Page 1 of 1

Cargueiro C-390 da Embraer

Posted: 18 Sep 2007 19:56
by 32_Mariocar
O mais novo projeto da Embraer, o cargueiro C-390, despertou o interesse do governo, interessado em uma aeronave capaz de cumprir a tarefa do transporte postal, hoje a cargo de empresas terceirizadas. A frota dos Correios teria inicialmente cinco C-390 e poderia crescer para 20 ou 25 em dez anos, dentro de um acordo de joint venture com uma companhia aérea já estabelecida. O transporte tático em desenvolvimento em São José dos Campos é considerado um modelo adequado pela capacidade de carga superior à transportada normalmente pelos freighters normais de sua categoria. Os Correios gastam US$ 235 milhões por ano pagando à Beta, Skymaster e VarigLog pelo transporte de mercadorias por via aérea. Com essa alternativa, acredita-se, os Correios poderiam transportar mais mercadorias com um custo menor, uma opção necessária em um momento onde o comércio pela internet representa o maior cliente do serviço.



O C-390 Transporte Tático surge como uma alternativa viável em um mercado de 2.800 aeronaves em todo o mundo, a maioria entre 5 e 20 toneladas de payload (capacidade de carga). O número não inclui as frotas do Irã, China, Coréia do Norte e Cuba. Segundo a própria Embraer, os concorrentes mais baratos seriam o espanhol C-295 (que a FAB está comprando para substituir os Buffalos) e o italiano C-27J, ambos com payload de 10 toneladas. Pelos cálculos da fabricante brasileira, há mercado para pelo menos 700 aeronaves novas a médio prazo. Sendo assim, o C-390 surge com grande viabilidade, com payload de 20 toneladas e o máximo de compatibilidade com o ERJ-190. A previsão de entrega da primeira unidade é em 2012. Impulsionado por duas turbinas turbofan, a aeronave pode levar, na alternativa militar, 64 paraquedistas equipados ou 84 soldados de infantaria capazes de desembarcar ou serem lançados a partir de uma grande rampa traseira. Também poderá operar em pistas curtas e não pavimentadas.

Preparado para reabastecimento em vôo ou para ser avião-tanque, o C+390 é aguardado com ansiedade pela FAB, que participa do seu desenvolvimento e vê nele a melhor alternativa para a substituição dos 22 C-130 atualmente ainda em operação. O peso de decolagem serã de 60 toneladas e a velocidade máxima 850 km por hora. O alcance será de 2.400 km, com carga máxima paga. Se o volume pago a bordo for de 12,5 toneladas, o alcance dobra.

Fonte JB on line
http://www.jblog.com.br/slot.php

Posted: 19 Sep 2007 01:36
by 17_Vulture
Se for pra frente é uma ótima notícia pra Embraer que, a princípio, fez todos os seus cálculos de viabilidade econômica utilizando como base apenas as forças militares (os cálculos "detalhados" estão numa Força Aérea, se não me falha a memória).

Sem contar que o bicho é bonitinho :D

Legal Pra Caramba

Posted: 19 Sep 2007 15:40
by Logan
Bom isso é um avanço e tanto....

vejam as fotos, é muy loko:...

http://mediamanager.embraer.com.br/port ... RAER+C-390