Page 1 of 3
100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 25 Mar 2010 22:34
by 13_Diniz
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 26 Mar 2010 02:05
by 04_Nospheratus
Tenho um livro (E Assim Vencerás) com dedicatória dele

Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 26 Mar 2010 14:01
by 13_Diniz
“Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar!”
Esse é para guardar na mesinha de cabeceira do quarto mesmo amigão!
Você o conheceu pessoalmente Phera?
Vou ver se consigo comprar o ingresso com antecedência na segunda feira, pois tenho certeza que o cinema vai lotar!
Acho que muita gente que não conheceu sua vida e sua obra, terá curiosidade de assistir o filme. Tenho certeza que ele irá inspirar muita gente.
Chico foi um verdadeiro Cristão na verdadeira concepção da palavra!
Li os livros abaixo, inclusive alguns, por indicação aqui no nosso fórum.
Paulo e Estevão
Há 2000 anos
50 anos depois
O Nosso lar
Estou terminando de ler Ave Cristo e já ganhei da minha mulher Renúncia. São todos romances do Emmanuel, exceção do Nosso Lar, que é do André Luiz
A minha citação preferida dele é esta abaixo:
“A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...
TUDO BEM!
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou meno”
Lindo não é?
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 26 Mar 2010 14:24
by Redsoldier
Muito legal, assistirei, sem dúvida!
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 26 Mar 2010 15:18
by 17_Vulture
13_Diniz wrote:Chico foi um verdadeiro Cristão na verdadeira concepção da palavra!
[polemic mode ON]É... se você considerar como concepção perfeita de cristão o paradigma da igreja católica. Porque pra mim utilizar truques pra enganar as pessoas ou no mínimo reforçar a crença delas tá longe de ser uma virtude...[polemic mode OFF]
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 26 Mar 2010 17:28
by 04_Nospheratus
Infelizmente, não o conheci pessoalmente, Diniz...
Ganhei o livro com a dedicatória feita.
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 26 Mar 2010 17:35
by 42_Hildebrand
S!
O Chico Xavier morreu pobre não é mesmo?
SP!
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 26 Mar 2010 22:44
by 11_Aerroc
17_Vulture wrote:[polemic mode ON]É... se você considerar como concepção perfeita de cristão o paradigma da igreja católica. Porque pra mim utilizar truques pra enganar as pessoas ou no mínimo reforçar a crença delas tá longe de ser uma virtude...[polemic mode OFF]
Putz, eu me esforcei muito pra ignorar... mas não consegui!
Devido ao meu agnosticismo (questionamentos) sobre religiosidade e espiritualidade eu até questiono se Chico Xavier era um médium ou alguém que desconhecia a sua paranormalidade.
Mas questionar a benevolência de alguém com a história de vida que ele tem, e ainda com tal agressividade diante dos comentários anteriores postados por amigos é no mínimo muita ignorância (dos fatos e nos atos).
Não sou Kardecista, mas os admiro por tão comumente estarem engajados em projetos e mais projetos sociais e voluntários para de fato melhorarem a vida do próximo.
[editado. Não tenho a intenção de cometer o mesmo erro, desrespeitando a crença de amigos.]
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 26 Mar 2010 23:05
by 15_Nymer
Religião é sempre um tema polêmico. Mexe com o que cada um acredita, deve-se ter cuidado com o que se escreve ou diz, pois pode afetar as pessoas (principalmente as que gostamos) de forma desnecessária.
Pra mim o segredo da boa convivência é a tolerância e respeitar o que cada um acredita, por mais que aos nossos olhos pareça um absurdo.
E olhem que eu sei do que estou falando: sou muçulumano, filho de pai muçulumano e mãe católica, casado com uma Kardecista e genro de Kardecista também.
Cada um na sua, e vivemos muito bem.
Abraços.
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 27 Mar 2010 00:26
by 42_Hildebrand
S!
Até porque quem ludibria ou engana os outros o faz em benefício próprio e não em benefício das pessoas que estaria "enganando". Chico Xavier ajudou milhares de pessoas seja através de um consolo ou muitas vezes através de comida, saúde, escola, agasalho. E sobre ele não existem histórias contadas através de um livro milenar que através dos séculos sofreu incontáveis modificações ao gosto do líder religioso do momento, existem registros verídicos, vídeos, reportagens, testemunhos de pessoas vivas, afinal de contas somos contemporâneos dele, todo o bem que ele proporcionou está ai para ser conferido e constatado.
Chico Xavier morreu pobre, e vivia da maneira mais simples possível o que o diferencia muito de quem em nome da religião engana de "verdade".
