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Milagre do A-320

Posted: 15 Jan 2009 22:44
by JRRJ

Posted: 16 Jan 2009 10:28
by Assis
O importante a ressaltar e que o comandante desse vôo também é engenheiro especialista em dinamica de vôo, isso sem duvidas nenhuma foi crucial para esse pouso, por conhecer profundamente os efeitos aerodinamicos da aeronave ele decidiu pousar no rio, se fosse outro comandante que não soubesse bem sobre esse assunto ele iria tentar retornar para o aeroporto, aí seria fatal! Uma curva um pouco mais inclinada para o retorno iria perder drasticamente a sustentação e poderia cair sobre a cidade!
Abraços

Posted: 16 Jan 2009 10:44
by Hotsea
Não sou especilista (mas para minha noiva, sim! hehehe).

Na conversa que tivemos, eu expliquei que para ele ditchar (30 minutos explicando oq é ditch) na água, ele deveria estar com o avião á menos de 150mph. Só assim se explicaria ele ditchar na água sem ninguém morrer...


To certo?

Posted: 16 Jan 2009 12:44
by Assis
Hotsea cada aeronave tem uma velocidade para o procedimento de ditching. Essa velocidade não e padrão para todas as aeronaves. Sei que para pouso de aeronaves com perda de potencia, a aproximação deverá ser efetuada com velocidade maior que a velocidade normal de aproximação, pois esse excesso de velocidade permitira que o planeio seja quebrado gradualmente e mais cedo, com isso havera uma maior margem no arredondamento, evitando um stol ou uma placada.

Procedimentos para arremissagem(Termo tecnico correto para pouso em agua).

A aproximação final para o pouso deverá ser feita em VREF e com uma razão de descida de 200 a 300 pes por minuto, flaps maximo ou flaps apropriado de pousos para condições exixtentes, trem de pouso recolhido e OUTFLOW VALVES fechadas. O piloto devera manter a atitude de aproximação e a VREF até bem proximo a agua, isso se possivel. Ao efetuar FLARE, rode lentamente para a atitude de toque. Mantenha a velocidade e a razão de descida utilizando potencia e efetuar o procedimento de ditching de acordo com o manual da aeronave

Abraços

Posted: 16 Jan 2009 14:43
by WTFAB
Ele é ex-piloto da USAAF isso já explica 70% do pouso bem sucedido.

Posted: 16 Jan 2009 17:54
by 33_Costa
Verdade, sempre esqueço que os pilotos militares são melhores que os civis.

Posted: 16 Jan 2009 18:34
by WTFAB
Nem sempre hein. Isso apenas ajuda mais não é tudo, digo que foi 70% pois o treino dos pilotos militares é mais complexo e abrangente.
Já soube de piloto de C-130 da FAB sendo zuado no pouso por pilotos da TAM pela bela "porrada" na hora de pousar, não me recordo o aeroporto.

Posted: 16 Jan 2009 19:16
by LBR_Nowotny
WTFAB wrote:Nem sempre hein. Isso apenas ajuda mais não é tudo, digo que foi 70% pois o treino dos pilotos militares é mais complexo e abrangente.
Já soube de piloto de C-130 da FAB sendo zuado no pouso por pilotos da TAM pela bela "porrada" na hora de pousar, não me recordo o aeroporto.


hahaha eu já voei em um C-99 em que o piloto fez um pouso bem forte hahahaha, na verdade acho que é mais comum do que se pensa um piloto militar pousar forte, já que ele não ''carrega'' muitos pax.

Já o piloto ai do A320 tinha vários cursos de segurança em vôo, entre outros que concerteza foram definitivos para o sucesso desse pouso !

Posted: 16 Jan 2009 19:35
by MaGOid
Ele só fez o que eu ensinei pra ele, nada mais.

Posted: 16 Jan 2009 19:43
by 28_Condor
S!


Não sou piloto, apenas um simples piloto virtual, mas acho que cada tipo de avião requer um tipo diferente de foco, pelo curriculo do cara, todo o foco do cara nos seus ultimos anos era a segurança na aviação civil, que foi o que fez diferença, afinal...

Um piloto militar, jogado de repente para dar conta de um pepino deses num airbus iria se sentir perdido, e vice-versa.



SP!

Posted: 16 Jan 2009 19:54
by 13_Diniz
Esse é Mestre :ok

Posted: 16 Jan 2009 20:12
by JRRJ
Realmente não temos muitos acidentes relatados de amerrissagem.

O unico que me lembro foi aquele avião sequestrado que ficou sem fuel proximo da costa e no acidente morreram mais de cem pessoas. Houve sobreviventes e tem até video de um turista na praia.

http://www.youtube.com/watch?v=tZyDrpeWoBw

Até hoje nao entendo como esse piloto foi pousar desse jeito escroto deixando a asa direita tocar primeiro na agua.

Esse de ontem foi perfeito, e até esse da Africa tambem poderia ser se o piloto tivesse nivelado.

A diferença é que o piloto do A-320, já sem motores, conseguiu curvar sem perder a sustentação e nivelar para o pouso no rio hudson. Segundo a imprensa, a perda dos fans aconteceu a pouco mais de 3000fts, baixissimo. Isso sim fez a diferença.

Agora será que foi mesmo os passaros?. Na Globo News um especialista disse que precisa de varios para parar um fan, e para parar os dois?.

Posted: 16 Jan 2009 20:36
by 28_Condor
S!

Bem, se o piloto ainda estava com uma arma apontada pra ele, imagino que o stress deve ter afetado bastante sua atenção...






SP!

Posted: 16 Jan 2009 20:50
by 22_Ponte
S!
WTFAB wrote:Nem sempre hein. Isso apenas ajuda mais não é tudo, digo que foi 70% pois o treino dos pilotos militares é mais complexo e abrangente.
Nos EUA sim.

SP!

Posted: 16 Jan 2009 21:33
by WTFAB
22_Ponte wrote: Nos EUA sim.
No Brasil não seria ?