Um novo livro do autor de O Senhor dos Anéis, JRR Tolkien, chegou às livrarias da Grã-Bretanha - 34 anos após a morte do escritor.
The Children of Húrin ("As Crianças de Hurin", em tradução livre) foi completado por Christopher Tolkien, filho do escritor, a partir de uma série de manuscritos inacabados.
Christopher disse que a história, situada em um período muito anterior ao da trilogia de O Senhor dos Anéis, é a última grande obra sobre a Terra Média escrita pelo pai.
O livro foi ilustrado por Alan Lee, que trabalhou nas versões para o cinema das obras de Tolkien.
No Brasil, livrarias já começaram a importar cópias da versão original em inglês de The Children of Húrin, e os livros devem estar disponíveis em poucas semanas.
Trechos divulgados
Os fãs vão reconhecer vários trechos do livro que já foram publicados separadamente.
Christopher Tolkien já editou outro trabalho incompleto do pai, O Silmarillion, em 1977.
Esse livro faz um resumo geral da mitologia da Terra Média e inclui histórias individuais, entre elas a do livro novo, The Children of Húrin.
"Depois de estudar longamente os manuscritos, tentei construir uma narrativa coerente sem inventar nada", disse Christopher sobre o novo lançamento.
Tristeza
Outro membro da família Tolkien trabalhou no projeto: o neto do escritor, Adam, no papel de editor-assistente.
Ele disse que estava "triste" com a maneira como alguns fãs parecem ter esquecido como seu avô realmente era.
"Todo mundo fala sobre a marca, a franquia e os filmes. As pessoas obviamente esquecem que existe um homem por trás disso, que ele escreveu por suas razões e que livros são maravilhosos", disse.
"Eu certamente não estou infeliz com o sucesso que tiveram, mas é uma pena que (a obra) tenha se tornado uma marca. É uma obra de arte".
Mais de 150 milhões de cópias de O Senhor dos Anéis foram vendidas no mundo e a obra gerou três filmes com grande sucesso de bilheteria.