Page 1 of 1

Carro elétrico Triangulino

Posted: 08 Apr 2010 22:45
by 21_Sokol1
Made in Fundo de quintal, n'Uberaba (Triângulo).

Bom, da para levar uma pasta no porta-malas. :P

http://www.youtube.com/CecoteinElectro

BTW - "Mineiro" é o tipo de queijo que o Bodoque come com pinga. :lol:

Sokol1

Re: Carro elétrico Triangulino

Posted: 09 Apr 2010 09:45
by 34_Bodoque
Ô rapá!

Aqui nóis come queijo com tudo!

Show de bola Tio. Beraba tá mandando bem.
Sabe qual autonomia?

Re: Carro elétrico Triangulino

Posted: 11 Apr 2010 00:22
by 17_Vulture
"Baterias não requer (sic)..." foi osso.

Alguém conseguiu entender o segundo display de "combustível"? O primeiro, mais à esquerda é a carga disponível, mas e o outro? Ele vai quase até o final quando o carro é ligado e despenca pro 0 assim que ele começa a se movimentar.

Re: Carro elétrico Triangulino

Posted: 11 Apr 2010 10:41
by 07_Phantom
Hehehe esse carro ai é montando sobre a plataforma do Palio Economy, esse segundo display é o "econômetro" (um vacuômetro). Quando vc mantém no verde (área de baixo) está dirigindo de manteira econômica, na área amarela nem tanto e no topo, área branca, ainda não é possível medir.

Achei isso estranho, pq pelo que lembro ele mede a pressão do ar usado na combustão, então como ele funciona nesse carro elétrico?

Re: Carro elétrico Triangulino

Posted: 11 Apr 2010 18:48
by 11_Aerroc
07_Phantom wrote:Achei isso estranho, pq pelo que lembro ele mede a pressão do ar usado na combustão, então como ele funciona nesse carro elétrico?
Deve ser algo como a corrente consumida das baterias em relação a velocidade do carro, o que seria equivalente a medir km/litro em tempo real num carro normal.

Muito interessante esta adaptação! Ele usa um conversor de frequência e um motor elétrico trifásico normal, da marca Siemens, exatamente os mesmos utilizados em máquinas industriais.

Inversor de frequência é o equipamento utilizado para controlar a velocidade e força (rotação e momento) de um motor elétrico trifásico, uma vez que a velocidade de um motor de indução trifásico só pode ser controlada variando a frequência da tensão aplicada e não o valor da tensão propriamente dita, então é necessário utilizar a eletrônica para 'variar' esta frequência no valor desejado.
Neste caso ele pega eletricidade em corrente contínua (0Hz) numa tensão muito maior que os 12 volts de uma única bateria (ligando várias baterias em série) e transforma em corrente alternada numa frequência desejada (0 a ?? Hz) para controlar a velocidade do motor.
Basicamente é isso. ;)

Mas podem ver que a potência deste carro é baixíssima, ele faz de 0 a 60km/h em 12s.
Exatamente por causa das baterias comuns que ele utiliza, pesadas e pouco eficientes. Os carros elétricos comerciais utilizam caras baterias de ion de lítio, como as de celular e notebooks, estas sim são leves (alta densidade de energia), permitindo que você transporte uma quantidade maior de energia (combustível) com o mesmo peso.
A razão dos carros elétricos demorar para 'emplacarem' no mercado é o preço destas baterias.

Teve um ano que fizemos exatamente o mesmo num triciclo para apresentar nas feiras que participamos, depois foi doado para alguma instituição de ensino que provavelmente o canibalizou para tirar os componentes. Para as baterias comuns daquela época a relação entre tempo de carga e de utilização era inviável para o uso prático.

Este é o que ele utilizou, Siemens:
http://www.siemens.com.br/templates/v2/ ... annel=9336

Este é da empresa que sou consultor há 9 anos, SEW-EURODRIVE (Muito melhor!!! :D ) :
http://www.sew-eurodrive.com/produkt/mo ... verter.htm

Re: Carro elétrico Triangulino

Posted: 11 Apr 2010 18:52
by 07_Phantom
Olha o JABA!!!!!!!!!!!!!!

Aparece ai SUMIDÃO!

Re: Carro elétrico Triangulino

Posted: 11 Apr 2010 19:46
by 31_CrossBones
:Skull_anim:

S!

Dá atenção não PH. Esse cara aí aprece do nada (não me lembro de conhecê-lo) e fica dando pitacos no post dos outros |(

SP!

Re: Carro elétrico Triangulino

Posted: 11 Apr 2010 20:08
by 11_Aerroc
07_Phantom wrote:Aparece ai SUMIDÃO!
Fala, Ph!!!

Ainda estou com a placa de video queimada... Nem tenho previsão ($$$) de quando vou conseguir trocar, estou me virando com a onbord. ;(

Mas vou aparecendo pelo fórum quando dá.

Abração, Maninho!

Re: Carro elétrico Triangulino

Posted: 12 Apr 2010 16:04
by 44_Santo
Gasta menos que uma CG! :o
Chique no "úrtimu"!
Eu precisava de um carro desses para o trabalho e faculdade, no álcool eu gastaria quase 300 pilas. :P

Pena que a transformação ainda é muito cara. :)
Levaria uns 5 anos para recuperar o investimento, ou seja, quando realmente começar a valer a pena, você já estará querendo trocar de carro. :?:

santo.