ALX > Jato de primeira linha: sim ou não?

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MaGOid

ALX > Jato de primeira linha: sim ou não?

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Ontem comprei o último nº da RFA, e numa reportagem sobre o 3º/3º GAV, que opera os ALX no pantanal, há um trecho onde o autor comenta que a FAB não estaria muito inclinada em mandar os pilotos direto do ALX pro F-5, mas para o AMX sim.

Esse é certamente um assunto polêmico, cortar o jato intermediário (Xavante, Hawk, Alpha Jet) e mandar a gurizada direto pros supersônicos. Como eu não sou piloto, não pertenço a Força nem sou ninguém importante para dizer o que a Força deve fazer, venho convidar os colegas a expressarem suas opiniões, de preferência citando fontes com algum respaldo técnico sólido, afinal isso não influenciará ninguém do lado de lá.

A princípio, cortar o jato intermediário parece possível, segundo um ex-piloto da FAB, que deu uma intrevista à RFA no começo do projeto ALX:

- A USAF manda um piloto de um T-6 (Pilatus PC-9, equivante ao ALX) para um T-38 (biplace de F-5A);
- Jato intermediário não tem desempenho de jato de primeira linha;
- A antiga Varig mandava o piloto em treinamento de um Piper Seneca (pequeno bimotor) para o 2P de um Boeing 737;
- Todo avião homologado cumpre normas de qualidade de vôo, por exemplo, curva base para o pouso, segundo norma tal, será igual em todos os aviões que a obedecerem;
- A arena de vôo de um caça de primeira linha é proporcionalmente muito maior entre um F-5 e um Xavante, do que entre um Xavante e um ALX;
- Simuladores modernos ajudam a fazer uma transição suave, fazendo com que os alunos saibam antecipadamente o envelope de vôo de uma aeronave, antes de voar nela fisicamente;
- Cortar o caça intermediário é necessário porque o orçamento da força só vai diminuir, não aumentar. Toda gordura que pode ser cortada deverá ser, para não prejudicar a aviação de primeira linha;
- Caças mais modernos são mais fáceis de pilotar. Aviões com FBW nãos estolam nem entram ficam descontrolados.

Contra a idéia de cortar o jato intermediário, vem algumas citações também:

- O AMX pode ter FBW e ser fácil de pilotar, mas o F-5E não;
- Nenhuma Força no mundo adota esse modelo;
- As Forças estão modernizando/comprando jatos intermediários novos;
- Jato intermediário é um conceito já sólido e que funciona;
- O pulo de um turbohélice pra um supersônico é grande demais, ninguém faz isso lá fora, porque nós devemos?
- Você luta como você treina;
- E outras mais que eu não lembro agora.

Senhores pilotos virtuais com milhares de horas de vôo em combate, por favos se manifestem :D
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Post by 17_Vulture »

Em termos de aviônica, a transição ALX --> F-5 tende a ser tranqüila, agora que a suite de ambos guarda muito em comum.

Quanto ao vôo em si, acho mais complicado. Se tivéssemos dinheiro, veria com bons olhos um M-346, Yak-130 ou MiG-AT, ou mesmo um T-50, AlphaJet ou Pampa. Na situação em que está, melhor gastar dinheiro com os aviões de linha que nos de treinamento.

Uma opção interessante seria a Embraer desenvolver um jato intermediário, ou melhorar a idéia do AMX-T. Isto certamente diminuiria custos.
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MaGOid

Post by MaGOid »

Se realmente a força vier a comprar um jato de treinamento, o AMX-T seria o grande candidato, pois ele custa o mesmo (ou menos) que os outros jatos novos, tendo ainda a grande vantagem de já estar em operação, o que diminui de forma brutal os gastos com a sua introdução em serviço. É um passo lógico. Se já temos como fazer um avião aqui, porque comprar um fora?
Mas eu não apostaria nele para exportação, já que os potenciais clientes dificilmente deixariam de comprar um projeto novo (decada de 90) como o M-346, do que um AMX-T (decada de 80).
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Post by 17_Vulture »

O problema do AMX-T, hoje, é que o envelope de vôo dele é no estilo da aviação de ataque, não da aviação de caça. A Força tem, assim, uma lacuna a ser preenchida na formação dos caçadores.

E estes citados anteriormente são todos com perfil de caça/ataque ou seja, cumprem ambas as funções. Se a Embraer for pensar em algo a mais do que os atuais clientes de AMX, tem que mudar drasticamente o conceito empregado, e tenho dúvidas se HOJE ela é capaz disso. Talvez com a vinda dos Rafales... :roll:
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