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Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos

Posted: 18 Jul 2010 06:26
by 11_Aerroc
Depois do DocFlyer dar a ideia, resolvi desenferrujar o hobby. E está aí o resultado inicial.


O primeiro servo é a RPM do motor, o segundo a velocidade, o terceiro é o ângulo resultante da aceleração lateral e o quarto servo (que eu ainda não o tenho para instalar) é o ângulo resultante da aceleração longitudinal.
Com estas informações de aceleração daria para montar um cockpit com movimento... mas é ruim de eu ter dinheiro e espaço pra isso ;(

O mais trabalhoso foi "decifrar" a informação enviada pelo Dirt 2, depois de horas no google percebi que teria de adivinhar o formato e o que significava cada variável, não achei em nenhum lugar da net ou na documentação e a Codemaster não informa por não ser um recurso oficial com suporte.

Como funciona: o jogo disponibiliza as informações via rede para um determinado IP (via protocolo UDP), o software desenvolvido em Delphi captura as informações, faz alguns cálculos e as enviam por USB para o controlador, o controlador PIC18F4550 processa as informações e envia os sinais para os servos no devido formato.

Os motores são micro-servos de modelismo e o controlador é exatamente o mesmo do volante que agora incorporei estas funções.
Se tiver tempo (e paciência) vou colocar novamente o display LCD para mostrar outras informações como tempos, distâncias, volta atual, etc.

Para quem quer ter uma ideia do custo:
PIC18F4550 ~R$23 na Farnell
Servos Modelo TG9 ~R$10 cada no mercado-livre
+alguns poucos componentes ~R$20

Abraços!

Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos

Posted: 18 Jul 2010 14:49
by 41_Tche-Loko
Show de bola Aerroc.

Pelo que entendi o 3° e o 4° servo seria para controlar o movimento dos 2 eixos do cockpit.

Funciona apenas no Dirt2?

Tchê!

Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos

Posted: 18 Jul 2010 15:26
by 07_Phantom
Aerroc,

para variar, INCRÍVEL!

Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos

Posted: 18 Jul 2010 16:16
by 44_Santo
Maluco! :o :clap:

santo.

Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos

Posted: 18 Jul 2010 16:55
by 11_Aerroc
Valeu Pessoal! :)

Tche, exatamente. Estas são as posições/ângulos que o cockpit deveria fazer para simular a aceleração resultante entre a gravidade e a aceleração lateral e longitudinal que é exercida no piloto. Parece um tanto radical, mas na verdade seria mais que isso, pois desta forma o ângulo está correto, mas ainda limitado a 1G. ;)
É totalmente possível para outros jogos, mas depende do jogo disponibilizar as informações.
O sistema é baseado no OutSim e OutGauge, um protocolo desenvolvido para o game Life for Speed (long time ago), que continuou sendo usado para diversos outros jogos de corrida.
No IL-2 tem um similar chamado DeviceLink, mas as informações mais relevantes somente são enviadas quando se joga offline.

Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos

Posted: 18 Jul 2010 22:33
by 44_Santo
Usando mods no IL-2 o devicelink funciona online também. ;)

santo.

Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos

Posted: 18 Jul 2010 23:33
by 11_Aerroc
Santo wrote:Usando mods no IL-2 o devicelink funciona online também. ;)

santo.
Já pesquisei isto e o problema é que o server deve estar com este mod instalado, o que é raríssimo. Aí continua limitado o seu uso... Mas valeu pela dica!

Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos

Posted: 21 Jul 2010 17:59
by DocFlyer
GrAAAANde Cmte.
Muito bom. :clap: :clap: :clap:
Estive viajando e só agora ví sua MP.

Você embarcou a programação de leitura no PIC?

O ideal serial 2 blocos:
1º Interpretador que pudesse ser embarcado (como a programação do Hotas Cougar)
pois dependeria de como o Game gera estas informações.

2º O controlador dos servos, este sim com uma rotina fixa no PIC, pois os servos dependem de PWM e tem 254 pontos liberdade.

Abraços DOC

Re: Dirt 2 + Aerroc Joy + micro-servos

Posted: 09 Sep 2011 18:05
by DocFlyer
Cmte. Aerroc

Estive observando que alguns programadores extraiam informações do FFB (Force Feed Back) de alguns simuladores.
Além dos choques com extruturas ou coices de metralhadoras, também é produzida informações de posição x, y, z.
Alguns como o FS ou LockOn foram aproveitados em plataformas com atuadores e servos de grandes dimensões.
1-Teriam mais informações que poderiam ser extraídas e aplicadas como num painel auxiliar?
2-Onde e como essas interfaces de Joys obtém estes dados de FFB?

Abraços DOC