06_Colorado wrote:Incrível é que levariam mais 20 anos para conseguir voltar para a Lua...
E na década de 60 foram em um tempo bem menor... :-?
Estranho, né?...
Colorado, entendi o tom de "teoria da conspiração", mas a gigantesca diferença está na segurança da missão. Naqueles tempos de guerra fria/corrida espacial o sucesso da missão era um "plus", as chances de sucesso eram mínimas, tanto que até a Apollo XIII foram somente 6 missões tripuladas no projeto Apollo com 3 astronautas cada, e 3 morreram (num incêndio ainda em solo) e outros 3 sobreviveram indo contra todas as possibilidades (Apollo XII).
Portanto, são praticamente 6 fatalidades contra 18 possibilidades (vidas), ou seja, 66% de sobrevivência.
Hoje, uma única fatalidade é completamente inaceitável!
Naquela época muita coisa era testada durante a missão tripulada, não havia tempo para missões de ensaios e testes. Hoje, para se colocar um humano a bordo gasta-se bilhões em testes e certificações.
Um exemplo disto são os ônibus espaciais que foram criados para ser uma opção muito mais barata de lançamento, porém depois dos dois acidentes tantas coisas foram exigidas para a segurança, encarecendo a operação, que eles serão aposentados este ano praticamente por este motivo.
Essa é uma "pequena" diferença.
Outra "pequena" diferença é que nesta nova missão o módulo Lunar seria muitas vezes maior que o Eagle da Apollo, provendo uma estrutura que permitisse uma permanência muito maior na Lua. Neste ponto não dá pra comparar as duas missões, há tantas coisas que ainda deveriam ser desenvolvidas que eram impensáveis naquela época.
Para os adeptos da teoria de que o projeto Apollo não passou de uma farsa, IMO a maior prova é que os soviéticos (maiores interessados em provar a farsa) acompanhavam tudo que acontecia e captavam todas as transmissões em todas as fases das missões, inclusive a famosa frase do Armstrong vinda da superfície da Lua. E diversos equipamentos que foram instalados lá estão operacionais e são utilizados até hoje (refletores lasers, sismógrafos e etc.), e isso não tem como forjar.
Curiosidades:
- Na Apollo XIII, como é de conhecimento de muitos, aconteceu uma explosão no tanque de oxigênio da Odissey a caminho da Lua que desencadeou dezenas de situações com probabilidades nulas de sobrevivência, mas antes disso, no seu lançamento, o foguete Saturn V só não explodiu porque um sensor de pressão na linha de combústível "erroneamente" protegeu o que não estava projetado para proteger, um efeito Pogo (
http://en.wikipedia.org/wiki/Pogo_oscillation) no motor central e desligou o motor automaticamente, se não tivesse desligado, este motor teria destruído o foguete (este motor vibrou em 68Gs e 16Hz oscilando sua base em 76mm). E por mais sorte ainda, esse desligamento foi no motor central, se fosse em qualquer outro dos cinco motores provavelmente as forças resultantes teriam destruído o foguete.
Estes 3 astronautas (Lovell, Swigert e Haise) são verdadeiros renascidos.
- A explosão do tanque de oxigênio na missão Apollo XIII foi basicamente pela mesma causa do incêndio que matou os 3 astronautas na Apollo I: alguém especificou um componente para a tensão errada, este superaqueceu e causou um incêndio num ambiente com oxigênio puro. E na Apollo I as escotilhas do módulo de serviço não podiam ser abertas por dentro, e os 3 morreram carbonizados durante um teste na plataforma de lançamento antes que alguém conseguisse abrir as escotilhas.