Page 1 of 1

Começam especulações sobre "FX 2"

Posted: 18 May 2007 08:24
by Nilton
Do site da Revista Asas:
(Da Redação, 16 de maio de 2007)
Ainda não existe nada oficial, mas já surgem especulações e muitos "chutes" (inclusive na imprensa) sobre o futuro requerimento da Força Aérea Brasileira (FAB) visando à aquisição de um caça multifuncional novo de produção, e de vanguarda tecnológica.

Como se sabe, era esta a intenção da licitação do FX, que terminou por prazo, sem a escolha ou compra de qualquer aeronave e, diante da irrevogável "aposentadoria" dos Mirage IIIE do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), foi tomada a decisão de aquisição de um lote de Mirage 2000C usados, dos estoques da Armée de l'Air (força aérea francesa), numa negociação direta entre Brasília e Paris. Desde o anúncio desta compra, entretanto, a FAB sempre deixou claro tratar-se de uma "solução interina".

Agora, portanto, os lobbystas já se movem pelos corredores políticos e militares, e também "plantando" notícias na imprensa, com vistas ao previsto "caça definitivo" da FAB.

De concreto, podemos dizer que fontes de alto escalão da FAB comentaram, extra-oficialmente, que a aquisição poderá ser feita (desta vez) sem negociação, numa avaliação técnica pela força, aprovação presidencial e do Congresso, e assinatura do contrato (como permite, aliás, a Constituição). Isto diminuiria muito a pressão política sobre a escolha (o que, para alguns, foi o que "matou" o FX inicial). Outro ponto é que as definições da FAB sobre o que deseja do futuro caça deverão ser oficializadas em 2008, tendo em vista o "alvo" das aeronaves estarem começando a entrar em operação em 2014.

Parece que, à princípio, dos candidatos iniciais do FX, apenas o JAS.39 Gripen está sendo cogitado. Alguns oficiais da FAB consideram que os outros serão (na época de seu serviço) já, definitivamente, defasados tecnologicamente. Mas o que resta, então? De fato, não muito. Poderiam ser candidatos o Dassault Rafale (desde agora, já muito comentado), o Eurofighter EF.2000 e (apesar do Su-35 ter concorrido no FX), o Sukhoi Su-30MK2 (um tipo que, para muitos, ainda tem um bom caminho à frente, em termos de poder ser melhorado em praticamente todos seus sistemas, mantendo-se "na vanguarda"). E até não faltam oficiais da FAB que falam no F-35 Lightning II - embora pareça difícil que Washington vá liberar a venda de um caça tão avançado a um país latino-americano; ainda mais tendo-se em conta que aliados dos mais fiéis dos EUA, como Japão e Israel, já manifestaram interesse nos F-22 e F-35 - e ainda não conseguiram, mesmo eles, a "luz verde" de Washington).

Então, é esperar, e ver.

Posted: 18 May 2007 13:27
by Gutierrez
Cara, ainda acho que poderiamos investir nos modelos russos e com a tecnologia e conhecimentos recebidos investir em uma aeronave de combate de ultima geração totalmente nacional.

Posted: 18 May 2007 14:15
by 02_Weissheimer
Gutierrez wrote:Cara, ainda acho que poderiamos investir nos modelos russos e com a tecnologia e conhecimentos recebidos investir em uma aeronave de combate de ultima geração totalmente nacional.
INFORMAÇÃO QUENTISSIMA!
Russos não vem...de maneira nenhuma! Teria que trocar tanta coisa na força aérea que seria inviavel ecônomicamente, a não ser que viessem gratuitamente :roll: ..ai o que gastariam com o avião, modificariam a força!

INFORMAÇÂO DE BASTIDORES!
A EMBRAER começa a projetar uma ampliação da sua fábrica..fins militares...mas somente se optarmos pelo RAFALE! isso mesmo...essa é boataria somente..que a EMBRAER vem plantando...sem motivação não fariam esse lobby todo!

Posted: 28 May 2007 10:03
by LBR_Barkhorn
No caso, de aeronaves russas, eu acho q não seria necessário trocar tanta coisa... veja os novos Migs da India, que tiveram alguns sistemas substituidos por similares ocidentais...

Porém, a julgar pela história recente, e por todo o histórico de nosso comando militar, eu to é sentindo o cheiro de mais avião usado chegando...

Posted: 28 May 2007 12:59
by 20_S3V3RUS
Tem mais envolvimento político interessado no $$$$, do que a maior necessidade, que é preocupação com nossa soberania aérea, todo mundo ganha em cima, vide escândalos no governo, vai vir o que gerar mais lucro aos cabeças, e nem sempre a opção com melhor custo benefício, mais barata, ou melhor opção...

Ja desisti de tudo que envolve política no Brasil.