Navegação no 4.10
Posted: 01 Jan 2011 12:38
Umas das novas (e festejadas) caracteristicas incluidas no 4.10 é a navegação com ajuda de sinal de rádio (NDB) - coisa que 99,9% dos "IL2zeiros" não vão usar.
Mas para quem quiser testar, no 4.10 vieram 3 missões de treinamento. Duas com o BF110 G-2 e uma com o B25-J.
Primeiro é preciso ativar o "Realistic Navigation Instruments" no "Difficulties" da missão e atribuir teclas para estes novos comandos incluidos no "Controls" na seção "MISC":

Obs. Não vem com este Alt+B... etc, voce define as teclas que quer.
O "Next Beacon" o "Previous Beacon" seleciona entre os Rádio Faróis NDB (Beacon) disponíveis - cujas antenas precisam ser incluidas na missão ou não vai achar nada, já que o mundo original do IL-2 é "mudo". Estas teclas também sintonizam alguma rádio AM (ex. BBC, Honolulu...) que eventualmente tenha sido incluida no mapa.
As teclas "Compass Heading Plus" e "Compass Heading Minus" ajustam a direção indicada pela agulha central do "Repeater Compass" (o "aviãozinho" no instrumento alemão abaixo ou as linhas duplas no instrumento americano equivalente) na direção que pretenda seguir. Antes, no 4.09 este instrumento indicava automaticamente o próximo Waypoint da missão (Single player e Coop - o que pode continuar a mesma coisa, depende do grau de dificuldade ajustado para a missão) uma vez ultrapassado o WP atual - o que é bem irreal, ainda mais para os anos 40.

Na foto a agulha central indica um HDG de 50 graus.
Exemplo prático de uso do mesmo: na missão do Bf-110 G-2 voce determina através do instrumento AFN-2 que a direção do Rádio Farol (Beacon) é HDG 90, então ajusta a agulha do "Repeater Compass" para este HDG, pois é mais fácil manter esta agulha centralizada (voando na direção pretendida) do que se orientar apenas pela (quase invisível à noite) agulha vertical do ANF-2.
Ou num server Dogfigh "full switch" (coisa rara) use esta agulha para marcar o "rumo de casa".
Na missão de treino com o Bf-110 G-2 o importante é o instrumento AFN-2 (O "Repeater Compass" é um auxilar, podendo ser usado ou não):

AFN-2
A agulha vertical do AFN-2 mostra a direção do sinal do Rádio Farol NDB (Beacon) sintonizado. Na posição vertical a agulha indica que voce esta corretamente no meio do feixe de sinal de rádio e ouvirá a cada minuto uma sequencia de bips em Código Morse com as letras do código do Rádio Farol NDB (Beacon) sintonizado, ex. CM= -.-. , --
Tabela do Código Morse:

Curiosidade: Nos arquivos de som para rádio WW2 postado na Airwarfare com gravações de rádio da epóca se ouve estas sequencias de bips.
A agulha horizontal do AFN-2 indica a intensidade do sinal da antena do Rádio Farol, o que corresponde aproximadamente a sua distância. O "Nähe" (em alemão) acima da agulha significa "Próximo". Assim sabera se esta indo em direção ao Radio Farol NDB sintonizado ou se afastando dele.
Importante observar que o comportamento da agulha muda dependendo se voce esta voando na direção do Rádio Farol ou se afastando ele, na direção dele se a agulha desvia para a direita voce deve corrigir para a esquerda, se afastando dele se a agulha desvia para a direita voce deve corrigir para a direita.
Extraido do Readme do 4.10:
Se o piloto não sabe se esta voando na direção do BEACON ou se afastando dele, isso pode ser determinado com um “teste do leme”:
Empurre o pedal esquerdo completamente e observe a agulha do instrumento indicador de curva (Turn & Bank). Se a agulha seguir a direção do pedal (inclinar para a esquerda) a aeronave esta indo na direção do BEACON. Se a agulha inclina para a direita, a aeronave esta se afastando do BEACON.
E como voce sabe quando chegou no NDB sintonizado?
-Ao sobrevoar a antena do mesmo o sinal do rádio cai para zero!
Com o Bf-110 G-2 o pouso noturno é feito atravez do Rádio Farol "Ultrakurzwellen-Landefunkfeuer" (LFF) AKA "Lorenz", que deve ser sintonizado após sobrevoar a antena do NDB previamente sintonizado.

Voando corretamente no centro dos dois feixes de sinal do Lorenz o piloto ouvira uma sequencia de bips em Código Morse.

