Embraer modernizará os A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Nilton

Embraer modernizará os A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil

Post by Nilton »

A Embraer assinou hoje um contrato para a modernização de 12 jatos da Marinha do Brasil – nove AF-1 (monoposto) e três AF-1A (biposto). A cerimônia ocorreu durante a sétima edição da Latin America Aero and Defence (LAAD), feira aeronáutica e de defesa que está sendo realizada de hoje a 17 de abril no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e do Diretor- residente da Embraer, Frederico Fleury Curado. O programa é o primeiro de grande porte entre a empresa e a Marinha e tem como objetivo a atualização tecnológica das 12 aeronaves.
Clique para ampliar... (João Paulo Moralez)
“A Embraer se sente honrada com a confiança da Marinha do Brasil na realização desse importante contrato e a acolhe com entusiasmo no grupo de clientes de defesa, que reúne mais de 20 forças armadas ao redor do mundo”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Ao selecionar a Embraer, a Marinha contribui para o fortalecimento da capacidade tecnológica instalada no país voltada à revitalização e modernização de aeronaves militares.”
Os 12 aviões que serão modernizados são conhecidos mundialmente como A-4 Skyhawk. A modernização restabelecerá a plena capacidade operacional do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha, em sua missão conjunta com os meios navais e aeronavais, nas ações de defesa do país. O programa compreende a recuperação dos aviões e de seus sistemas atuais, além de implementar novos aviônicos, radar, geração elétrica e sistema autônomo de geração de oxigênio.
Esse acordo demonstra o compromisso da Embraer em oferecer a seus clientes produtos modernos, com avançada tecnologia e serviços de qualidade. Recentemente, a Empresa tem trabalhado na modernização das aeronaves de combate F-5 e A-1 (AMX) da Força Aérea Brasileira (FAB). Com mais este programa, a Embraer, atuando em conjunto com a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e o Ministério da Defesa, cumpre o papel de assegurar ganhos em capacitação tecnológica e geração de empregos de alta qualificação no Brasil.

Fonte: Revista Asas
WTFAB

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Modernizar ? ... Meu Deus ...
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Post by 17_Vulture »

WTFAB wrote:Modernizar ? ... Meu Deus ...
Você não tava esperando que, do nada, a MB resolvesse comprar novos vetores, mais avançados, né?

A modernização é, sim, uma ótima solução para os Skyhawks. Na verdade, a utilização deles pela MB já dá sinais de reentrar nos eixos, depois da mudança no prestador dos serviços de manutenção dos motores (argentinos :P).

Essa modernização, com equipamento israelense, vai levar nossos A-4 a um nível substancialmente melhor, provavelmente dotá-los de armamento anti-navio decente e manter os aviadores navais não só voando, como também se preparando para os futuros vetores, tanto em equipamentos, como em doutrinas de ataque.
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WTFAB

Post by WTFAB »

Espero, é de esperar depois de ver que o Senado gasta R$ 9 milhões só com conta de celular ... bem o "oficial", o normal ninguém sabe.
Mas tomara que dê certo mesmo.
Assis

Post by Assis »

17_Vulture wrote:
WTFAB wrote:Modernizar ? ... Meu Deus ...
Você não tava esperando que, do nada, a MB resolvesse comprar novos vetores, mais avançados, né?

A modernização é, sim, uma ótima solução para os Skyhawks. Na verdade, a utilização deles pela MB já dá sinais de reentrar nos eixos, depois da mudança no prestador dos serviços de manutenção dos motores (argentinos :P).

Essa modernização, com equipamento israelense, vai levar nossos A-4 a um nível substancialmente melhor, provavelmente dotá-los de armamento anti-navio decente e manter os aviadores navais não só voando, como também se preparando para os futuros vetores, tanto em equipamentos, como em doutrinas de ataque.
Modernizar o que se ta tudo sucateado??? So tem uma anv voando, o resto tudo baixado por falta de peca e pela pratica excelente de manutencao via canibalismo......
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Post by 17_Vulture »

Os tempos em que tinha somente UM A-4 voando já passaram. Hoje tem poucos ainda, é verdade, mas já não é mais só um. E quase todos os que tavam em terra, o estavam justamente por causa dos motores...

Larga um pouco essa aura de negativismo e teoria da conspiração, vai Assis...
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MaGOid

Post by MaGOid »

A Marinha ainda não tem muita experiência com caças. Ela passou décadas voando só helicópteros.

O A-4, no contexto atual, é uma aeronave de transição, que dará a marinha experiência com aeronaves de alta performance, criará uma base para que ela crie uma doutrina de emprego desses vetores e mostrará a Marinha o que ela deverá procurar num caça que ela venha adquirir no futuro.

Isso é iimportante porque, se ela compra-se um caça agora, sem a experiência ela poderia descobrir que o modelo escolhido não era o que melhor se adequava as necessidades do teatro brasileiro. É como se você pedisse a uma pessoa que acabou de tirar a carteira de motorista que ela escolha um carro para toda a família usar. Obviamente que o leigo irá cair na conversa dos outros e acabará comprando algo que não se adequa as necessidades de uso da família.
Assis

Post by Assis »

17_Vulture wrote:Os tempos em que tinha somente UM A-4 voando já passaram. Hoje tem poucos ainda, é verdade, mas já não é mais só um. E quase todos os que tavam em terra, o estavam justamente por causa dos motores...

