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Estrelas Vermelhas sobre a Coréia (Revista Asas)

Posted: 30 Apr 2008 13:24
by 22_Ponte
S!

Quem puder comprar e ler a matéria deste bimestre da Revista Asas vai ter uma grande leitura pela frente.

A matéria principal é sobre os 55 anos da Guerra da Coréia.

http://www.revistaasas.com.br

A matéria é fundamentada e mostra o que Dogfights do THC não apresenta.

Vale a pena mesmo.


SP!

Posted: 30 Apr 2008 20:20
by MaGOid
O Venik também já abordou o assunto de forma extensa:

http://www.aeronautics.ru/nws002/migs_i ... part_i.htm

E a curiosa história sobre como os Soviéticos obtiveram o primeiro Sabre capturado:

http://www.aeronautics.ru/nws002/the_hu ... _sabre.htm
http://www.aeronautics.ru/nws002/the_hu ... bre_ii.htm

Posted: 30 Apr 2008 22:44
by 21_Sokol1
Muito interessante, sobre o mito dos "10:1'" dos gringos na Korea.
There was an enormous gap is the number of experienced pilots in the US and the USSR after the Second World War. And this gap remained during the Korean War as well, allowing the Soviet VVS to attain a favorable 3.3:1 kill ratio against the UN aircraft. During the Korean War the VVS pilots flew 1,872 combat sorties and downed 1,106 US-made aircraft, of which 650 were F-86 "Sabres." In air combat over Korea against the VVS, Americans lost about two "Sabres" for every downed Soviet MiG-15. ["Russian Weapons: War and Peace," by Vladimir Babych, 1997]

During the Korean War, the best American ace, Capt. MacConnel, was credited with shooting down 16 MiG-15s, while the best Soviet ace, Capt. Sutyagin, downed 23 American aircraft. ["Duel" N 20 (42) - 21(43), 1997] The gap between Soviet and American aces remained during the Korean War: there were 40 American aces who were credited with shooting down 5 or more enemy fighters, while the number of Soviet aces with 5 or more kills was 51. ["Duel" N 20 (42) - 21(43), 1997]

The number of Soviet non-combat losses was only 10 aircraft. The number of non-combat losses, officially admitted by the US, is 945 ["The United States Air Force in Korea 1950-1953" by Robert Futrell]. This enormous number non-combat losses is a testament to the "superior" training of American pilots as well as to the attempts on the part of the US government and the military to present combat losses as "accidents."
Sokol1

Posted: 01 May 2008 00:40
by 28_Condor
S!

Legal também o depoimento do piloto inglês Maurice John Cheyney.

Ele conta, entre outras coisas, sobre o fogo amigo sofrido pelo esquadrão de Typhoons em que estava: após bombarem uma com sucesso uma base de V-2, surgiram do alto dois P-47 que metralaharam o grupo e zarparam, matando um dos ingleses...

Lembarando o fato comentou: "era sempre necessário tomar muito cuidado com os americanos. Eles atacavam qualquer um. Eram muito perigosos" :roll:



SP!

Posted: 01 May 2008 10:59
by MaGOid
Falando em superioridade aérea, vocês já devem ter ouvido falar do recorde de combate do F-15 (96X0) e no do F-16 (44X0). mas vocês sabiam que um F-16 já foi derrubado em combate aéreo? Um doce pra quem dizer quem foi o carrasco dele.

Posted: 01 May 2008 11:45
by 21_Sokol1
Bem, durante os combates da PAF (Força Aérea do Paquistão) contra as violações de seu seu espaço aéreo nos anos 80 por intrusos (russos) vindos do Afeganistão, quando derrubaram pelo menos 8 destes intrusos (SU-22, An-26, Mig-23, Su-25) um F-16 foi perdido em combate, em 29.04.87, mas segundo consta atingido pelo sidewider disparado por outro F-16, durante um "skirmist" com Migs-23 da "Força Aérea Afegã".

Sokol1