Page 1 of 1

Avião de Taiwan explode no Japão; passageiros fogem

Posted: 20 Aug 2007 14:28
by 19_ALPHA
A sequencia de fotos é impressionante!!!

Image
Mais fotos em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/album ... brefoto=11

20/08/2007 - 09h24
Avião de Taiwan explode no Japão; passageiros fogem

Por Teruaki Ueno

TÓQUIO (Reuters) - Turistas fugiram pelas rampas de emergência momentos antes de o avião em que estavam explodir e pegar fogo, na segunda-feira, minutos depois pousarem no balneário de Okinawa, no sul do Japão.

O motor esquerdo do Boeing 737-800 da China Airlines, de Taiwan, explodiu pouco depois de pousar na cidade de Naha, procedente de Taipé (capital de Taiwan). O avião ficou destruído, mas os 165 passageiros e tripulantes escaparam, segundo autoridades e testemunhas.

"Vi vários passageiros deixarem o avião usando uma rampa. Cerca de um minuto depois, ouvi o som de uma explosão -- foi uma grande explosão", disse Tadahiro Hasuo à TV NHK, acrescentando que, passando de táxi perto do aeroporto, chegou a sentir o calor da explosão.

Um vídeo feito por uma testemunha mostrou passageiros escorregando por duas rampas no lado direito do avião, enquanto as chamas e a fumaça tomavam conta do lado esquerdo.

Depois que o fogo foi controlado, os restos calcinados do aparelho permaneceram na pista perto do terminal. O nariz ficou caído de um lado, aparentemente intacto, enquanto a cauda -- pintada com um botão de ameixeira, logotipo da empresa -- teve uma de suas faces atingida pelo fogo, de outro. Entre as duas partes, era possível ver o resto do interior, onde estava tudo preto de fuligem, e grande parte do teto da cabine havia desaparecido.

As investigações preliminares indicam que um vazamento de combustível provocou o incêndio.

"Não temos informação que indique que o acidente foi ligado ao terrorismo. Há uma possibilidade de o motor explodir e pegar fogo devido a um vazamento de combustível", disse um policial em Naha, capital de Okinawa, à Reuters.

Um aeroviário ficou ferido, segundo a agência de notícias Kyodo.

A empresa disse que o avião, com 157 passageiros e oito tripulantes, havia acabado de passar pela manutenção.

"Tudo funcionava segundo o procedimento normal, não havia nada errado durante o vôo", disse Johnson Sun, assessor de imprensa da China Airlines.

A companhia tem um histórico problemático, com quatro acidentes fatais nos últimos 13 anos, inclusive a queda de um avião na cidade japonesa de Nagoya, em 1994, que matou 264 pessoas.

As praias de Okinawa são muito procuradas por veranistas de várias partes da Ásia, especialmente nos últimos anos, com a redução das restrições japonesas a vistos.

O Departamento de Aviação Civil de Taiwan anunciou o envio de três representantes e de funcionários da China Airlines a Okinawa para investigar a causa do acidente. Os motores do avião haviam sido fabricados pela CFM International, joint venture entre a General Electric e a Snecma (unidade da Safran), segundo uma fonte do Ministério dos Transportes do Japão, que ressalvou ser cedo para atribuir o acidente a uma falha do motor. (Reportagem adicional de Isabel Reynolds e Leika Kihara em Tóquio e Ralph Jennings em Taipé)

FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/ ... 62467.jhtm

Posted: 20 Aug 2007 16:04
by Shinke
S!

:sad:
to dizendo, a bruxa tá solta! olha essa agora:

Avião da TAM arremete para evitar choque no RS
O Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ-3151 Guarulhos-Porto Alegre escapou por pouco de envolver-se em mais uma tragédia da aviação civil nacional.
Já passava da 1h da madrugada desta segunda-feira quando o avião recebeu autorização para pouso no Aeroporto Salgado Filho. Só o que a torre não avisou é que na mesma pista o Boeing 737 da Gol que fazia o vôo G3-1646 ainda manobrava em direção ao terminal.

O A-320, em aproximação final na pista, a cerca de 10 metros do solo, precisou arremeter para evitar a colisão frontal, percebida visualmente pelo comandante.

Depois de um princípio de pânico em alguns passageiros e uma nova volta pelo céu de Porto Alegre, o JJ-3151 pousou sem dificuldades no Salgado Filho. Só então o comandante explicou o ocorrido para passageiros revoltados com a falta de informações da cabine.

- O procedimento de abortamento do pouso foi feito para evitar um choque com outra aeronave que estava na pista sem que o controle de vôos do aeroporto nos informasse - disse o comandante, depois de pousar. Antes disso, entre a súbita interrupção do pouso e o speech do piloto, foram sete minutos de angústia dos passageiros.

