Caça da FAB intercepta
Caça da FAB intercepta
Caça da FAB intercepta, faz tiro de advertência e obriga o pouso de avião com cocaína em Rondônia
(Divulgação, 5 de junho de 2009)
Aeronaves Embraer A-29 Super Tucano e o Embraer E-99 (de alerta antecipado) da FAB, atuaram na operação que terminou com o pouso de um avião monomotor (matrícula CP-1424) em uma pista de terra próxima a Izidrolândia, distrito de Alta Floresta D´Oeste, no interior de Rondônia. Após o pouso, a Polícia Militar, em coordenação com a Polícia Federal, apreendeu 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. A operação ocorreu por volta das 17h00 da última quarta-feira, dia 3.
A aeronave suspeita, de matrícula boliviana, proveniente daquele País, voava a uma altitude de 500 metros e foi identificada como tráfego irregular pelo E-99. Logo depois, os caças A-29 já realizavam as medidas de averiguação e o reconhecimento do avião suspeito.
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Após ser interceptado pela aeronave da FAB, o piloto não prestou informações sobre identificação ou trajetória que pretendia seguir. Além disso, fez manobra em direção à fronteira com a Bolívia. Em seguida, foi dada a ordem ao piloto da aeronave suspeita que pousasse na pista da cidade de Cacoal. A aeronave desobedeceu novamente e baixou a altitude de voo para 100 metros.
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Com isso, o A-29 realizou o tiro de advertência. Foi a partir dessa medida que o piloto da aeronave suspeita passou a ser “colaborativo”, informaram os militares, ao afirmar que iria obedecer às ordens. Entretanto, o avião suspeito, sem autorização, precipitou o pouso e aterrissou em uma estrada de terra no distrito de Izidrolândia.
As aeronaves da FAB sobrevoaram a área, conforme norma de policiamento do espaço aéreo, para que o suspeito não voltasse a decolar. Com as informações da FAB, viaturas da Polícia Militar, em coordenação com a PF, chegaram ao local e puderam apreender 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. Um helicóptero H-60 L Blackhawk da FAB transportou na noite de quinta-feira a equipe da PF com a droga apreendida da cidade de Pimenta Bueno (RO) para a capital Porto Velho.
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Na madrugada desta sexta-feira, dia 5, uma operação da Polícia Federal e da Polícia Civil local conseguiu capturar os dois pilotos bolivianos. Segundo a PF, eles prestarariam depoimento no posto policial em Pimenta Bueno e seriam presos na própria cidade para aguardar julgamento.
Fonte: Revista Asas
(Divulgação, 5 de junho de 2009)
Aeronaves Embraer A-29 Super Tucano e o Embraer E-99 (de alerta antecipado) da FAB, atuaram na operação que terminou com o pouso de um avião monomotor (matrícula CP-1424) em uma pista de terra próxima a Izidrolândia, distrito de Alta Floresta D´Oeste, no interior de Rondônia. Após o pouso, a Polícia Militar, em coordenação com a Polícia Federal, apreendeu 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. A operação ocorreu por volta das 17h00 da última quarta-feira, dia 3.
A aeronave suspeita, de matrícula boliviana, proveniente daquele País, voava a uma altitude de 500 metros e foi identificada como tráfego irregular pelo E-99. Logo depois, os caças A-29 já realizavam as medidas de averiguação e o reconhecimento do avião suspeito.
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Após ser interceptado pela aeronave da FAB, o piloto não prestou informações sobre identificação ou trajetória que pretendia seguir. Além disso, fez manobra em direção à fronteira com a Bolívia. Em seguida, foi dada a ordem ao piloto da aeronave suspeita que pousasse na pista da cidade de Cacoal. A aeronave desobedeceu novamente e baixou a altitude de voo para 100 metros.
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Com isso, o A-29 realizou o tiro de advertência. Foi a partir dessa medida que o piloto da aeronave suspeita passou a ser “colaborativo”, informaram os militares, ao afirmar que iria obedecer às ordens. Entretanto, o avião suspeito, sem autorização, precipitou o pouso e aterrissou em uma estrada de terra no distrito de Izidrolândia.
As aeronaves da FAB sobrevoaram a área, conforme norma de policiamento do espaço aéreo, para que o suspeito não voltasse a decolar. Com as informações da FAB, viaturas da Polícia Militar, em coordenação com a PF, chegaram ao local e puderam apreender 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. Um helicóptero H-60 L Blackhawk da FAB transportou na noite de quinta-feira a equipe da PF com a droga apreendida da cidade de Pimenta Bueno (RO) para a capital Porto Velho.
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Na madrugada desta sexta-feira, dia 5, uma operação da Polícia Federal e da Polícia Civil local conseguiu capturar os dois pilotos bolivianos. Segundo a PF, eles prestarariam depoimento no posto policial em Pimenta Bueno e seriam presos na própria cidade para aguardar julgamento.
Fonte: Revista Asas
- 40_Griffon
- Ala
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- Joined: 17 Dec 2005 21:00
- Location: Santos/SP
http://www1.folha.uol.com.br/folha/vide ... 7355.shtml
Video completo, acho que é do pessoal do 2º/3º GAV Grifo.
