Page 1 of 1

Cockpit do Rafale

Posted: 09 Aug 2009 22:37
by 21_Sokol1

Posted: 09 Aug 2009 22:51
by 31_CrossBones
:skull:

S!

Esse manche aí foi o Tchê-Loko quem fez :-P

SP!

Posted: 10 Aug 2009 00:17
by EliotXII
:shock:

<font color="red"><i>demais</i></font>

é de algum jogo?

Posted: 10 Aug 2009 07:41
by 40_Griffon
Um dos cockpits mais bonitos dos caças atuais, para mim perde apenas para o do F/A-22A e para o do F-35A.
O legal do cockpit do Rafale é que o throttle é super parecido com o stick, o que me trás a dúvida, como será que o piloto pode deixar, por exemplo, o motor 1 com vai lá, 70% e o outro com 100% + PC (Pós Combustão) ? Ta certa que o correto é voar com ambos na mesma potência, mas se ele precisar administrar isso, como será que é feito?

Abraço
Luis

Posted: 10 Aug 2009 13:39
by 21_Sokol1
A aceleração é controlada pelo FADEC (full authority digital engine controls -tipo Airbus), o que o piloto pode fazer é desligar um dos motores caso ele apresente problema.

Alem desta parte do throttle que voce vê na foto, na vertical, na parte de baixo mais para tras a um encaixe para a mão na posição horizontal, para acelerar de um modo mais "convencional".

Image

Veja neste vídeo as máquinas, fornos e robos usadas para fazer um Rafale, tem razão de custar tão caro.
http://www.youtube.com/watch?v=LgQ4rb5B ... re=related

Sokol1

Posted: 10 Aug 2009 13:48
by 40_Griffon
Grato pela excelente explicação Sokol. :ok

Abraço

Luis
SK_Griffon

Posted: 10 Aug 2009 17:04
by Redsoldier
21_Sokol1 wrote:A aceleração é controlada pelo FADEC (full authority digital engine controls -tipo Airbus), o que o piloto pode fazer é desligar um dos motores caso ele apresente problema.

Sokol1
Desculpe sokol, não consegui entender direito a função deste FADEC. Ele controla por inteiro a potência das turbinas, ou ele repassa a potencia que o piloto exigiu para as duas?

Aguardo explicação, grato!

Posted: 10 Aug 2009 17:37
by 21_Sokol1
Bom, até onde entendi o piloto move o throttle e o FADEC repassa a informação para as turbinas, gerenciando para que elas funcionem sincronizadas. (1)

Este sistema permite passar de IDLE para afterburner em menos de tres segundos, o piloto pode mover o manete a vontade, sem restrições de altitude e velocidade de outros sistemas convencionais.
E tambem gerencia pequenas falhas dos motores sem intervenção do piloto. (2)

http://www.dassault-aviation.com/filead ... e_nr_2.pdf

Caso o piloto queira desligar um motor com problemas, ou colocar em IDLE usa um comando na tela touch screen.

É previsto que o cockpit suportara Direct Voice Input (DVI).

(1) O motor do Super Tucano tambem é gerenciado por um FADEC, que entre outras coisas cuida do passo da helice.

(2) Aparentemente o Airbus da TAM que se acidentou em Congonhas foi vítima de automação semelhante...

Sokol1

Posted: 10 Aug 2009 17:48
by 40_Griffon
(2) Aparentemente o Airbus da TAM que se acidentou em Congonhas foi vítima de automação semelhante...
Meu receio quanto ao Rafale.
Ja pensou em um vôo sobre o Oceano Atlântico esta beesteira venha a dar pau?
Atéeee um SAR chegar numa zoa tão remota assim, fica tenso pro piloto. :roll:

Eu defendo um sistema que AUXILIE as escolhas do piloto dependendo da situação, não algo que faça tudo automático sem o piloto poder decidir o que pode e o que deve fazer. Nenhum sistema pode substituir o julgamento do piloto nestes casos

Abraço

Luis

Posted: 10 Aug 2009 17:53
by Redsoldier
Ahhh certo! Bem melhor esclarecimento.
Mas pra mim cockpit bonito tem que ter cantinho com ferrugem, tinta descascando, tubulações e cabos expostos... Isso sim é coisa de MACHO :)

PS:. Ah sim, claro.... Quanto mais interruptor, botão, alavanca, tela e manete mais gostosão e bonitão fica, sinceramente!
Image

Posted: 10 Aug 2009 17:56
by 21_Sokol1
Esse manche aí foi o Tchê-Loko quem fez
Parece mesmo, e por este close-up da para ver que foi com fibra fornecida pelos primos do Condor (by Py). :D

Image

Parece já estar trincando... :-P

Sokol1

Posted: 10 Aug 2009 23:57
by EliotXII
o local onde se encontra o manete eu nao me adaptaria nao.