Justiça libera usuário do Velox de provedor

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
20_Kyrodus

Justiça libera usuário do Velox de provedor

Post by 20_Kyrodus »

Do site Info Online:
"SÃO PAULO - Os usuários de banda larga Velox não terão que mais que pagar por provedor de acesso.

O juiz Antonio Carlos Campelo atendeu a um pedido do Ministério Público Federal no Pará e determinou que a Telemar/Oi ofereça acesso a internet sem provedor para todos os clientes do serviço Velox.

A decisão considera que a prática da Telemar configurava venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Telemar terão que pagar multa diária de R$ 100 mil a cada caso de descumprimento da decisão judicial, que começa a valer a partir do momento em que forem notificadas pela Justiça Federal.

A Telemar pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O processo tramita em Belém.

Procurada pela reportagem, a Oi afirmou que não comenta ações judiciais em curso."
Assim que eu puder, eu ligo pra Velox e vejo "qualé"! Façam o mesmo e postem aqui as experiências! Já era hora desse absurdo acabar!

SP!
09_Guerra

Post by 09_Guerra »

Idem
SP!

Jambock__09 Guerra
Conhecimento é poder. Ter paciência para alcançá-lo é fundamental.
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Sem sacanagem, nunca usei provedor... O cara que fez a instalação deu uma bobeira e logou com o número do provedor "deles" para testar e esqueceu de resetar o modem depois.

Uso até hoje :lol: :lol: :lol:

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
09_Guerra

Post by 09_Guerra »

Deixa quieto ....
SP!

Jambock__09 Guerra
Conhecimento é poder. Ter paciência para alcançá-lo é fundamental.
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano

Post by 36_Killer-Ants »

18_Guerra wrote:Deixa quieto ....
Tô deixando quieto há 7 anos já :lol: :lol: :lol:

Economizei uns R$ 2.000 nesse meio tempo.
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
07_Phantom
Veterano
Veterano

Post by 07_Phantom »

S!

Link do processo:

http://processual-pa.trf1.gov.br/Proces ... 9000091470
abusar.org wrote: Processo PROCOM /MPF - Pará
Telemar pode ser obrigada a garantir internet sem provedor

Última modificação 11/09/2008 14:13

www.prpa.mpf.gov.br

ACP_Venda casada-Velox_1.pdf

MPF no Pará pediu à Justiça que cancele exigência ilegal feita aos consumidores do serviço Velox. Decisão pode ter alcance nacional

O Ministério Público Federal no Pará ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que seja eliminada a utilização de provedores adicionais (Terra, UOL, Globo, IG) no acesso ao serviço de internet banda larga da Telemar Norte Leste S/A, o Velox. A ação foi proposta hoje à Justiça Federal em Belém, pelo procurador da República Daniel César Azeredo Avelino.

A Telemar é acusada de violar o Código de Defesa do Consumidor, por repassar informações falsas e obrigar a contratação de outras empresas para oferecer um serviço. A Agência Nacional de Telecomunicações foi apontada como responsável também, por ter criado, através do regulamento para o acesso a internet que editou, uma necessidade descabida do ponto de vista técnico.

O MPF sustenta que não há necessidade de contratação de provedor para acesso dos clientes da Velox à internet, porque trata-se de um serviço de telecomunicações. A Telemar afirmou que é responsável apenas pelo fornecimento do sinal de conexão e que os provedores adicionais seriam imprescindíveis para liberar o acesso ao canal da internet ao usuário.

Mas a investigação da Coordenadoria de Informática do MPF concluiu que essa informação é falsa e que os provedores adicionais têm apenas a função de provedores de conteúdo (fornecimento de conta de e-mail, página pessoal ou empresarial na Internet, banco de dados etc), podendo a Telemar oferecer o acesso à internet diretamente.

Uma vez que a contratação dos outros provedores é tecnicamente desnecessária, a Telemar realiza a prática de venda casada, limitando a livre concorrência e o direito de escolha do consumidor, uma vez que esse não tem a opção de utilizar outros provedores que não os oferecidos pela Telemar - provedores gratuitos, por exemplo.

A Anatel figura no processo como ré, para que suspenda a norma que determina o uso dos provedores pagos para acesso a internet. Essa normatização da Anatel ignora as especifidades técnicas da tecnologia ADSL (utilizada no acesso à conexão banda larga e que dispensa o provedor), induzindo o consumidor a um gasto que poderia ser evitado, além de limitar a livre concorrência e o direito à informação para a sociedade.

O procurador pediu que a Justiça, em caso de decisão favorável ao MPF, determine alcance nacional para a mudança. A ação tramita na 5ª Vara da Justiça Federal em Belém com o número 2008.39.00.009147-0.

