Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos
Posted: 18 Jul 2010 06:26
Depois do DocFlyer dar a ideia, resolvi desenferrujar o hobby. E está aí o resultado inicial.
O primeiro servo é a RPM do motor, o segundo a velocidade, o terceiro é o ângulo resultante da aceleração lateral e o quarto servo (que eu ainda não o tenho para instalar) é o ângulo resultante da aceleração longitudinal.
Com estas informações de aceleração daria para montar um cockpit com movimento... mas é ruim de eu ter dinheiro e espaço pra isso
O mais trabalhoso foi "decifrar" a informação enviada pelo Dirt 2, depois de horas no google percebi que teria de adivinhar o formato e o que significava cada variável, não achei em nenhum lugar da net ou na documentação e a Codemaster não informa por não ser um recurso oficial com suporte.
Como funciona: o jogo disponibiliza as informações via rede para um determinado IP (via protocolo UDP), o software desenvolvido em Delphi captura as informações, faz alguns cálculos e as enviam por USB para o controlador, o controlador PIC18F4550 processa as informações e envia os sinais para os servos no devido formato.
Os motores são micro-servos de modelismo e o controlador é exatamente o mesmo do volante que agora incorporei estas funções.
Se tiver tempo (e paciência) vou colocar novamente o display LCD para mostrar outras informações como tempos, distâncias, volta atual, etc.
Para quem quer ter uma ideia do custo:
PIC18F4550 ~R$23 na Farnell
Servos Modelo TG9 ~R$10 cada no mercado-livre
+alguns poucos componentes ~R$20
Abraços!
O primeiro servo é a RPM do motor, o segundo a velocidade, o terceiro é o ângulo resultante da aceleração lateral e o quarto servo (que eu ainda não o tenho para instalar) é o ângulo resultante da aceleração longitudinal.
Com estas informações de aceleração daria para montar um cockpit com movimento... mas é ruim de eu ter dinheiro e espaço pra isso

O mais trabalhoso foi "decifrar" a informação enviada pelo Dirt 2, depois de horas no google percebi que teria de adivinhar o formato e o que significava cada variável, não achei em nenhum lugar da net ou na documentação e a Codemaster não informa por não ser um recurso oficial com suporte.
Como funciona: o jogo disponibiliza as informações via rede para um determinado IP (via protocolo UDP), o software desenvolvido em Delphi captura as informações, faz alguns cálculos e as enviam por USB para o controlador, o controlador PIC18F4550 processa as informações e envia os sinais para os servos no devido formato.
Os motores são micro-servos de modelismo e o controlador é exatamente o mesmo do volante que agora incorporei estas funções.
Se tiver tempo (e paciência) vou colocar novamente o display LCD para mostrar outras informações como tempos, distâncias, volta atual, etc.
Para quem quer ter uma ideia do custo:
PIC18F4550 ~R$23 na Farnell
Servos Modelo TG9 ~R$10 cada no mercado-livre
+alguns poucos componentes ~R$20
Abraços!