Meu irmão mandou este arquivo de Power Point para mim com fotos de alta qualidade, em cores, da Segunda Guerra. Nunca tinha visto fotos do conflito assim com esta qualidade e muito menos em cores!!!
Infelizmente ele não citou a fonte.
Não sabia que já existia essa qualidade nas fotos coloridas da época, mesmo publicitárias. Isso mostra como as imagens de um período da história podem ser equivocadas em nossa mente pela deterioração do material que temos para pesquisar tla período!
Bom. Se puderes achar em alguma loja de livros usados, procurem e leiam:
Kamikazes: História Ilustrada da 2º Guerra Mundial. (Editora Renes)
É impressionante os relatos de como os caras eram bitolados, e não só o exército.
Tem um passagem que fala sobre a batalha em Saipã e uma das cargas Banzai dos japoneses que diz o seguinte:
Relato após o ataque japones, que pelas contas somaram um total de 3.000 homens em um carga banzai.
"...Outros fugiam ante o avanço, corriam para a beira dos penhascos e tentavam descer a praia. Ali se realizou o supremo horror de toda a batalha. Centenas de civis que haviam se refugiado na costa norte, metidos em cavernas dos rochedos voltados para ela, acreditando terem chegado ao extremo do suportável, iniciaram uma verdadeira orgia de autodestruição. Mães e pais cortavam as gargantas dos filhos, ou os estrangulavam, jogavam seus corpinhos do alto do rochedo e se lançavam atrás deles. Soldados japoneses se alinhavam e aguardavam pacientes que seus oficiais lhes cortassem a cabeça. Isto se deu à vista de muitos soldados: três mulheres, mãos dadas caminharam lentamente para o mar até que este as cobriu. Uma outra, inteiramente nua, já nos últimos momentas da gravidez, entrou na água, atrás delas, e se afogou. Tudo isso aconteceu aos olhos dos fuzileiros navais que se encontravam na parte alta da praia, que, embora endurecidos pela crueza de umas das campanhas mais sangrentas do pacífico, desviaram os olhos, o coração atormentado pela brutalidade do espetáculo."
mais
"Foi visto um soldado japonês matar a tiros, uma a uma, quinze mulheres e várias crianças, carregando e recarregando o fuzil friamente, coroando o trabalho explodindo a si próprio com uma granada."
SP!
Jambock__22 - Ponte A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.