Se a aeronave desviar para a esquerda do centro do feixe de sinal, o piloto passará a ouvir apenas apenas os pontos (bips rápidos) da sequencia de código Morse.
Se desviar para a direita o piloto passará a ouvir apenas os traços (bips espaçados) da sequencia.
O engine do IL-2 não previu originalmente este tipo de navegacão, portanto as soluções apresentadas pelo TD são "meia boca" não sendo exatamente como na RL (ou se vê no FS/X, X-Plane...). E não é facil seguir os sinais. Nos vôos noturnos não se esqueça de vigiar o indicador de altitude.
FYI - O que aqui posto é na base do "achismo"
Quem enteder melhor do assunto e puder esclarecer melhor, agradeço.
Será que isso funciona em server de Dogfight? (Edit-Sim, funciona!).
Abaixo tradução TT do briefing da missão de treinamento diurno de pouso cego com o Bf-110 G2, quem quiser usar é só copiar o texto entre os === e colar sobre o original em ingles no "BlindLandingDay.properties" na pasta Missions > DE > Bf-110G-2.
Note que no briefing original em ingles a um erro na cor da luz que indica o marcador interno, diz vermelha ao invéz de verde.
A missão de treinamento de pouso norturno é a mesma coisa, com a diferença que estará um breu danado, mal da para ver os instrumentos - com a iluminação esverdedada ligada.
======================================================================
Name Prática de pouso cego durante o dia.
Short Prática de pouso cego. \n\nDomine este procedimento durante o dia, para então tentar um verdadeiro pouso cego noturno.\n
Description Prática de pouso cego durante o dia.\n\nUse as teclas "Beacon Next" e "Beacon Previous" para alternar através dos sinais de rádio farol disponíveis. Certifique-se que estas teclas estejam previamente mapeadas no menu Controls.\n\nSelecione o NDB (Rádio Farol Não Direcional): CM e voe em linha reta na sua direção. A agulha vertical do instrumento AFN-2 indica quando você está voando em direção à baliza. Mantenha esta agulha vertical centralizada. A agulha horizontal do AFN-2 mostra a intensidade do sinal, o que se correlaciona aproximadamente com a distância até a baliza.\n\nQuando sobrevoar baliza NDB:CM, perceberá que o sinal de repente cai para zero.\n\nEntão assim que chegar na baliza CM, use novamente as teclas de seleção do rádio farol e selecione (sintonize na freqüência correta) o farol de pouso cego Lorenz:AM. Então deverá ouvir a emissão constante de bips em código Morse da baliza Lorenz.\n\nNeste momento voe em linha reta para o Leste (HDG 90 graus), na direção da baliza AM e tente se manter no centro do feixe de rádio.\n\nSe você ouvir série de pontos (bips rápidos), significa que você está muito a esquerda da linha central do feixe de rádio. Se você ouvir uma série de traços (bips espaçados), você estará muito a direita da linha central do feixe de rádio.\n\nNo centro do feixe os pontos e traços se fundem sinal sólido e contínuo. Observe também que a agulha vertical do instrumento AFN-2 mostra este desvio da linha central do feixe de rádio. A agulha horizontal novamente indica a distância (aproximada) até a baliza.\n\nDesça para 200 metros e desacelere para cerca de 250 KMH.\n\nQuando sobrevoar o marcador externo a 3000 metros da pista, ouvira uma série de traços (bips lentos) em tom baixo e verá acender uma luz vermelha no instrumento AFN-2 indicando que chegou na marca externa. Baixe o trem de pouso e os flaps, e começe a descer lentamente abaixo dos 200 metros.\n\nCom uma velocidade de 180 KMH, a taxa de descida deverá ser de cerca de 3,6 metros por segundo.\n\nQuando sobrevoar o marcador interno a 300 metros da pista, ouvirá uma série de pontos (bips rápidos) de alta frequência e verá acender uma luz verde no instrumento AFN-2 indicando que chegou na marca interna. No pouso durante a noite, neste ponto deverá ser capaz de avistar a pista para então pousar em segurança.\n\nNão se esqueça de ativar o "Realistic Navigation Instruments" no menu de dificuldade (Difficulty) da missão.\n\nAssim que dominar esta prática durante o dia, será hora de experimentá-la num verdadeiro pouso cego à noite.\n\n\n\n
======================================================================
Achou complicado? Pois o sistema "Hayrake" usado pelos porta aviões da USN é ainda mais, com ele voce determina o rumo (HDG) baseado nos sinais recebidos em ... Código Morse, um para cada 30 graus do quadrante, lembrando que o HDG a ser seguido é o inverso do informado na transmissão.

Extraido do Readme do 4.10:

Lembre-se que cada vez que o mapa muda (online) os porta-aviões recebem uma nova combinação de código ZB/YE, então trate de anotar, ou não entenderá nada do código Morse.

