Page 1 of 1

BRA vai de Embraer 190

Posted: 20 Jun 2007 21:10
by 17_Vulture
A Embraer anunciou o recebimento de um pedido da BRA, contemplando 20 ordens firmes do modelo EMBRAER 195, bem como a mesma quantidade de opções de compra, também do modelo 195. O pedido, considerando apenas as ordens firmes, é de aproximadamente US$ 730 milhões, podendo dobrar de valor caso as opções de compra sejam exercidas. É o primeiro pedido de uma companhia aérea brasileira desde 1995.
Já não era sem tempo...

Tempos atrás tinha uma discussão se a Varig não deveria fazer esse movimento, já que se destacaria das demais pela nacionalidade da frota, além de permitir uma bela economia. Tava, entre outros, na dependência de mudanças nos planos de concessão de crédito pelo BNDES.

Meus parabéns à BRA, que dá uma bela demonstração que deveria servir de exemplo pras demais empresas ao mesmo tempo em que avança de forma sensacional na qualidade da frota.

Posted: 20 Jun 2007 21:32
by 37_Tupan
S!

Há matéria interessantes sobre o negócio aqui e aqui.

Na época que a TAM começou a substituir os Fokker 100 eu achei um absurdo que não tivessem sido escolhidos aviões da Embraer. Na verdade acho que nem foram considerados, por questões de (falta de) financiamento, entre outras. Exemplo?
A venda de aeronaves da Embraer no país só foi viabilizada com a isenção de ICMS - que valia para as exportações da fabricante, mas incidia sobre eventuais encomendas de companhias aéreas nacionais - e uma nova linha de crédito do BNDES.
Falta de política industrial nacional. :sad:

O resultado foi que, com a TAM usando Airbus de grande porte, diversas rotas foram abandonadas e concentrou-se o tráfego em dois aeroportos (Rio e São Paulo) que agem como HUB´s. Hoje, para ir de Porto Alegre a Florianópolis tem que ir até São Paulo primeiro.

Quem sabe agora isso mude com a BRA se tornando uma companhia aérea "de verdade". E que a concorrência abaixe o preço das passagens!

SP!