Page 1 of 1

só 37% que vergonha....

Posted: 17 Oct 2007 23:23
by 02_Weissheimer
"Deveria ser pública a audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Porém, a pedido do brigadeiro Juniti Saito, fecharam-se as portas. Em reserva, o Comandante da Aeronáutica revelou aos deputados detalhes da situação de penúria vivenciada pela Força Aérea Brasileira. Disse que a FAB não tem dinheiro nem para a manutenção de suas aeronaves.

Segundo apurou o blog, Saito informou que, das 719 aeronaves da Força Aérea apenas 267 (37%) encontram-se em condições de voar. As outras 452 (63%), à espera de manutenção, não têm condições de uso – 232 delas estão retidas no solo por falta de dinheiro para a aquisição de peças. A situação tende a piorar.

Segundo o brigadeiro, a frota brasileira é velha. O que torna a sua conservação cada vez mais onerosa. Oito em cada dez aviões da FAB têm mais de 15 anos de uso. A situação, de acordo com o relato de Saito, é incompatível com as atribuições da FAB. Entre elas, segundo as palavras do brigadeiro, anotadas por um dos deputados que o ouviam, está a de “manter a soberania e a defesa do espaço aéreo (13,5 milhões de metros quadrados, incluindo a cobertura da área oceânica).”

Saito fez uma outra revelação que deixou preocupados alguns dos membros da comissão de Defesa da Câmara. Disse que o Brasil ostenta, hoje, a terceira posição na América Latina em relação ao poderio de seus aviões de caça. É superado pelo Peru, primeiro colocado, e pelo Chile, o segundo. E, em 2008, ficará atrás também da Venezuela.

O presidente venezuelano Hugo Chavez investe notáveis U$ 4 bilhões na área militar. No próximo ano, receberá 24 caças Sukhoi Su-30 que adquiriu da Rússia. “São aeronaves muito mais modernas do que as nossas”, lamuriou-se Saito. O brigadeiro disse aos deputados que a FAB acalenta a expectativa de adquirir novos caças. O projeto foi mandado à gaveta, porém, ainda no primeiro mandato de Lula."

Escrito por Josias de Souza

Blog do Josias

Posted: 17 Oct 2007 23:37
by 17_Vulture
Os números assustam mesmo quem conhece a situação um pouquinho mais... Se rezar adiantasse eu diria pra rezarmos pra audiência ter sensibilizado um pouco nosso legislativo, mas...

Posted: 18 Oct 2007 08:26
by 20_Kyrodus
S!

O Brasil é o país do paradoxo. É como se fosse um pobre metido a rico. Um país de terceiro mundo metido a um de primeiro.

Nós queremos ter um iPod, um PS3, um carro importado, jogar golfe, ter uma indústria de jogos eletrônicos fértil, pesquisas tecnológicas de ponta, foguetes espaciais, porta-aviões, curar doenças...

É curioso nos preocuparmos com tudo isso enquanto do outro lado da rua (literalmente) vemos gente passando fome, que não tem onde morar, que não sabe ler nem escrever o próprio nome, que mata pra comer ou simplesmente porque são excluidas.

Não é uma crítica à preocupação com o abandono da nossa soberania aérea, pois ela é válida. Mas é algo para a reflexão.

Escrevo isso até com certa hipocrisia, pois me rendo às preocupações "fúteis" (exagero, claro) e "elitistas" que descrevi no segundo parágrafo e por sorte não faço parte da realidade do terceiro parágrafo...

Tem coisas que só acontecem no Brasil.

Agora, só pra complementar. O Hugo Chavez gasta US$ 4 bilhões com armamento bélico porque ele é um tirano megalomaníaco irresponsável. Se o governo brasileiro gastasse isso, seria ridículo, na minha opinião. Temos que ter prioridades, planejamento e parar de roubar, PORRA!

SP!

Posted: 18 Oct 2007 08:28
by 28_Condor
S!

Vamos pedir pro Chapolin dar uns rasantes sobre Brasília com seus Su-30, talvez isso acorde o pessoal de lá :P




SP!

Posted: 18 Oct 2007 08:35
by KZG_Macchi51
S!

cuidado, nossos filhos vão servir a FAB com Pipas no futuro ;)

Posted: 18 Oct 2007 09:20
by Shinke
S!

Ehehehehehe o ser humano É um paradoxo! 8)

veja ai...
Brasil pede para a OACI antecipar auditoria do setor aéreo do País

O governo brasileiro solicitou à Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), que antecipasse a participação do Brasil no USOAP (Universal Safety Oversight Audit Programme), o mais completo programa de auditoria da entidade. Desta forma todos os aspectos do Sistema de Aviação Civil Brasileiro serão profundamente analisados pela Agência das Nações Unidas, em um estudo que irá abranger as atividades de controle de tráfego aéreo, a infra-estrutura aeroportuária e até mesmo a formação de profissionais que atuam no setor.

O processo começa no início de 2008, com a análise de toda a documentação referente à aviação civil. Esse trabalho acontecerá na sede da OACI em Montreal, no Canadá. Na fase posterior, com início previsto para 2009, os auditores virão ao Brasil para verificar in loco os procedimentos.