P. S. Eu sou ateu.
SP!
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 27 Mar 2010 03:59
by 28_Condor
S!
O que o Chico fazia não era truque, era uma habilidade cognitiva que em sua fé acreditava ser paranormal. Doou tudo que ganhou, no estilo mais profundo de abnegação cristã (que é se doar ao proximo, e não ser um depositório de dogmas cegos).
SP!
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 27 Mar 2010 10:47
by 04_Nospheratus
Hildebrand, você não é ateu.
Religião e crença não precisam andar sempre juntas.
A Religião precisa da crença, mas esta supera a tudo
por si mesma, não necessitando da Religião

Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 27 Mar 2010 12:33
by 17_Vulture
Fatos e atos?
Um médico que trabalhou 14 anos com Chico Xavier afirma que funcionários do centro espírita pegavam dados com pessoas à espera de entendimento e os passavam ao Chico, que os utilizava nas cartas.
Há quem encontre incrível semelhança entre cartas psicografadas de Chico Xavier e textos de outros autores.
Os shows de Chico usavam jogos de luzes no palco e uma pasta branca saída da boca dos médiuns que seria a prova física do ectoplasma; assessores borrifavam perfume do ar que a platéia entendia como sendo dos espíritos. Se isso não é truque de cena eu não sei o que é.
O problema é que vocês pegam as palavras em suas piores concepções. Se assim o foi, peço desculpas pela interpretação, mas as usei em seu sentido mais leve. Percebam que em momento algum disse que ele era charlatão, roubador de dinheiro dos outros ou algo assim. Aliás, não fui eu o primeiro a citar dinheiro, como se morrer pobre fosse característica de bondade ou algo do gênero. E eu não questionei a benevolência dele (aliás, não tem uma única vírgula acerca disso no meu texto), questionei sim os meios que ele utilizava pra chegar a esse fim. E mesmo não sendo católico, não acredito que a lógica dos "fins justificam os meios" sejam um valor do catolicismo.
Eu acho legal que a "liberdade" normalmente tá atrelada só à de falar, nunca a de ouvir posições contrárias. Aí é mole...
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 27 Mar 2010 12:53
by 04_Nospheratus
Bruno, na verdade, nunca vi ou ouvi qualquer
comentário à respeito disso.
Entretanto, não posso condená-lo por ter esse
posicionamento, pois o senso crítico de cada um
é individual.
Creio que caminhamos segundo nossas crenças,
pois ao final, somos o que acreditamos.
Re: 100 anos de Francisco Cândido Xavier
Posted: 27 Mar 2010 14:43
by 11_Aerroc
Eu, com infelicidade, concordo que nos dias atuais não é possível discutir religião, mas discordo que religião não se discuta!
Há no passado religiões orientais em que seus líderes promoviam encontros periódicos entre líderes das mais diversas religiões justamente para discutirem sobre cada crença em busca do engrandecimento de cada um.
Ao contrário disto, hoje eu vejo uma disputa quase comercial entre as religiões onde seus líderes têm uma imensa preocupação em denegrir outras religiões, ou podemos dizer 'a concorrência'.
É muito claro que a imensa maioria dos lideres religiosos disseminam a ideia de que todas as linhas do que é chamado de espiritismo tem tambores, macumbas, 'trabalhos', demônios ou charlatões.
E o mais triste é ver a esmagadora maioria dos seguidores abraçarem a ideia como verdade absoluta, sem nenhum questionamento ou busca da informação, o que não me surpreende em mais este assunto.
Charlatões existem em todos os meios, mas realmente eu jamais ouvi qualquer coisa do tipo sobre o Chico Xavier, nem mesmo sobre ele fazer 'shows'... posso estar enganado.
Como um grande amigo me escreveu, Chico Xavier não é alguém que precise de defesa, e tenho em mente que ninguém deve respeito ao que não crê.
Mas pra mim é sim chama-lo de charlatão dizer que ele enganava as pessoas com algum objetivo, e um desrespeito aos meus amigos enquanto estes postavam a admiração que têm por ele.
Se o Samir abrisse um tópico elogiando algum líder muçulumano, eu jamais faria, o que julgo de extrema grosseria e ofensa a sua religião, de entrar naquele tópico para dizer que aquele é um "terrorista", ou coisa parecida como pensaria uma massa leiga, mesmo que eu assim pensasse (o que não é o caso), eu tenho respeito aos meus amigos para ter uma atitude desta.
Me antecipando: sim, eu tomei as dores destes amigos, porque estou certo que estes têm a grandeza para ignorar esta atitude, mas eu não. Polêmica não é sinônimo de desrespeito.