Só falta terremoto

Posted: 21 Jan 2011 09:15
by acme313
33_Costa wrote:Hoje voando aqui em Curitiba juro que quase vi o principio de um, ceu azul de preto com um especie de tromba d´agua saindo da nuvem em direção a uma represa, ficou pela metade do caminho, pousei antes de ver o que virou hehe.
Só para saber, usa o Bacacheri ou o Afonso Pena :worried:

Re: Só falta terremoto

Posted: 21 Jan 2011 09:28
by 43_Scuba
S!
44_Santo wrote:Eu sei que isso sempre foi normal nos pampas porque por lá tem muitas planícies, mas no Rio!? :o :tmi:


santo.

O nos pampas, pelo menos faz 20 anos desde que moro aqui, não teve nenhum !

Aqui como no Rio e no resto do Brasil, não tem essa praga e nunca teve , o jornalista é que precisa , junto com você, aprender o que é furação e o que é vento forte, e o que é necessário para ter um furacão. Ou mudou a geografia da terra no Brasil !!!!! :o
:D :D :D

SP!

Re: Só falta terremoto

Posted: 21 Jan 2011 12:35
by 44_Santo
Não é furacão, é tornado! :lol:
E pelo que eu saiba você mora na capital, não nas matas. :D
Foram vários anos pesquisando, eu não me lembro o nome do cidadão porque faz alguns anos que encontrei o relato dessa pesquisa quando me interessei por furacões e tornados e como se formam esses fenômenos.
Ele descobriu os tornados no sul sobrevoando áreas de mata e verificando que existiam vários rastros em forma de clareiras sem uma explicação lógica.
Então decidiu pesquisar o fenômeno e descobriu que eram formadas por tornados que derrubavam as árvores por onde passavam.
Continuou a pesquisa e descobriu que os tornados eram fenômeno comuns no Brasil. No mundo inteiro só não acontecem na Antártica.
porém,no Brasil, normalmente ninguém vê porque ocorrem mais em áreas não urbanizadas.
Mas sim, o clima está piorando, porque esse fenômeno está se tornando cada vez mais freqüente em áreas urbanas e isso sim era raríssimo de acontecer.
A confirmação principal, NMHO, do impacto ambiental sobre o clima no Brasil foi o primeiro furacão brasileiro já registrado, O Catarina, foi apenas de classe 1, com ventos em torno de 120km/h, mas causou muita destruição e marcou a vida de muita gente inclusive ceifando vidas.
Outra coisa interessante que ele descobriu foi que a lenda do saci tem uma ligação muito forte com os pequenos e grandes tornados nas matas brasileiras o que comprova a existência de tornados o Brasil em tempos que nem se sabia o que eram. ;)


santo.

Re: Só falta terremoto

Posted: 21 Jan 2011 13:14
by 44_Santo
Na wikipédia tem uma foto fantástica do Catarina, veja a versão em baixa resolução logo abaixo:
Image
Da para ver a costa brasileira.

Mas se quiser sentir um pouco de medo veja em alta resolução e coloque o zoom em 100%:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... 6_2004.JPG

Nesta pequena foto da para ter uma idéia do tamanho do fenômeno em relação ao estado de Santa Catarina:
Image
Foi um furacão classificado como classe 1, os classe 1 podem ter ventos de 118km/h até 133km/h.
Quando a tempestade tropical atinge ventos de 118km/h, é o momento que se forma o olho do furacão e por esse fato é considerado furacão de classe 1.
O Catarina provavelmente atingiu a costa como tempestade tropical, porque os furacões retiram energia do oceano relativamente mais quente que a atmosfera que alimenta essa gigante máquina.
Ao chegar perto da costa, a terra não fornece essa energia e a tendência é perder gradativamente a força, mas pode acontecer de um furacão entrar um pouco terra adentro como furacão caso ele seja grande o suficiente no mar.
Realmente não falta mais nada no Brasil, porque no Nordeste já tem terremoto.
Aliás só faltaria mesmo um vulcão e tsunami, mas que Deus nos proteja e nos livre de todas essas catástrofes. :tmi:


santo.

