Interessante!!
Acme, a vantagem é ter propulsão para qualquer direção (~vetorada).
As embarcações tipo rebocadores e de combate a incêndio precisam ser extremamente manobráveis, girar no próprio eixo ou tracionar mesmo estando de lado.
Hoje os sistemas mais empregados nestas embarcações são da Schottel, quase um monopólio devido a uma antiga patente muito bem elaborada.
Não há lemes. Trata-se se uma hélice que gira com liberdade total gerando empuxo para qualquer direção.
Sempre utiliza-se mais de um conjunto motor+propulsor, pois sem motor a embarcação fica praticamente desgovernada, por isso o uso sempre de mais de um. Além de dar a liberdade de girar no próprio eixo aplicando uma hélice para a frente e outra para trás.
Outro sistema vetorado usado em embarcações é o sistema de turbina, similar aos 'jet skys', porém com milhares de CVs de potência.
Tive o prazer de conhecer um pouco da área naval quando desenvolvi um hardware para uma indústria de eletrônica naval daqui da região.
No Brasil ainda não é uma realidade, mas lá fora as embarcações são totalmente eletrônicas, o diesel ou óleo pesado alimentam os geradores elétricos, a partir daí todos os motores são elétricos e controlados por hardwares e software em redes (redundantes) de dados. UM SHOW!
Os timãos não existem há muito tempo, ou navega-se por software ou por joystick, e em alguns casos como os rebocadores por algo que lembra um timão, mas do tamanho de um prato de sobremesa que fica instalado na horizontal sobre os braços do assento de comando, um de cada lado controlando cada um dos propulsores.
Sistema combinado (elétrico) da Schottel
Turbina Vetorada Schottel (este sistema possui outros fabricantes)
Na cabine é instalado um sensor de movimento que forma um sistema de alarme chamado Alarme de Homem-Morto.
Se o piloto ficar alguns minutos sem movimentar o corpo os motores desaceleram e toca um alarme na embarcação inteira (definido em norma internacional), ou seja, se o cara dormir, vai ficar feio pra ele

Cada um destes painéis pretos (montados na horizontal um de cada lado) controlam um conjunto motor+propulsor Schottel, o cara pode controla cada um deles independentemente. Mas em viagem eles fiacam sincronizados.
A tela a direita é um sistema de navegação GPS.
As duas telas a frente são radares de reflexão. Pode ver que ambos mostram a mesma imagem, porem o da direita está com um range maior. No da esqueda dá ver bem que ele está num canal ou rio (a faixa preta) e todas es embarcações ou bóias que estão no canal (pontos claros no canal). Estes radares trabalham com redundância também, cada um tem o seu radiador de ondas(~antena), porém eles ficam
interligados via ethernet e se o radiador de um der defeito, ele passa a usar os dados do outro automaticamente.
Entre os dois, no meio, tem um sonar de fundo. Ele monitora a profundidade do leito a frente e abaixo da embarcação para evitar encalhamento ou colisão com rochas abaixo da linha d'agua.
...me empolguei