Vídeo do TD descrevendo os diversos tipos de rádio navegação:
Sokol1

Mas para quem quiser testar, no 4.10 vieram 3 missões de treinamento. Duas com o BF110 G-2 e uma com o B25-J.
Primeiro é preciso ativar o "Realistic Navigation Instruments" no "Difficulties" da missão e atribuir teclas para estes novos comandos incluidos no "Controls" na seção "MISC":

Obs. Não vem com este Alt+B... etc, voce define as teclas que quer.
O "Next Beacon" o "Previous Beacon" seleciona entre os Rádio Faróis NDB (Beacon) disponíveis - cujas antenas precisam ser incluidas na missão ou não vai achar nada, já que o mundo original do IL-2 é "mudo". Estas teclas também sintonizam alguma rádio AM (ex. BBC, Honolulu...) que eventualmente tenha sido incluida no mapa.
As teclas "Compass Heading Plus" e "Compass Heading Minus" ajustam a direção indicada pela agulha central do "Repeater Compass" (o "aviãozinho" no instrumento alemão abaixo ou as linhas duplas no instrumento americano equivalente) na direção que pretenda seguir. Antes, no 4.09 este instrumento indicava automaticamente o próximo Waypoint da missão (Single player e Coop - o que pode continuar a mesma coisa, depende do grau de dificuldade ajustado para a missão) uma vez ultrapassado o WP atual - o que é bem irreal, ainda mais para os anos 40.

Na foto a agulha central indica um HDG de 50 graus.
Exemplo prático de uso do mesmo: na missão do Bf-110 G-2 voce determina através do instrumento AFN-2 que a direção do Rádio Farol (Beacon) é HDG 90, então ajusta a agulha do "Repeater Compass" para este HDG, pois é mais fácil manter esta agulha centralizada (voando na direção pretendida) do que se orientar apenas pela (quase invisível à noite) agulha vertical do ANF-2.
Ou num server Dogfigh "full switch" (coisa rara) use esta agulha para marcar o "rumo de casa".
Na missão de treino com o Bf-110 G-2 o importante é o instrumento AFN-2 (O "Repeater Compass" é um auxilar, podendo ser usado ou não):

AFN-2
A agulha vertical do AFN-2 mostra a direção do sinal do Rádio Farol NDB (Beacon) sintonizado. Na posição vertical a agulha indica que voce esta corretamente no meio do feixe de sinal de rádio e ouvirá a cada minuto uma sequencia de bips em Código Morse com as letras do código do Rádio Farol NDB (Beacon) sintonizado, ex. CM= -.-. , --
Tabela do Código Morse:

Curiosidade: Nos arquivos de som para rádio WW2 postado na Airwarfare com gravações de rádio da epóca se ouve estas sequencias de bips.
A agulha horizontal do AFN-2 indica a intensidade do sinal da antena do Rádio Farol, o que corresponde aproximadamente a sua distância. O "Nähe" (em alemão) acima da agulha significa "Próximo". Assim sabera se esta indo em direção ao Radio Farol NDB sintonizado ou se afastando dele.
Importante observar que o comportamento da agulha muda dependendo se voce esta voando na direção do Rádio Farol ou se afastando ele, na direção dele se a agulha desvia para a direita voce deve corrigir para a esquerda, se afastando dele se a agulha desvia para a direita voce deve corrigir para a direita.
Extraido do Readme do 4.10:
Se o piloto não sabe se esta voando na direção do BEACON ou se afastando dele, isso pode ser determinado com um “teste do leme”:
Empurre o pedal esquerdo completamente e observe a agulha do instrumento indicador de curva (Turn & Bank). Se a agulha seguir a direção do pedal (inclinar para a esquerda) a aeronave esta indo na direção do BEACON. Se a agulha inclina para a direita, a aeronave esta se afastando do BEACON.
E como voce sabe quando chegou no NDB sintonizado?
-Ao sobrevoar a antena do mesmo o sinal do rádio cai para zero!
Com o Bf-110 G-2 o pouso noturno é feito atravez do Rádio Farol "Ultrakurzwellen-Landefunkfeuer" (LFF) AKA "Lorenz", que deve ser sintonizado após sobrevoar a antena do NDB previamente sintonizado.

Voando corretamente no centro dos dois feixes de sinal do Lorenz o piloto ouvira uma sequencia de bips em Código Morse.

