Page 1 of 1
Lancevak
Posted: 02 Jul 2007 19:16
by wolfxx
Alguem conhece essa manobra, pode descrever os comandos para realiza-la e pode dizer se é possível realizar no IL2?
Posted: 02 Jul 2007 19:35
by 34_Bodoque
S!
No aeromodelismo ela é descrita assim:
"Lancevak:
Muito cuidado com esta manobra. Ela deve ser feita apenas por modelos extremamente acrobáticos.Inicia-sem com uma passaem em plena potência. Vá cabrando lenta e suavemente, até o modelo chegar na vertical, quando a velocidade estiver baixa, comande um roll para a esquerda e, em seguida pique, comande todo o leme e aileron para a esquerda e deixe virar. Quando o modelo parar de virar, descomande o lancevak.
NUNCA continue segurando os comandos depois de que o modelo parar de girar. Alguns modelos entram em parafuso, e talvez não conseguir sair."
SP!
Posted: 02 Jul 2007 19:50
by wolfxx
Pois é, eu tinha pesquisado antes e cheguei a esse resultado, mas não consegui realizar no sturmovik, parece que o engine do SIM não simula uma capotagem para frente
Vídeo de quando o EDA ainda realizava esta manobra
http://www.youtube.com/watch?v=jjx1e7n70mE
e do Mike Goulian fazendo um duplo lancevak
http://www.youtube.com/watch?v=Jncb1kRM6M0
Posted: 02 Jul 2007 20:13
by Luiz_Fernando
S!
Alguem sabe porque eles nâo fazem mais essa manobra?
lembro que quando eu era muleke e ia nos show aéreos, fikava esperando ela ! e depois ia pro flight simulator tentar huahuaua
abraços !
Posted: 02 Jul 2007 20:25
by wolfxx
O EDA não realiza mais esta manobra porque força demais o eixo da Hélice, que pode vir a se romper, e se não me engano aconteceu um acidente em Santos com um T-27 relizando esta manbra.
Posted: 03 Jul 2007 08:28
by Shinke
S!
O EDA não realiza mais esta manobra
tem certeza? - se nao me engano esta manobra foi feita nos portões abertos da BACO aqui de canoas/RS em 2006...
SP!
Posted: 03 Jul 2007 10:14
by 22_Ponte
Posted: 03 Jul 2007 10:49
by Gutierrez
Até onde sei, o EDA é uma das poucas esquadrilhas que realizam esta manobra que por sinal exige bastante não só do motor mas de toda a estrutura da aeronave. As forças Gs envolvidas podem literalmente despedaçar o pássaro.
Certa vez um amigo meu me falou que os RED ARROWS tentaram fazer essa manobra com o Alpha Jet, o avião perdeu o controle e o piloto ficou preso devido a força G mesmo com o Martin baker ativado, a ejeção não se realizou. O piloto faleceu.
Posted: 03 Jul 2007 10:54
by wolfxx
Cade o pessoal do EDSP para se manifestar

Posted: 26 Jul 2007 08:42
by wolfxx
Resposta do Eduardo Carmelier ex-fumaçeiro:-
Jonas, um lancevak de Tucano é mais ou menos assim: com o motor sempre em 100%, caia no mergulho até uns 220 kt e cabre o avião quase até a vertical (~80 graus). Assim que atingir essa atitude inicie um tunô à esquerda. A razão de rolamento é a necessária pra completar uma volta de tunô com cerca de 120 kt e com uma atitude de cerca de 70 graus cabrados. Ao completar esse tunô nessas condições, traga o manche na direção de um neutro ligeiramente cabrado, e em seguida leve o manche para os batentes totalmentes picado e à esquerda. Esse movimento de manche deve ser um movimento contínuo até levar aos batentes. Ao mesmo tempo em que vc leva o manche aos batentes à frente e esquerda, o pedal deve ser levado ao batente à esquerda, e esses batentes devem ser atingidos com cerca de 115 kt.
A partir daí é curtir as cambalhotas!!!
Me conte como ficou...
Aloha!
Camelier #5
Posted: 26 Jul 2007 10:16
by 15_Nymer
S!
Eu fazia muito essa manobra em minha bicicleta... o problema era os gastos depois em mertiolate e band-aid
SP!
Posted: 26 Jul 2007 14:24
by Brun0
O EDA executou essa aqui no Campo dos Afonsos ano passado.
S!
Posted: 26 Jul 2007 18:05
by wolfxx
Brun0 wrote:O EDA executou essa aqui no Campo dos Afonsos ano passado.
S!
afff....