17/04/2009
Um software que está em desenvolvimento constante por uma comunidade que colabora para o seu aprimoramento: este é o conceito de software livre. No dia 25 de abril, das 9h às 17h, no auditório 53, no 5º andar do pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã, a UERJ sediará a quinta edição do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (Flisol). O evento será realizado simultaneamente em todo o Brasil e na América Latina, nas principais cidades e capitais. O objetivo é instalar gratuitamente softwares livres , como por exemplo, o Linux, considerado por especialistas a melhor opção para ambientes corporativos, em computadores e notebooks. O festival tem como público-alvo pessoas que querem migrar para um software livre, sem perder os programas já existentes no seu computador.
O Flisol está sendo organizado pelo próprios alunos do Instituto de Matemática e Estática (IME) da UERJ com o apoio do professor Alexandre Rojas. Os participantes do evento também poderão conhecer aplicações na área de computação gráfica e se inscrever em minicursos e palestras, além de trocar informações com outros usuários de softwares livres.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da edição carioca http://installfest.info/FLISOL2009/Brasil/RiodeJaneiro , onde podem ser encontradas mais informações sobre o evento.
Programação
Palestras
· das 9h às 10h - O que não fazer ao implementar Linux como solução em uma empresa - Igor Morgado
· das 10h às 11h - ERPs Livres - Marcelo Monsores
· das 11h às 12h - OpenProj - Cléo Mattos
· Almoço
· das 13h às 14h - Introdução ao Software Livre - professor Eurico Zimbres
· das 14h às 15h - Inkscape - Cadunico
· das 15h às 16h - KDE & Gnome - Marcílio Carvalho
· das 16h às 17h - Jogos Livres - Arlindo Pereira
Minicursos
· Sala 1 - Software Livre no Windows - Tiago Veloso
· Sala 2 - Ubuntu Básico - Marcio Katan
· Sala 3 - Moodle - Marcia Taborda
· Almoço
· Sala 1 - BrOffice - Bruno Garcia
· Sala 2 - Segurança Básica no Linux - Rafael Soares Ferreira (Clavis)
http://www.uerj.br/modulos/kernel/index ... ticia=3156
UERJ sedia Festival Latino-americano de Software Livre
- 32_Mariocar
- Engrenado
- Posts: 2717
- Joined: 18 Jan 2005 21:00
- Location: Rio de Janeiro