Larga um pouco essa aura de negativismo e teoria da conspiração, vai Assis...
Cara não é aurea de negativismo e nem conspiração, o que tem que se olhar e o real da coisa, procure mais informações, nao só de pilotos e nem de revistas vibrantes, cara as coisas nao giram pq o brigadeiro ou almirante ou general ou o ministerio da defesa acha que é o ideal para o nosso territotio, aqui as coisas giram por força politica, quem molhar a mao melhor leva. Tem que parar de sonhar e olhar o cenario olitico que envolve essas coisas... Pelo que vi ha uns meses atras somente um A -4 estava em condições de vôo se colocaram mais anvs em serviço num sei.......
Não sou negativista e nem pessimista, queria que fosse uma coisa séria, só isso.. nessas partes de modernização e seus derivados procuro nao sonhar, só ser realizta!
Abraço
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Post by 17_Vulture »

Se você quer falar em realidade, modernizar o que se tem é a realidade, principalmente com os ganhos de tecnologia para a indústria nacional.

Sonho é pensar em aeronaves novas para uma força que ainda tá engatinhando. É dar uma moto a uma criança de 3 anos...

Fora que num programa de compra também teria o jogo político, provavelmente até maior, vide FX e FX-2.

Seus dois discursos são completamente contraditórios.

Por fim, me recuso a ouvir de um cara que tá com informações mais do que atrasadas que eu que tenho que "procurar mais informações"...
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Assis

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17_Vulture wrote:Se você quer falar em realidade, modernizar o que se tem é a realidade, principalmente com os ganhos de tecnologia para a indústria nacional.

Sonho é pensar em aeronaves novas para uma força que ainda tá engatinhando. É dar uma moto a uma criança de 3 anos...

Fora que num programa de compra também teria o jogo político, provavelmente até maior, vide FX e FX-2.

Seus dois discursos são completamente contraditórios.

Por fim, me recuso a ouvir de um cara que tá com informações mais do que atrasadas que eu que tenho que "procurar mais informações"...
Ok vulture, desculpe se meus dois discursos são contraditorio, acho que realmente não conheço sobre o assunto. Não quero brigas, só disse para não ficar lendo somente revistas ASAS e nem a RFA, só isso.
Você trabalha na área aeronautica?
Abraço
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Post by 17_Vulture »

Não trabalho Assis, mas é questão de coerência.

Esqueçamos por um momento que a Marinha ainda não tá 100% dominando a aviação de asa fixa e suponhamos que este patamar já foi alcançado. A gente compraria aeronaves novas (Rafale? SH?) pra colocar aonde? O SP não vai aguentar nenhuma delas sem investimentos, e fazê-los num navio que se aproxima do final de sua vida útil pode não ser a melhor escolha. A única opção seria colocar Harriers, mas vai se querer investir numa aeronave completamente ímpar, que requer treinamento diferenciado pra algo temporário?

É melhor postergar a aquisição de uma aeronave mais avançada pra quando elas tiverem onde embarcar. Enquanto isso, a Marinha vai se aperfeiçoando.
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Assis

Post by Assis »

17_Vulture wrote:Não trabalho Assis, mas é questão de coerência.

Esqueçamos por um momento que a Marinha ainda não tá 100% dominando a aviação de asa fixa e suponhamos que este patamar já foi alcançado. A gente compraria aeronaves novas (Rafale? SH?) pra colocar aonde? O SP não vai aguentar nenhuma delas sem investimentos, e fazê-los num navio que se aproxima do final de sua vida útil pode não ser a melhor escolha. A única opção seria colocar Harriers, mas vai se querer investir numa aeronave completamente ímpar, que requer treinamento diferenciado pra algo temporário?

É melhor postergar a aquisição de uma aeronave mais avançada pra quando elas tiverem onde embarcar. Enquanto isso, a Marinha vai se aperfeiçoando.
Ok...otima coerencia..
Sem mais..
Grande abraco
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Post by 17_Vulture »

Brilhante argumento...
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Assis

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17_Vulture wrote:Brilhante argumento...
Obrigado amigo Ph.D, sabia que iria gostar! rs
Abraco
WTFAB

Post by WTFAB »

Um suposição ... no caso da aquisição de novas aeronaves (ex: F-18XX).
Não poderia haver uma possibilidade de operar através de bases fixas ao invés dos precários porta-aviões ?
Creio que esta é uma pergunta interessante, isso inclusive foi adotado pela MARINHA ARGENTINA. Pois daria para calcular qual seria o mais vantajoso, operar com aeronaves modernizadas de um PA em constantes reformas ou com aeronaves novas (ou semi-novas porém mais modernas) através de bases fixas.
Poderia até ser avaliado uma operação em conjunto com a FAB por exemplo. Recentemente a cooperação entre as forças se mostrou muito útil no exemplo EXE + FAB em Manaus, ambos operam na mesma base porém em lados opostos. O EXE usa a pista da aeronáutica e a FAB usa o simulador do EXE para treinar.
Ao meu ver seria um ponto a ser analisado. O que acham ?
Abs
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