Page 1 of 1
Bombardeiros russos sobrevoam base dos EUA
Posted: 15 Aug 2007 18:37
by 17_Vulture
(Divulgação, 14 de agosto de 2007)
Em uma manobra militar não vista desde os tempos da Guerra Fria, dois bombardeiros estratégicos russos TU-95 sobrevoaram na quarta-feira a base militar dos EUA na ilha de Guam, no Oceano Pacífico, criando momentos de tensão que não eram vistos há quase 20 anos, depois que caças americanos fizeram uma interceptação e escoltaram a aeronave para longe. A ação, revelada na quinta-feira, esteve longe de ter sido algo isolado: o vôo fez parte de uma megaoperação militar que contou com 40 missões de bombardeiros capazes de carregar armas nucleares, além do teste de mísseis de cruzeiro.
As missões visivelmente foram realizadas dentro da recente política russa de aumentar o tom de sua voz das relações internacionais. Em vez de negar, ou desviar-se de perguntas sobre a ação, a Força Aérea Russa confirmou os vôos, chegando a fornecer detalhes específicos.
"Na quarta-feira, renovamos nossa tradição quando nossos jovens pilotos sobrevoaram Guam em dois aviões - disse o comandante da Força Aérea Russa, o general Pavel Androsov, que descreveu a interceptação dos caças americanos, dizendo que as aeronaves estiveram tão próximas que houve contato visual entre os pilotos. Trocamos sorrisos com nossos colegas, que decolaram de um porta-aviões dos EUA. Então, voltamos para casa. " disse o comandante Androsov.
Os EUA e a Otan não comentaram as ações russas, mas, pelo que disse o comando aéreo russo, os caças da aliança militar ocidental tiveram bastante trabalho, com interceptações de bombardeiros russos em diversos pontos do planeta. "Dentro dos exercícios de verão, foram efetuadas cerca de 40 missões de vôo, que foram realizadas por aviões TU-160, TU-95, TU-22 e Il-76t" - disse o porta-voz da Força Aérea Russa, Alexandr Drobyshevski. "Nas missões de vôo sobre as águas do Pacífico e do Atlântico, as aeronaves de nossa aviação estratégica estiveram acompanhados por caças da Otan".
Segundo Moscou, as missões tiveram variados objetivos e foram realizadas de dia e de noite. Foram treinadas a interação com aviões de interceptação, a reposição de combustível durante o vôo e a simulação de superação de sistemas antiaéreos inimigos. Além disso, foram disparados simultaneamente vários mísseis de cruzeiro contra alvos no Ártico, ao norte da Rússia.
"Foi o primeiro lançamento em massa de mísseis de cruzeiro em muitos anos." confirmou o comandante.
Fonte: Revista Asas
Posted: 15 Aug 2007 18:40
by 33_Costa
E será que fede ou só cheira?
Posted: 15 Aug 2007 21:56
by 28_Condor
S!
É só a Mãe Russia exercitando os músculos
E o Putin fanzendo propaganda interna, não à toa os detalhes à imprensa... pra que sai na imprensa de lá
SP!
Posted: 16 Aug 2007 07:07
by Gutierrez
MOTHER RÚRSSIA!!!!!!! :s:

Posted: 23 Aug 2007 18:05
by wolfxx
Russos aprontando de novo, do site defesanet
Força aérea britânica escolta bombardeiro russo
Agência France Presse - Dois caças da Força Aérea Real Britânica (RAF) escoltaram na última sexta-feira um bombardeiro russo sobre o Atlântico Norte, anunciou nesta terça-feira o Ministério Britânico da Defesa(MoD).
Os dois aviões de caça ingleses do modelo Typhoon "foram enviados para escoltar um aparelho Tu-95 Bear-H russo sobre o oceano Atlântico Norte, na sexta-feira, 17 de agosto", afirmou o ministério em um comunicado, sem dar mais detalhes sobre o incidente.
Esta é a primeira missão efetuada pelos Eurofighter Typhoons britânicos desde que entraram em serviço no mês passado. Por 67 milhões de libras, 98 milhões de euros, este avião substitui os Tornado F3, que se tornaram obsoletos.
Em julho, a Força Aérea Real enviou dois de seus caças em uma missão de urgência depois da interceptação de dois bombardeiros russos que sobrevoavam a Noruega.
Mais recentemente, em 8 de agosto, dois bombardeiros russos Tu-95 "Bear" se aproximaram durante manobra militar americana realizada na ilha de Guam, mas a proximidade não foi suficiente para permitir uma interceptação aérea, anunciou o Pentágono.
Os encontros e as interceptações entre caças-bombardeiros ou aviões de luta anti-submarina sobre o Pacífico e o Atlântico Norte eram comuns durante a Guerra Fria, mas vinham sendo raros desde então.
Na sexta-feira, Putin anunciou que 20 bombardeiros estratégicos tinham sido enviados para missões nos Oceanos: Atlântico, Pacífico e Ártico, numa demonstração da nova postura de músculos de Moscou.
Onze aviões militares russos, incluindo bombardeiros estratégicos e caças realizaram manobras na costa da Noruega na sexta-feira, informaram fontes militares norueguesas. A Noruega enviou caças F-16 para observar e fotografar os aviões russos.
A OTAN realizará a manobra BOLD AVENGER 2007 (BAR 07), na Noruega no período de 3-14 Setembro 2007, com a participação de 13 Forças Aéreas de países membros: Bélgica Canadá, República Tcheca, França, Alemanha, Grécia, Noruega, Polônia, Romênia, Espanha, Turquia, Estados Unidos e Reino Unido. A BAR 07 reunirá cerca de 100 aviões, incluindo caças, aviões de reabastecimento e AWACS.
http://www.defesanet.com.br/war_cold1/typhoon_bear.htm