O vôo 3054, que acabou em tragédia no Aeroporto de Congonhas, partiu do mesmo Salgado Filho. Ou seja, a lembrança do acidente ainda está bem viva nos gaúchos. Ainda mais quando viajam em um A-320, a mesma aeronave que chocou-se em São Paulo há um mês.

A revolta dos passageiros do JJ-3151 desta madrugada - já cansados pelo atraso de uma hora e meia do vôo - distribuía-se entre dois alvos: contra o comandante da TAM, que adotou o silêncio até depois do pouso, permitindo o pânico, e contra a torre do Salgado Filho, que esqueceu-se de avisar que outra aeronave ainda estava na pista.

Por habilidade do comandante, este incidente acabou bem. Mas poderia não ter sido assim.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que um eventual erro de controladores de vôo é responsabilidade do Comando da Aeronáutica. Durante toda a manhã, o Comando foi procurado para comentar o assunto. Nenhum assessor estava no trabalho ao meio-dia; todos em horário de almoço. Terra Magazine entrou em contato pelo menos mais três vezes e não houve retorno.
fonte: terra

SP!

Posted: 20 Aug 2007 22:47
by 19_ALPHA
Shinke wrote:S!

:sad:
to dizendo, a bruxa tá solta! olha essa agora:

Avião da TAM arremete para evitar choque no RS
O Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ-3151 Guarulhos-Porto Alegre escapou por pouco de envolver-se em mais uma tragédia da aviação civil nacional.
Já passava da 1h da madrugada desta segunda-feira quando o avião recebeu autorização para pouso no Aeroporto Salgado Filho. Só o que a torre não avisou é que na mesma pista o Boeing 737 da Gol que fazia o vôo G3-1646 ainda manobrava em direção ao terminal.

O A-320, em aproximação final na pista, a cerca de 10 metros do solo, precisou arremeter para evitar a colisão frontal, percebida visualmente pelo comandante.

Depois de um princípio de pânico em alguns passageiros e uma nova volta pelo céu de Porto Alegre, o JJ-3151 pousou sem dificuldades no Salgado Filho. Só então o comandante explicou o ocorrido para passageiros revoltados com a falta de informações da cabine.

- O procedimento de abortamento do pouso foi feito para evitar um choque com outra aeronave que estava na pista sem que o controle de vôos do aeroporto nos informasse - disse o comandante, depois de pousar. Antes disso, entre a súbita interrupção do pouso e o speech do piloto, foram sete minutos de angústia dos passageiros.

O vôo 3054, que acabou em tragédia no Aeroporto de Congonhas, partiu do mesmo Salgado Filho. Ou seja, a lembrança do acidente ainda está bem viva nos gaúchos. Ainda mais quando viajam em um A-320, a mesma aeronave que chocou-se em São Paulo há um mês.

A revolta dos passageiros do JJ-3151 desta madrugada - já cansados pelo atraso de uma hora e meia do vôo - distribuía-se entre dois alvos: contra o comandante da TAM, que adotou o silêncio até depois do pouso, permitindo o pânico, e contra a torre do Salgado Filho, que esqueceu-se de avisar que outra aeronave ainda estava na pista.

Por habilidade do comandante, este incidente acabou bem. Mas poderia não ter sido assim.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que um eventual erro de controladores de vôo é responsabilidade do Comando da Aeronáutica. Durante toda a manhã, o Comando foi procurado para comentar o assunto. Nenhum assessor estava no trabalho ao meio-dia; todos em horário de almoço. Terra Magazine entrou em contato pelo menos mais três vezes e não houve retorno.
fonte: terra

SP!
Nossa eu escutei isso no rádio qdo estava saindo p ir p faculdade. ...

O pior de tudo d td são os controladores d aeroporto dizerem que "ESQUECERAM" de avisar que tinha uma avião taxiando!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Posted: 21 Aug 2007 07:47
by Gutierrez
Putz! Nem falem nisso, minha família vai viajar para fora do país em breve e estou muito preocupado com isso.

Posted: 21 Aug 2007 09:45
by 28_Condor
S!

Putz, devia ter um sistema de alerta automatico, como uma segurança redundante, para evitar essas coisas...

Existem os radares de pistas, que dão alarme constante para aviões na pista, mas como são caros só aeroportos com muita neblina adotam...



SP!

Posted: 21 Aug 2007 10:20
by 17_Vulture
Esse da colisão já ocorreu num aeroportozinho secundário europeu (uma das ilhas espanholas, se não me falha a memória).
A neblina impediu a torre de ver a pista e ela autorizou a decolagem do penúltimo avião que deveria deixar o aeroporto antes que o último livrasse a pista (o taxi era feito pela própria pista, no sentido inverso ao da decolagem).

Posted: 21 Aug 2007 12:55
by 33_Costa
É o acidente de Tenerife Vulture, entre dois 747, um da KLM e outra da PanAm.

O aeroporto é Los Rodeos.