Page 1 of 1
Cockpit do Rafale
Posted: 09 Aug 2009 22:37
by 21_Sokol1
Posted: 09 Aug 2009 22:51
by 31_CrossBones
S!
Esse manche aí foi o Tchê-Loko quem fez
SP!
Posted: 10 Aug 2009 00:17
by EliotXII
<font color="red"><i>demais</i></font>
é de algum jogo?
Posted: 10 Aug 2009 07:41
by 40_Griffon
Um dos cockpits mais bonitos dos caças atuais, para mim perde apenas para o do F/A-22A e para o do F-35A.
O legal do cockpit do Rafale é que o throttle é super parecido com o stick, o que me trás a dúvida, como será que o piloto pode deixar, por exemplo, o motor 1 com vai lá, 70% e o outro com 100% + PC (Pós Combustão) ? Ta certa que o correto é voar com ambos na mesma potência, mas se ele precisar administrar isso, como será que é feito?
Abraço
Luis
Posted: 10 Aug 2009 13:39
by 21_Sokol1
A aceleração é controlada pelo FADEC (full authority digital engine controls -tipo Airbus), o que o piloto pode fazer é desligar um dos motores caso ele apresente problema.
Alem desta parte do throttle que voce vê na foto, na vertical, na parte de baixo mais para tras a um encaixe para a mão na posição horizontal, para acelerar de um modo mais "convencional".
Veja neste vídeo as máquinas, fornos e robos usadas para fazer um Rafale, tem razão de custar tão caro.
http://www.youtube.com/watch?v=LgQ4rb5B ... re=related
Sokol1
Posted: 10 Aug 2009 13:48
by 40_Griffon
Grato pela excelente explicação Sokol. :ok
Abraço
Luis
SK_Griffon
Posted: 10 Aug 2009 17:04
by Redsoldier
21_Sokol1 wrote:A aceleração é controlada pelo FADEC (full authority digital engine controls -tipo Airbus), o que o piloto pode fazer é desligar um dos motores caso ele apresente problema.
Sokol1
Desculpe sokol, não consegui entender direito a função deste FADEC. Ele controla por inteiro a potência das turbinas, ou ele repassa a potencia que o piloto exigiu para as duas?
Aguardo explicação, grato!
Posted: 10 Aug 2009 17:37
by 21_Sokol1
Bom, até onde entendi o piloto move o throttle e o FADEC repassa a informação para as turbinas, gerenciando para que elas funcionem sincronizadas. (1)
Este sistema permite passar de IDLE para afterburner em menos de tres segundos, o piloto pode mover o manete a vontade, sem restrições de altitude e velocidade de outros sistemas convencionais.
E tambem gerencia pequenas falhas dos motores sem intervenção do piloto. (2)
http://www.dassault-aviation.com/filead ... e_nr_2.pdf
Caso o piloto queira desligar um motor com problemas, ou colocar em IDLE usa um comando na tela touch screen.
É previsto que o cockpit suportara Direct Voice Input (DVI).
(1) O motor do Super Tucano tambem é gerenciado por um FADEC, que entre outras coisas cuida do passo da helice.
(2) Aparentemente o Airbus da TAM que se acidentou em Congonhas foi vítima de automação semelhante...
Sokol1
Posted: 10 Aug 2009 17:48
by 40_Griffon
(2) Aparentemente o Airbus da TAM que se acidentou em Congonhas foi vítima de automação semelhante...
Meu receio quanto ao Rafale.
Ja pensou em um vôo sobre o Oceano Atlântico esta beesteira venha a dar pau?
Atéeee um SAR chegar numa zoa tão remota assim, fica tenso pro piloto.
Eu defendo um sistema que AUXILIE as escolhas do piloto dependendo da situação, não algo que faça tudo automático sem o piloto poder decidir o que pode e o que deve fazer. Nenhum sistema pode substituir o julgamento do piloto nestes casos
Abraço
Luis
Posted: 10 Aug 2009 17:53
by Redsoldier
Ahhh certo! Bem melhor esclarecimento.
Mas pra mim cockpit bonito tem que ter cantinho com ferrugem, tinta descascando, tubulações e cabos expostos... Isso sim é coisa de MACHO
PS:. Ah sim, claro.... Quanto mais interruptor, botão, alavanca, tela e manete mais gostosão e bonitão fica, sinceramente!

Posted: 10 Aug 2009 17:56
by 21_Sokol1
Esse manche aí foi o Tchê-Loko quem fez
Parece mesmo, e por este
close-up da para ver que foi com fibra fornecida pelos primos do Condor (by Py).
Parece já estar trincando...
Sokol1
Posted: 10 Aug 2009 23:57
by EliotXII
o local onde se encontra o manete eu nao me adaptaria nao.