Page 1 of 1

A Queda da Bastilha

Posted: 14 Jul 2009 15:50
by 13_Diniz
No dia 14 de julho de 1789 ocorreu a Queda da Bastilha, principal marco da Revolução Francesa.

Hoje é feriado na frança e comemoram-se seus 220 anos.

O que era a bastilha:

A Bastilha foi construída como "Bastião de Saint-Antoine" durante a Guerra dos Cem Anos, por Carlos V da França. Inicialmente serviu apenas como mero portal de entrada para o bairro de Saint-Antoine, mas de 1370 a 1383 o portal foi ampliado e reformado para se transformar numa fortaleza, que serviria para defender o lado leste de Paris, além de um palácio real que ficava nas proximidades, constituindo-se no mais forte ponto de defesa da muralha do rei. Após a guerra, começou a ser utilizada pela realeza francesa como prisão estadual.

“O assalto à Bastilha”

Image

A grande prisão do estado terminou sendo invadida porque um jornalista, Camille Desmoulins, até então desconhecido, arengou em frente ao Palais Royal e pelas ruas dizendo que as tropas reais estavam prestes a desencadear uma repressão sangrenta sobre o povo de Paris. Todos deviam socorrer-se das armas para defender-se. A multidão, num primeiro momento, dirigiu-se aos Inválidos, o antigo hospital onde concentravam um razoável arsenal. Ali, apropriou-se de três mil espingardas e de alguns canhões. Correu o boato de que a pólvora porém se encontrava estocada num outro lugar, na fortaleza da Bastilha. Marcharam então para lá. A massa insurgente era composta de soldados desmobilizados, guardas, marceneiros, sapateiros, diaristas, escultores, operários, negociantes de vinhos, chapeleiros, alfaiates e outros artesãos, o povo de Paris enfim. A fortaleza, por sua vez, defendia-se com 32 guardas suíços e 82 "inválidos" de guerra, possuindo 15 canhões, dos quais apenas três em funcionamento.

Durante o assédio, o marquês de Launay, o governador da Bastilha, ainda tentou negociar. Os guardas, no entanto, descontrolaram-se, disparando na multidão. Indignado, o povo reunido na praça em frente partiu para o assalto e dali para o massacre. O tiroteio durou aproximadamente quatro horas. O número de mortos foi incerto. Calculam que somaram 98 populares e apenas um defensor da Bastilha.
Launay teve um fim trágico. Foi decapitado e a sua cabeça espetada na ponta de uma lança desfilou pelas ruas numa celebração macabra. Os presos, soltos, arrastaram-se para fora sob o aplauso comovido da multidão postada nos arredores da fortaleza devassada. Posteriormente a massa incendiou e destruiu a Bastilha, localizada no bairro Santo Antônio, um dos mais populares de Paris. O episódio, verdadeiramente espetacular, teve um efeito eletrizante. Não só na França mas onde a notícia chegou provocou um efeito imediato. Todos perceberam que alguma coisa espetacular havia ocorrido. Mesmo na longínqua Königsberg, na Prússia Oriental, atingida pelo eco de que o povo de Paris assaltara um dos símbolos do rei, fez com que o filósofo Emanuel Kant, exultante com o acontecimento, pela primeira vez na sua vida se atrasasse no seu passeio diário das 18 horas.

Fonte: http://www.unificado.com.br/calendario/07/bastilha.htm

Otem as 21:30 o History Channel reprisou o documentário sem intervalos sobre a Revolução Francesa.

Esse ano o Brasil comemora o ano da França.

A Bastilha hoje é uma praça.

Image

Posted: 14 Jul 2009 17:49
by WTFAB
Show de bola relembrar este marco.

Posted: 14 Jul 2009 18:42
by 31_CrossBones
:skull;

S!

Bela lembrança, Diniz. :ok

SP!

Posted: 14 Jul 2009 19:53
by 28_Condor
S!

Os manos da pireferia de Paris parecem não querer (ou não os deixam, segundo seu protesto) entrar no espirito: só hoje foram mais de 30 carros queimados :-P




SP!

Posted: 14 Jul 2009 20:44
by 41_Tche-Loko
Os franceses são hot quando o assunto é revolta, revolução, protesto.
Tiro o chapeu pra eles. Se estão certos não sei, porém procuram mudar a
sua sorte. Hoje com carros queimados, mas antigamente tinha cabeças rolando.

Obs: Prefiro mais a versão de antigamente.

Posted: 14 Jul 2009 21:42
by 02_Weissheimer
Cdt_Tche-Loko wrote:Os franceses são hot quando o assunto é revolta, revolução, protesto.
Tiro o chapeu pra eles. Se estão certos não sei, porém procuram mudar a
sua sorte. Hoje com carros queimados, mas antigamente tinha cabeças rolando.

Obs: Prefiro mais a versão de antigamente.
Por que não era a tua né :lol: :lol: :lol: :lol:

Posted: 14 Jul 2009 23:59
by 41_Tche-Loko
02_Weissheimer wrote: Por que não era a tua né :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas é óbvio! :lol: :lol: :lol:

Posted: 15 Jul 2009 15:16
by 31_CrossBones
:skull:

S!
Cdt_Tche-Loko wrote:
02_Weissheimer wrote: Por que não era a tua né :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas é óbvio! :lol: :lol: :lol:
Podemos dar um jeito nisso :twisted:


:lol: :lol: :lol:

SP!

Posted: 15 Jul 2009 15:46
by EliotXII
31_CrossBones wrote::skull:

S!
Cdt_Tche-Loko wrote:
02_Weissheimer wrote: Por que não era a tua né :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas é óbvio! :lol: :lol: :lol:
Podemos dar um jeito nisso :twisted:


:lol: :lol: :lol:

SP!
:shock:

mais falando serio
pena que <font color="red"><i>aqui</i></font> no brasil nao rola isso
seria lindo o povo todo revoltado com armas na mao fechando aeroportos e marchando pra brasilha uma quantidade tao grande que nem exercito conseguiria parar eu pessoalmente faria o mesmo com a cabeça do lula e todos o nojentos politicos dela se nao um empalamento basico

:twisted:

Posted: 15 Jul 2009 16:16
by 17_Vulture
EliotXII wrote:pena que aqui no brasil nao rola isso seria lindo o povo todo revoltado com armas na mao fechando aeroportos e marchando pra brasilha uma quantidade tao grande que nem exercito conseguiria parar eu pessoalmente faria o mesmo com a cabeça do lula e todos o nojentos politicos dela se nao um empalamento basico
Um dos motivos disso "não rolar" é justamente o fato da capital federal ter ido pros cafundós de Judas. Não digo as armas na mão e tal, pq isso pra mim é exagero, mas duvido que o governo federal fosse a zona que é se debaixo da sacada do presidente estivesse passando a população no dia-a-dia, como era no Palácio da República, ou se o Senado fosse ainda nos arredores da Central do Brasil ou da Cinelândia, como já o foi.