Page 1 of 1

"Counter-Strike" e "EverQuest" estão pro

Posted: 18 Jan 2008 20:11
by 19_ALPHA
18/01/2008 - 11h20
"Counter-Strike" e "EverQuest" estão proibidos no Brasil

Desde a última quinta-feira (17), "EverQuest" e "Counter-Strike" começaram a ser apreendidos em Goiás pelo Procon - a decisão, contudo, se estende por todo território nacional -, por serem "considerados impróprios para o consumo, na medida em que são nocivos à saúde dos consumidores, em ofensa ao disposto nos artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV, todos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor". A decisão foi proferida pelo Juízo da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais e publicada no site oficial do Procon/GO.

Em aparente alusão ao mapa cs_rio, ambientado em uma favela brasileira, "Counter-Strike" é descrito como um jogo em que "traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros". O texto ainda afirma, sem citar nomes ou pesquisas, que "na visão de especialistas o jogo ensina técnicas de guerra".

Quanto à "EverQuest", de acordo com o texto o RPG online "leva o jogador ao total desvirtuamento e conflitos psicológicos 'pesados'; pois as tarefas que este recebe, podem ser boas ou más".

Para o Procon/GO, "os jogos violentos ou que tragam a tônica da violência são capazes de formar indivíduos agressivos, sobressaindo evidente que é forte o seu poder de influência sobre o psiquismo, reforçando atitudes agressivas em certos indivíduos e grupos sociais".

No site, o Procon/GO diz ainda que qualquer consumidor goiano que se deparar com a comercialização ou distribuição de "Counter-Strike" ou "EverQuest" pode acionar o órgão, visando a apreensão dos produtos.

No Brasil, todos os jogos comercializados oficialmente são classificados por faixa etária pelo Ministério da Justiça. "Counter-Strike" é vendido para maiores de 18 anos, enquanto "EverQuest" não possui distribuição oficial no país. No passado, quando ainda não havia a política de classificação, já foram banidos do país jogos como "Carmageddon", "Postal" e "Grand Theft Auto".

FONTE: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/200 ... u7954.jhtm

Posted: 18 Jan 2008 20:33
by 34_Bodoque
S!

Que babaquice isso heim? :P

SP!

Posted: 18 Jan 2008 20:42
by 20_Kyrodus
S!

R-I-D-Í-C-U-L-O!!!

A internet, os jornais e a TV estão NOS ENTOPEM DIARIAMENTE com notícias de tragédias, relatos de assassinatos, fotografias de pessoas mortas, imagens de tiroteio, imagens de tráfico de intorpecentes, corrupção ativa, e tudo que tem de ruim.

É a indústria da construção de um medo coletivo. Quem tem a informação, tem poder, então eles podem escrever o que quiserem, convencer a quem quiserem e censurar o que quiserem.

Isso é hipocrisia e medo! Retrocesso!

SP!

Posted: 19 Jan 2008 15:07
by 20_Kyrodus
S!

Notícia divulgada no site grigo Worthplaying

http://www.worthplaying.com/article.php ... =0&thold=0

SP!

Posted: 19 Jan 2008 15:57
by 19_ALPHA
Realmente é Lamentavel. ..

mas. ..isso não irá gerar muitas barreiras eu acho. ..quem quer. ..consegue. ...c nao he comprando o CDzinho na loja, é comprando pelo Steam(como eu fiz)!

Posted: 19 Jan 2008 16:17
by 20_Kyrodus
S!

É verdade, Alpha... "proibir" nos dias de hoje não quer dizer "não ter acesso".

A importância da mídia de jogos eletrônicos é algo que a geração governante atual, da época dos peões e rádio-novelas, nunca irá compreender. Somente as gerações mais recentes irão enxergar as novas mídias eletrônicas com o respeito e reconhecimento que merecem.

SP!