Hélio Granado

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no Pará

Tels: (91) 3299.0141/0177/0148
E-mail: [email protected]
SP!
Phantom
JRRJ

Post by JRRJ »

36_Killer-Ants wrote:S!
Sem sacanagem, nunca usei provedor... O cara que fez a instalação deu uma bobeira e logou com o número do provedor "deles" para testar e esqueceu de resetar o modem depois.
Uso até hoje :lol: :lol: :lol:
:drink:
K-A
Muitos anos atras quando eu estava brigando pra ter velox(256), uma vez chegaram a instalar e durou 2 semanas ate cancelarem dizendo que minha linha nao podia ser atendida.

Usei um keylogger e peguei a senha deles :lol: . Mais a conexao era reiniciada de 30 em 30 min... Ai usei o plano B.

Aqui na loja nunca usamos provedor, é plano B direto.

Agora com o Ajato, pra nao perder a pratica, peguei ate a senha da VPN que o tecnico usou para habilitar e fazer o registro da ordem de serviço :lol:

O que eu realmente nao entendo é porque a Oi insiste em brigar na justiça por uma coisa que pra ela nao faz diferença?. Se eu nao estou enganado, essa lei que obriga a ter provedor, foi feita para evitar o prejuizo deles certo?
20_Kyrodus

Post by 20_Kyrodus »

S!

No site do Abusar, parece que há um acompanhamento do trâmite do processo, mas, se alguém com mais sagacidade conseguir, por favor poste o link de consultas de processos da Procuradoria do Pará. O número do processo é 2008.39.00.009147-0

Como a Velox ainda não foi notificada, então ainda não vale. Acabei de ligar pra lá, inclusive, mas vou fazer com que meus direitos sejam atendidos quando a lei entrar em vigor.

SP!
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Aqui a NET já faz anos que não usa provedor... não sei se tem NET aí no Rio, mas deve haver um acordo de cumpadres pra eles não entrarem nesse mercado :roll:

Não adianta, aqui no Brasil acaba tudo em Máfia :P

Durma-se com um barulho desses :roll:

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
20_Kyrodus

Post by 20_Kyrodus »

S!

Como assim não tem NET no Rio?! :lol: ... Se não me engano, a NET é do Rio.

Mas é isso mesmo... tecnicamente não há justificativa para o uso do provedor, por isso é venda casada. Mas isso nós já sabíamos desde o primeiro dia em que esses serviços surgiram no país. A Justiça demorou, mas chegou... e tomara que fique.

SP!
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Ué, mas por que voces não usam o Virtua? Aqui dá de 10 x 0 na Telefonica...

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
07_Phantom
Veterano
Veterano

Post by 07_Phantom »

20_Kyrodus wrote: No site do Abusar, parece que há um acompanhamento do trâmite do processo, mas, se alguém com mais sagacidade conseguir, por favor poste o link de consultas de processos da Procuradoria do Pará. O número do processo é 2008.39.00.009147-0
:roll:
07_Phantom wrote:S!

Link do processo:

http://processual-pa.trf1.gov.br/Proces ... 9000091470
SP!
Phantom
JRRJ

Post by JRRJ »

Pessoal,

Não considero venda casada. Acontece que provedor é exigencia da Anatel. Se nao me engano era pra evitar que os provedores falissem.

O que eu nao entendo é a telemar brigar na justiça por uma coisa que nao faz diferença pra ela. Ou rola uma comissãozinha por fora :-?

O velox empresarial já inclui provedor da telemar "de gratis". Mesma coisa para o virtua e o ajato no RJ.
20_Kyrodus

Post by 20_Kyrodus »

S!

JR, o importante é o que o MP acha. E, segundo o MP, a Anatel está errada também, sujeita às mesmas punições da Velox.

A justificativa de que os "provedores iriam falir" é bobagem, pois há inúmeras outras formas de se ganhar dinheiro com um website. A mais óbvia é através de anúncios. Aliás, os discadores que eles fornecem continuam gratuitos. Isso foi venda casada desde o começo, um quartel.

SP!
20_Kyrodus

Post by 20_Kyrodus »

S!

Aliás, valeu, PH... não tinha lembrado do link que postou.

Agora me traduzam o seguinte:

"INTIMACAO / NOTIFICACAO / VISTA ORDENADA MPF"

Isso quer dizer que de fato a intimação já foi expedida, certo? E como saber se a Velox recebeu tal intimação? Apareceria listado no processo? Ou dependeria da "honestidade" da Velox em assumir que recebeu quando eu reclamar de novo?

SP!
Post Reply