Matos,
Eu já montei 4, dois Mjoy 8 e dois Mjoy16.
Um mojoy 8 esta num Saitek X-36 gameporte, convertido para USB.
Outro, na carcaça de uma antigo Rádio Controle Futata AM, transformado em controle USB para o simulador de aeromodelo Aerofly (e similares).
Os Mjoys 16 estão aguardando serem colocados em dois joys Suncon F-15 Talon gameporte.
Recomendo construir o Mjoy16, que alem de ter mais recursos, é mais fácil de programar - embora a operação sera a mesma - tem um esquema eletrico mais simples, o que significa um PCB com trilhas menos complicadas.
A diferença de custo entre o MCU ATMEGA8 e o ATEMAGA16 é de R$ 5,00 com o vendedor WorldPic do M.Livre, que tem todos os componentes necessários. O custo do material gira em torno de R$ 30,00.
A montagem pode ser feita em 1/2 hora, dependendo de sua experiência com montagem/soldagem., e do PCB escolhido, que pode ser simples ou complexo, se incluir a matrix de diodos.
A matrix de diodos é necessária para evitar que ao apertar 3 ou mais botões seja criado um botão fantasma, tal como acontece com teclados (de PC). Ela pode ser montada no proprio PCB do Mjoy - que fica complexo.
Ou num PCB separado, então dela para cada botão (possiveis 96 entre momentâneos, toggle (ON-OF) e encorders.
O inconveniente é que gera uma imensa quantidade de fios: 192.
Ou, colocando um diodo em um dos polos de cada botão usado, combinar as linhas e colunas com os fios vindo do Mjoy, que neste caso são em menos quantidade, basicamente 12 x 8.
Considerando o baixo custo do material, a quantidade de recursos oferecidos - 96 botões, HAT de 8 ângulos e 8 eixos é uma excelente opção para o "pit builder" brasileiro, considerada a falta de opções de bom custo benéfico de controladores no nosso mercado. Bem como a dificuldade - para quem não tem C.Crédito Internacional de importar o ótimo BU0836, Plasma V2, etc.
Pelas mesmas razões o Mjoy é muito usado pela comunidade simuleira do leste europeu (Russia e vizinhanças). Curiosamente, o projeto de ~2004 foi praticamente ignorado no ocidente, conheço uns exemplares da Finlândia, Australia...
Aparentemente a comunidade tupiniquim esta descobrindo o Mjoy, vide tópicos no CasemodBr, no forum do Clube do hardware, na comunidade de IL2 do Orkut e na Aerovirtual, onde iniciei um tópico em 2006.
O Mindaugas (ou MeanDog) não mantem mais o site
www.mindaugas.com - pelo que li ele se tornou botânico não mais participando da comunidade simuleira, mas a s informações estão salvas no WebArchive e em centenas de HDs por ai.
Um bom tutorial para montar rapidamente o Mjoy (8), para o 16, substitua o MCU ATMEGA, o firmware e a configuração do Security Bits:
http://br.geocities.com/zerodigit1/MJOY/index.htm
Se precisar de mais informação, dê um toque.
Sokol1