Você tecla R uma ou duas vez e vai, ai entra em combate e de repente vem o aviso de Overheat, tecla R mais um punhado de vezes, e ao invéz de abrir o radiador acabou fechado, você não percebe e de repente o motor Twinkle, Skinklee, Troinke.... e solta aquela caracteristica fumaça preta com pedaços do cilindro...
Ou você tenta cliclar novamente RRR... prestando atenção nas posições, não vê um afoito que se aproxima e ouve um Tunk, tunk, tunk... na sua fuselagem, e novamente motor solta uma fumaça preta enquanto a "mother earth" sobe ao seu encontro....
Depois de tentar com macros no SVMapper, usando uma chave toggle (ON-OF-ON) do meu HOTAS, que acabou no mesmo problema de perder a sequêcia correta, estou tentando adaptar este controle numa chave mais adequada e intuitiva, rotativa.
Pensei usar um encoder (ex, scroll de mouse) - que se girado para direita gera um botão, girado para esquerda gera outro - que no final emulariam o R, mas complica pois se tem 6 ou 7 para a direita e 1 para a esquerda, além de usar 2 botões para uma unico comando, o R, requer um controlador USB que suporte encoders (ex.Mjoy16/BU0836X...).
Bom, depois de quebrar a cabeça combinando engrenagens e chaves em busca de algo funcional e fácil de montar cheguei nesta "chave":


É, o aviso esta escrito errado...

drehen Sie sich nur im Uhrzeigersinn
ou
вращаться только по часовой стрелке
É uma adaptação destas chaves rotatórias multi-posição do comércio (~R$ 4,00), funcionando assim:
Rodando para direita, passando pelas posições 2, 4, 6, 8, open, a chave vai enviando em cada posição o comando para o radiador (emulando um R).
O botão Auto é necessário para o P-38, que tem uma posição de radiador a mais, a Open/Auto. Assim, neste avião você leva a chave para a posição Open e aperta o botão Auto.
Com outros aviões é só passar do Open para o Closed ignorando o botão Auto.
O próximo R enviado fecha o radiador e a sequencia é novamente inicada.
Assim, com o knob rotativo e a etiqueta com as diferentes posições se tem um feedback visual da posição do radiador.
Elétricamente para o simulador isso se resume a um botão.
O sistema tem inconvenientes:
O knob só pode ser girado para a direita, ou bagunça sequência

É preciso lembrar de colocar o knob na posição correspondente ao avião voado antes de ligar o motor - alguns começam com o radiador fechado, outros aberto...

Bom, algum PHD em engenharia mecânica por ai tem alguma sugestão mais elegante? Com desenhos no SolidWorks?

E caso algum artista gráfico possa fazer uma etiqueta (Corel, P.Shop...)
com 3 cm de raio externo e 2 cm de raio interno com as cores mostradas acima - dando a entender de ir do frio ao quente - se misturando seria muito bem vindo.
Ah, alguém se lembra de algum avião do IL2 com diferente posições do Radiador, tipicamente 2, 4, 6, 8, Open (Open/Auto do P-38 ), Closed?

Ufa, que novela por causa de um R.
Sokol1