Re: Só falta terremoto

Posted: 21 Jan 2011 14:37
by 43_Scuba
S!

Qual é a diferença entre tornado, tufão, ciclone e furacão?

R: Ciclone, tufão e furacão são nomes diferentes para um mesmo fenômeno sendo que este último é o termo mais usado em contexto científico. O curioso é que essa denominação varia conforme a região: costuma-se chamar de furacão quando acontece na América Central e nos Estados Unidos; e tufão quando aparece no Japão ou na Indonésia. Da mesma maneira que dizemos que só em São Paulo tem garoa. Em outros lugares, é um chuvisco fino, diz o meteorologista Mario Festa, da Universidade de São Paulo (USP). Outra variável pode confundir a questão: qualquer tempestade ou zona de baixa pressão atmosférica pode ser chamada de ciclone. Geralmente, porém, os três termos se referem às mais fortes tempestades que ocorrem na natureza, podendo chegar a 1 000 metros de diâmetro e ventos de, no mínimo, 120 km/h. A região central do furacão, conhecida como olho, atinge até 16 km de diâmetro, mas é bastante calma. O problema está no turbilhão que a cerca, onde os ventos ultrapassam 300 km/h. Furacões só surgem em mares de águas muito quentes: no mínimo 27 graus centígrados. Já os tornados são tormentas muito mais violentas e podem aparecer em qualquer lugar, mas dificilmente duram mais que três minutos. O chamado funil, com poucos metros de diâmetro, traz ventos de até 800 km/h, o suficiente para destruir todas as construções que encontrar pelo caminho.

Isso é, no Brasil não tem tornado, tufão, ciclone e furacão

Uns :lol: e outros sabem 8)

SP!

Re: Só falta terremoto

Posted: 21 Jan 2011 15:11
by 44_Santo
É Scuba, meu amigo, você não entendeu. :)
Tornado não tem nada a ver com furacão, tufão e ciclone.
Esta é uma foto de um tornado ao lado de um relâmpago:
Image
Perceba o tamanho em relação à copa da árvore e à antena ao lado.

O tornado é de proporções infinitamente menores que o furacão, aliás, uma tempestade causada por um furacão pode até gerar vários tornados dependendo da região que ela passa.
O furacão é outro fenômeno.
Vamos simplificar assim:
Furacão é uma gigantesca tempestade maior do que o estado de São Paulo.
O tornado é um fenômeno que pode acontecer dentro de uma tempestade porque é mais propício a isso, mas não necessariamente, e podem ter até o tamanho de um quarteirão não muito grande de diâmetro.
O ponto onde o tornado atinge o solo tem ventos muito mais fortes que de um furacão, mas somente naquele ponto, ou seja, em cima da casa de alguém.
Furacões podem causar destruição numa área de dezenas de cidades e muitas inundações, já os tornados causam danos em bairros, mais especificamente onde tocam o solo.

Veja os danos causados pelo furacão Catarina que passou na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul:
Image

Outra foto para se ter idéia do tamanho do Catarina que quase chegou em Porto Alegre:
Image

Já o tornado no Rio atingiu dois bairros, o Lagoinha e Jardim Paraíso em pontos esporádicos, quando ele descia e depois subia novamente.

Com certeza você já viu um tornado, todo mundo já viu um em escada diminuta, basta lembrar dos redemoinhos formados em campos de futebol, que podem embaraçar a crista dos cavalos, hehe. :D
A única diferença é que não estão ligados a um nuvem o que não os classifica como tornados, mas a mecânica é a mesma. :P
Agora furacão no Brasil somente o Catarina até agora. ;)


santo.

Re: Só falta terremoto

Posted: 21 Jan 2011 15:46
by 43_Scuba
S!

Image Essa foto é do ar que forma na terra

Image é formada no chão com as nuvens, ou melhor dizendo, um tufão ou se quiser um furacão ou varios nomes que se diz aqui no Brasil.

Ontem foi dito no jornal Hoje e no jornal da noite que teve um tufão mas hoje eles discreta-mente consertaram .

Mas deixe isso para la, quem quer insistir no erro, seja livre para dizer tudu.

Fui

SP!