Page 1 of 1

Humvee do Mercosul

Posted: 08 Nov 2007 08:12
by MaGOid
Foram entregues 8 unidades do "Gaúcho" pre-série para o exécito argentino, dessa viatura destinada ao transporte militar leve. Para quem nunca ouviu falar, o "Gaúcho" é um projeto conjunto dos exércitos da Argentina e do Brasil, destinado a fornecer um veículo de trasporte militar qualquer terreno, leve, resistente e aerotransportável, nos moldes do Humvee americano, porém mais leve (o Humvee pesa cerca de 2340kg) e barato que este. A característica mais notável do projeto, é o fato de ele ser baixo e de se possível empilhar (isso mesmo!) até 1 deles em cima do outro, para transporte dentro de um C-130. Assim, até 4 deles podem ser transportados dentro de um Hércules.
Fotos e mais informações aqui:
http://www.segurancaedefesa.com/Gaucho_EA.html

Mais dados do projeto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Viatura_Le ... vel_Gaúcho
http://www.exercito.gov.br/VO/188/viatura.htm
http://www.defesanet.com.br/eb/proyecto_ar_br_1.htm (fotos do protótipo)

Convenhamos que as unidades de pre-série ficaram stile :D :D

Re: Humvee do Mercosul

Posted: 08 Nov 2007 14:34
by 31_CrossBones
:skull:

S!
MaGOid wrote: nos moldes do Humvee americano, porém mais leve (o Humvee pesa cerca de 2340kg) e barato que este.
Admito que perante às dificuldades enfrentadas pelas forças armadas, um projeto desse porte sair do papel é um grande mérito. Mas temos que ser realistas, comparar este veículo com um HumVee é fora da realidade. Ele é praticamente sem blindagem. Se o próprio HumVee já é chamado de "Caixão de Quatro Rodas" pela pouca blindagem que possui, imagine esse aí em combate.....

Para se ter uma idéia, o exército americano já procura um substituto para ele que seja maior, e desempenhe melhor transporte em combate.

Image

Image

Na realidade ele está mais para um "Jipão". Nesse quesito ele faz bonito.

SP!

Posted: 08 Nov 2007 15:13
by 17_Vulture
Mas taí, acho que nem o HumVee, muito menos o Gaúcho foram feitos pensando em combate direto. Eles são veículos de transporte leve, de baixa blindagem. É pra dar mobilidade às tropas, não proteção.

Eu particularmente, prefiro passar a 120 por hora sem proteção mas podendo responder fogo do que correndo a 10/15 por hora sem conseguir sequer pensar em segurar uma arma.

Agora, vamos ver se sai mesmo do papel, em escala industrial, ou se fica só nos primeiros exemplares... :-?

Posted: 08 Nov 2007 16:27
by Macedo
É... a idéia de cooperação entre os dois países é muito boa. Principalmente porque não consigo entender a ausência do Brasil nas Falklands... agora é hora de apoiar a Argentina em um desenvolvimento deste tipo. Agora, se este veículo for alvejado, meu amigo... não sobra um! Como disse nosso amigo, tem que cruzar a estrada a 120 Km! :-D

Posted: 08 Nov 2007 17:45
by 31_CrossBones
:skull:

S!
17_Vulture wrote: Eu particularmente, prefiro passar a 120 por hora sem proteção mas podendo responder fogo do que correndo a 10/15 por hora sem conseguir sequer pensar em segurar uma arma.
He he he...a idéia é boa, Vult. :)

Também concordo que nenhum dos dois veículos foram projetados pensando em combate direto. Mas e no caso de uma emboscada? Uma mina? São situações inesperadas em que uma blindagem pode ser a diferença entre a vida e a morte. E é exatamente este o problema enfrentado pelo HumVee no Oriente Médio.

SP!

Posted: 08 Nov 2007 18:09
by 17_Vulture
31_CrossBones wrote:E é exatamente este o problema enfrentado pelo HumVee no Oriente Médio.
Mas pro Oriente Médio eu não vou nem no tanque mais moderno que inventarem... :lol: :lol: :lol:

Posted: 08 Nov 2007 18:22
by 31_CrossBones
:skull:

S!
17_Vulture wrote:Mas pro Oriente Médio eu não vou nem no tanque mais moderno que inventarem... :lol: :lol: :lol:
Verdade...nem eu :lol: :lol:

Mas já que o nosso país tem (nem imagino o pq) fama de lar de corruptos, somente espero que esse veículo não seja criado para ser mais uma mina de ouro :-P

SP!

Posted: 08 Nov 2007 19:11
by Gutierrez
Olha.. num fala... que o EE-T11 Osório era um magnífico Tanque.

Posted: 08 Nov 2007 19:16
by 31_CrossBones
:skull:

S!



A nomeclatura correta é EE-T1 Osório
Gutierrez wrote: era

Esse é o problema daqui.....onde foi parar a Engesa? :roll:

Quando os Estados Unidos impediram que a Engesa vendesse 702 tanques Osório para o exército saudita, nosso excelentíssimo senhor presidente da república Fernando Collor de Mello simplesmente virou as costas para a Engesa e decretou a morte da empresa.

Depois deste triste episódio, o governo brasileiro comprou para o Exército 87 tanques Leopard lAl da Bélgica e 91 M-60 A3 TTS dos EUA.

A Engesa atuava em diversos segmentos da economia e exportava para 37 países, muitos deles árabes. Hoje, com certeza, seria uma das maiores do mundo.

Simplesmente, lamentável.

SP!

Posted: 08 Nov 2007 20:43
by MaGOid
Eu acho a comparação com o Humvee válida porque ele foi projetado com uma blindagem mínima em mente. Blindagem contra fuzis para ser mais preciso. Com certeza a versão final do Gaúcho vai incorporar isso também, pois o Brasil é fabricante de blindagens modernas e leves (vide ALX). O Humvee hoje, mais particularmente os usado no Iraque, receberam blindagem adicional porque eles são usados atualmente como veículos de patrulha urbana, coisa não prevista no projeto original. Neste caso estão acontecendo 2 problemas: 1- por mais blindagem que os americanos amontoem nele, ele não é uma viatura blindada sobre rodas, por isso tantos são destruidos por minas e fogo pesado dentro das selvas urbanas do iraque. Ele não tem como se equiparar a um Urutu ou ao moderno Patria AMV. 2- essa blindagem extra diminui o desempenho do veículo e está provocando desgaste acentuado no mesmo, pois o peso adicional colocado nele não estava previsto no projeto original. O Humvee foi feito como veículo multifuncional, um meio termo entre um jipe Willis e um caminhão pequeno. O conceito dele se provou um sucesso e um fracasso ao mesmo tempo, pois o custo dele foi a estratosfera, pois foi feito muito especialisado e sem se basear num projeto civil. Pelo menos o Gaúcho usa o motor MWM 4Cilindros Diesel da Chevrolet S-10 e Nissan Frontier, o que deve ajudar a diminuir os custos.

Posted: 15 Dec 2007 18:58
by MaGOid
Achei um vídeo do bichinho, onde suas qualidades são demonstradas. Vale a pena ver:

http://www.youtube.com/watch?v=SuumfY0Nqhc

Posted: 16 Dec 2007 00:07
by 04_Nospheratus
Pitoresco o início do vídeo :D

Posted: 16 Dec 2007 02:47
by Gutierrez
Bacana!

Podiam fazer como fizeram com o Humvee nos states.

Fazer uma versão civil para venda em série.

Seria bacana.