Se a aeronave desviar para a esquerda do centro do feixe de sinal, o piloto passará a ouvir apenas apenas os pontos (bips rápidos) da sequencia de código Morse.
Se desviar para a direita o piloto passará a ouvir apenas os traços (bips espaçados) da sequencia.
O engine do IL-2 não previu originalmente este tipo de navegacão, portanto as soluções apresentadas pelo TD são "meia boca" não sendo exatamente como na RL (ou se vê no FS/X, X-Plane...). E não é facil seguir os sinais. Nos vôos noturnos não se esqueça de vigiar o indicador de altitude.

FYI - O que aqui posto é na base do "achismo"

Será que isso funciona em server de Dogfight? (Edit-Sim, funciona!).
Abaixo tradução TT do briefing da missão de treinamento diurno de pouso cego com o Bf-110 G2, quem quiser usar é só copiar o texto entre os === e colar sobre o original em ingles no "BlindLandingDay.properties" na pasta Missions > DE > Bf-110G-2.
Note que no briefing original em ingles a um erro na cor da luz que indica o marcador interno, diz vermelha ao invéz de verde.
A missão de treinamento de pouso norturno é a mesma coisa, com a diferença que estará um breu danado, mal da para ver os instrumentos - com a iluminação esverdedada ligada.

======================================================================
Name Prática de pouso cego durante o dia.
Short Prática de pouso cego. \n\nDomine este procedimento durante o dia, para então tentar um verdadeiro pouso cego noturno.\n
Description Prática de pouso cego durante o dia.\n\nUse as teclas "Beacon Next" e "Beacon Previous" para alternar através dos sinais de rádio farol disponíveis. Certifique-se que estas teclas estejam previamente mapeadas no menu Controls.\n\nSelecione o NDB (Rádio Farol Não Direcional): CM e voe em linha reta na sua direção. A agulha vertical do instrumento AFN-2 indica quando você está voando em direção à baliza. Mantenha esta agulha vertical centralizada. A agulha horizontal do AFN-2 mostra a intensidade do sinal, o que se correlaciona aproximadamente com a distância até a baliza.\n\nQuando sobrevoar baliza NDB:CM, perceberá que o sinal de repente cai para zero.\n\nEntão assim que chegar na baliza CM, use novamente as teclas de seleção do rádio farol e selecione (sintonize na freqüência correta) o farol de pouso cego Lorenz:AM. Então deverá ouvir a emissão constante de bips em código Morse da baliza Lorenz.\n\nNeste momento voe em linha reta para o Leste (HDG 90 graus), na direção da baliza AM e tente se manter no centro do feixe de rádio.\n\nSe você ouvir série de pontos (bips rápidos), significa que você está muito a esquerda da linha central do feixe de rádio. Se você ouvir uma série de traços (bips espaçados), você estará muito a direita da linha central do feixe de rádio.\n\nNo centro do feixe os pontos e traços se fundem sinal sólido e contínuo. Observe também que a agulha vertical do instrumento AFN-2 mostra este desvio da linha central do feixe de rádio. A agulha horizontal novamente indica a distância (aproximada) até a baliza.\n\nDesça para 200 metros e desacelere para cerca de 250 KMH.\n\nQuando sobrevoar o marcador externo a 3000 metros da pista, ouvira uma série de traços (bips lentos) em tom baixo e verá acender uma luz vermelha no instrumento AFN-2 indicando que chegou na marca externa. Baixe o trem de pouso e os flaps, e começe a descer lentamente abaixo dos 200 metros.\n\nCom uma velocidade de 180 KMH, a taxa de descida deverá ser de cerca de 3,6 metros por segundo.\n\nQuando sobrevoar o marcador interno a 300 metros da pista, ouvirá uma série de pontos (bips rápidos) de alta frequência e verá acender uma luz verde no instrumento AFN-2 indicando que chegou na marca interna. No pouso durante a noite, neste ponto deverá ser capaz de avistar a pista para então pousar em segurança.\n\nNão se esqueça de ativar o "Realistic Navigation Instruments" no menu de dificuldade (Difficulty) da missão.\n\nAssim que dominar esta prática durante o dia, será hora de experimentá-la num verdadeiro pouso cego à noite.\n\n\n\n
======================================================================
Achou complicado? Pois o sistema "Hayrake" usado pelos porta aviões da USN é ainda mais, com ele voce determina o rumo (HDG) baseado nos sinais recebidos em ... Código Morse, um para cada 30 graus do quadrante, lembrando que o HDG a ser seguido é o inverso do informado na transmissão.
![Evil ]:)](./images/smilies/emoticon-0116-evilgrin.gif)

Extraido do Readme do 4.10:

Lembre-se que cada vez que o mapa muda (online) os porta-aviões recebem uma nova combinação de código ZB/YE, então trate de anotar, ou não entenderá nada do código Morse.


Vídeo do TD descrevendo os diversos tipos de rádio navegação:
Sokol1