Começam especulações sobre "FX 2"
Posted: 18 May 2007 08:24
Do site da Revista Asas:
(Da Redação, 16 de maio de 2007)
Ainda não existe nada oficial, mas já surgem especulações e muitos "chutes" (inclusive na imprensa) sobre o futuro requerimento da Força Aérea Brasileira (FAB) visando à aquisição de um caça multifuncional novo de produção, e de vanguarda tecnológica.
Como se sabe, era esta a intenção da licitação do FX, que terminou por prazo, sem a escolha ou compra de qualquer aeronave e, diante da irrevogável "aposentadoria" dos Mirage IIIE do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), foi tomada a decisão de aquisição de um lote de Mirage 2000C usados, dos estoques da Armée de l'Air (força aérea francesa), numa negociação direta entre Brasília e Paris. Desde o anúncio desta compra, entretanto, a FAB sempre deixou claro tratar-se de uma "solução interina".
Agora, portanto, os lobbystas já se movem pelos corredores políticos e militares, e também "plantando" notícias na imprensa, com vistas ao previsto "caça definitivo" da FAB.
De concreto, podemos dizer que fontes de alto escalão da FAB comentaram, extra-oficialmente, que a aquisição poderá ser feita (desta vez) sem negociação, numa avaliação técnica pela força, aprovação presidencial e do Congresso, e assinatura do contrato (como permite, aliás, a Constituição). Isto diminuiria muito a pressão política sobre a escolha (o que, para alguns, foi o que "matou" o FX inicial). Outro ponto é que as definições da FAB sobre o que deseja do futuro caça deverão ser oficializadas em 2008, tendo em vista o "alvo" das aeronaves estarem começando a entrar em operação em 2014.
Parece que, à princípio, dos candidatos iniciais do FX, apenas o JAS.39 Gripen está sendo cogitado. Alguns oficiais da FAB consideram que os outros serão (na época de seu serviço) já, definitivamente, defasados tecnologicamente. Mas o que resta, então? De fato, não muito. Poderiam ser candidatos o Dassault Rafale (desde agora, já muito comentado), o Eurofighter EF.2000 e (apesar do Su-35 ter concorrido no FX), o Sukhoi Su-30MK2 (um tipo que, para muitos, ainda tem um bom caminho à frente, em termos de poder ser melhorado em praticamente todos seus sistemas, mantendo-se "na vanguarda"). E até não faltam oficiais da FAB que falam no F-35 Lightning II - embora pareça difícil que Washington vá liberar a venda de um caça tão avançado a um país latino-americano; ainda mais tendo-se em conta que aliados dos mais fiéis dos EUA, como Japão e Israel, já manifestaram interesse nos F-22 e F-35 - e ainda não conseguiram, mesmo eles, a "luz verde" de Washington).
Então, é esperar, e ver.