O governo brasileiro, também autorizou formalmente a divulgação do resultado da auditoria no site da OACI na Internet. “Tanto o pedido de auditoria quanto a autorização para a divulgação dos dados são demonstrações inequívocas da transparência que norteia as atividades do setor”, avalia o Brigadeiro do Ar José Roberto Machado e Silva, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A solicitação do Governo Brasileiro aconteceu durante a 36o Assembléia que contou com a participação de 178 países associados. Na ocasião, o Brasil foi ratificado na categoria 1 da qual fazem parte Japão, China, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Austrália, Canadá, Rússia e Estados Unidos. Deste grupo participam apenas os países com plenas condições de atuar diretamente na elaboração de padrões e regulamentos internacionais para a aviação, além de fomentar o desenvolvimento e o planejamento do transporte aéreo internacional.

A OACI, fundada em 1947, é a agência especializada das Nações Unidas que tem como principais objetivos o desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.

Fonte: CECOMSAER
e um salve para os especialistas da fab que mantém a velharia no ar!

Abraço

Posted: 18 Oct 2007 11:56
by KZG_Macchi51
S!

Shinke nada contra o pessoal da FAB, mas sim contra os politicos que vem fazendo porcaria a muito tempo com o dinheiro civil e militar, pois vemos q a ganancia não é tolerada nem na parte de defesa da patria..em caso de uma invasão o que o nosso estado militar ia mandar?

a BOPE?
a PM?

ou um monte de sucata que os pobres mecanicos tentam reconstruir?

eu só acho isso, o Brasil querer ser top só pq tem a Amazonia, nao tem tornados, tempestades, neve...não adianta, ele tem q ter dinheiro para se manter, como empregos, "organização politica", ou seja tudo o que faça o nosso país inovar...

nada contra a FAB e o exército e marinha, só acho q o governo nacional deveria para de pensar em porcarias e começa a ajudar esses guerreiros que estão prontos para nos defender a qualquer momento.

Posted: 18 Oct 2007 12:08
by 36_Killer-Ants
S!

Convenhamos senhores, depois da 2ª guerra viramos uma suíça... Jogamos com os dois lados durante a guerra fria, os EUA só nos querem como aliados quando estão sem controle da situação na AL.

Sinceramente hoje em dia a única ameaça real que eu vejo é o problema das drogas e contrabando (inclusive de armas) nas fronteiras terrestres e marítimas.

:drink:
K-A

Posted: 18 Oct 2007 12:52
by 04_Nospheratus
O KY disse uma verdade. Tem coisas que só acontecem no Brasil.
Duvido que na Alemanha alguém queira ter um carro importado :roll:

:lol: :lol: :lol:

Posted: 18 Oct 2007 13:44
by 20_Kyrodus
S!

Talvez uma Ferrari básica, Phera... :-P :lol:

SP!

Posted: 18 Oct 2007 14:36
by MaGOid
04_Nospheratus wrote:O KY disse uma verdade. Tem coisas que só acontecem no Brasil.
Duvido que na Alemanha alguém queira ter um carro importado :roll:

:lol: :lol: :lol:
Pois saiu uma pesquisa mostrando que eles admiram mais marcas japonesas do que as alemãs. Lá carro que não quebra conta muito, né Volkswagen? (atual construtora de carros de plástico quebrável...)

Posted: 18 Oct 2007 17:12
by 04_Nospheratus
Uma Ferrari na autoban, hein?

Mas nem pensei na Volks. Pensei na Porsche, Mercedes, BMW :o


Mas... 37% do que mesmo? :lol:

Posted: 18 Oct 2007 20:08
by 31_CrossBones
:skull:

S!

Ao que parece, surtiu efeito:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira em Luanda que é necessário renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) "ou vamos começar a receber notícias pelos jornais de que caiu um aqui, outro ali". De acordo com o presidente, há aviões na FAB com 30 ou 40 anos

"Tudo isso foi pensado em 1970. Já estamos em 2007", disse. "Obviamente, não podemos comprar tudo de uma vez, mas podemos fazer um plano para em dez anos renovar parte de nossa frota".

Lula reagiu às notícias publicadas nesta quinta-feira pela imprensa brasileira de que 63% dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) estão sem condições de uso. O dado foi citado pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante um depoimento sigiloso na Câmara dos Deputados, na quarta-feira.

Na terça-feira, um dos aviões da FAB que acompanhava a comitiva do presidente durante sua viagem à África, levando jornalistas e um grupo de empresários, sofreu uma pane em uma turbina pouco depois de decolar de Brazzaville, no Congo, em direção a Johanesburgo, na África do Sul, e foi obrigado a retornar.

O avião, um Boeing 737-200, conhecido como Sucatinha, permanecia em Brazzaville nesta quinta-feira, aguardando a chegada de peças de reposição.

"Vários companheiros já passaram medo em vôos nos aviões da FAB", disse Lula. Segundo o presidente, a manutenção de aviões antigos é muito cara e não compensa financeiramente. "Isso vale para carro, para prédio. Se não faz manutenção adequada, não troca no tempo em que tem que trocar, tudo fica pior", afirmou.

BBC Brasil
SP!