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- 39_HeadShot
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- Joined: 20 Jul 2008 21:00
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Lembrar do incidente ano passado na Bolívia ou Colômbia onde um helicóptero da Força Aérea derrubou um avião suspeito. A bordo ia um bebê com os pais.Hotsea wrote:Mas sabe como é né...
Monomotores deste tipo, sempre tem mulheres e crianças á bordo.
Há tantas mulheres e crianças que precisa pedir autorização á um presidente antes de derrubar.
Mais uma lembrança. A do piloto da Luftwaffe que recebeu ordens para derrubar um B-17 avariado, com dois motores parados e os outros dois fumegando. Ele poupou o inimigo e anos depois, piloto de caça e piloto de bombardeiro se reencontraram e se tornaram amigos. Mais em:Gutierrez wrote:Ordens são ordens. Mandou derrubar, DERRUBA!
http://saladeguerra.blogspot.com/2008/0 ... pulao.html

- 07_Phantom
- Veterano
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- Joined: 07 Apr 2003 21:00
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Acho isso tocante mas, depois de ler o Sombras da Noite do Martin Drewes, fico pensando, será quantas bombas os pilotos deste B-17 jogaram em solo alemão depois de serem poupados? Ainda mais que a história aconteceu em 43, ou seja, muita bomba caiu depois disso.
Enfim, história bacana mas, apesar de ser cruel, ao derrubar bombardeiros os pilotos que defendiam a alemanha estavam salvando vidas de civis que, muitas vezes, nada tinham haver com as decisões erradas do seu furrer/alto comando.
Enfim, história bacana mas, apesar de ser cruel, ao derrubar bombardeiros os pilotos que defendiam a alemanha estavam salvando vidas de civis que, muitas vezes, nada tinham haver com as decisões erradas do seu furrer/alto comando.
SP!
Phantom
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- 17_Vulture
- Arataca
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- Joined: 07 Apr 2003 21:00
- Location: Cidade Maravilhosa, RJ
A ordem pra derrubar independe de ter crianças, mulheres, cachorros ou papagaios a bordo. Ela tem que ser dada pelo Presidente da República.
Mas é o último recurso, motivo pelo qual não foi utilizado neste caso, uma vez que a FAB conseguiu seu objetivo no penúltimo recurso.
Mas é o último recurso, motivo pelo qual não foi utilizado neste caso, uma vez que a FAB conseguiu seu objetivo no penúltimo recurso.
[b]Jambock__17 - Vulture
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
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S!
Pô, mas tem que ser o presidente? Não pode ser o comandante da área?
Já pensou, ligam para ele no meio de uma reunião com o companheiros da "revolução bolivariana" e perguntam: derrubamos ou não esses bolivianos?
O homi vai até gagejar
SP!
Pô, mas tem que ser o presidente? Não pode ser o comandante da área?
Já pensou, ligam para ele no meio de uma reunião com o companheiros da "revolução bolivariana" e perguntam: derrubamos ou não esses bolivianos?
O homi vai até gagejar

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[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
- 17_Vulture
- Arataca
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- Joined: 07 Apr 2003 21:00
- Location: Cidade Maravilhosa, RJ
§ 2º do art. 303 do Código Brasileiro de Aeronáutica:
Esgotados os meios coercitivos legalmente previstos, a aeronave será classificada como hostil, ficando sujeita à medida de destruição, nos casos dos incisos do caput deste artigo e após autorização do Presidente da República ou autoridade por ele delegada.
Corrigindo a info anterior, após a regulamentação, o Comandante da Aeronáutica tem delegação do Presidente para autorizar a destruição da aeronave.
Sobre os procedimentos, existem os seguintes passos, em ordem crescente:
0. Classificação da aeronave como suspeita (entrada no país sem plano de vôo aprovado e com origem em regiões reconhecidamente de tráfico OU que omita dados necessários à sua identificação ou que desobedeça determinações dos controles)
1. Reconhecimento à distância;
2. Confirmação da matrícula;
3. Contato na freqüência de rádio prevista para a área;
4. Contato na freqüência internacional de emergência;
5. Contato via sinais visuais;
6. Determinação de mudança de rota;
7. Determinação de pouso obrigatório;
8. Tiros de advertência.
Após isso, a aeronave é classificada como hostil e sujeita ao
9. tiro de destruição.
Esgotados os meios coercitivos legalmente previstos, a aeronave será classificada como hostil, ficando sujeita à medida de destruição, nos casos dos incisos do caput deste artigo e após autorização do Presidente da República ou autoridade por ele delegada.
Corrigindo a info anterior, após a regulamentação, o Comandante da Aeronáutica tem delegação do Presidente para autorizar a destruição da aeronave.
Sobre os procedimentos, existem os seguintes passos, em ordem crescente:
0. Classificação da aeronave como suspeita (entrada no país sem plano de vôo aprovado e com origem em regiões reconhecidamente de tráfico OU que omita dados necessários à sua identificação ou que desobedeça determinações dos controles)
1. Reconhecimento à distância;
2. Confirmação da matrícula;
3. Contato na freqüência de rádio prevista para a área;
4. Contato na freqüência internacional de emergência;
5. Contato via sinais visuais;
6. Determinação de mudança de rota;
7. Determinação de pouso obrigatório;
8. Tiros de advertência.
Após isso, a aeronave é classificada como hostil e sujeita ao
9. tiro de destruição.
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