Page 1 of 2
1982, estuvimos ahí....
Posted: 31 Jan 2007 18:46
by 31_CrossBones
S!
Essa aqui o Condorito "Bomberman" vai gostar:
1982, estuvimos ahí é um filme de ficção que mostra algum dos aspectos da Guerra das Malvinas de 1982. O filme mostra a história de um soldado do exército, Carlos classe 1963, com apenas 19 anos e convocado à pouco tempo, espera em sua trincheira um inimigo que não conhece, junto a José e Pedro, ambos classe 62 e com mais experiencia, que o ajudam a enfrentar os momentos mais difíceis: o medo de situações como as de enfrentar os ingleses. Ali Carlos aprende não somente a combater o inimigo como também a valorizar coisas que jamais havia imaginado. Seguramente nunca imaginou conhecer novos irmãos naquelas terras frias do Atlântico Sul.
Por outro lado, um piloto da Armada Argentina, que também é pai e esposo,deve executar uma das missões mais importantes da aviação argentina,a Operação Invincible, uma operação conjunta entre a Marinha e a Força Aérea, catalogada como uma das mais significativas desde a Segunda Guerra Mundial. E junto a outros cinco pilotos fixam como objetivo o porta-aviões "Invincible", um dos navios mais protegidos da coroa britânica
Uma pequena amostra do filme: O ataque ao Invencible .
É uma animação feita em computação gráfica mostrando a versão argentina do ataque ao HMS Invencible em 30 de maio de 1982. Os britânicos negam. E você, qual a sua opinião? Eu ,particularmente, não creio que o ataque foi exatamente do jeito que está sendo retratado neste filme....
http://www.youtube.com/watch?v=lSijrB78Vmw

Posted: 01 Feb 2007 00:30
by Gutierrez
Quem sabe não? Vale lembrar que era o período da Guerra Fria e o HMS Invencible era uma das mais modernas e novas naves da Marinha Real e com certeza deveria haver interesse por parte da Marinha Soviética na capacidade de defesa do Invencible. Certa vez li que pelo menos uma vez uma das famosas traineiras espiãs dos russos foi avistada na região das Malvinas no auge das operações.
Se o ataque argentino foi um sucesso ou não, talvez nunca se saiba mas com certeza muita informação foi mantida em sigilo ate <font color="red"><i>hoje</i></font>.
Posted: 01 Feb 2007 15:52
by 37_Tupan
S!
Me lembro vagamente de que os argentinos alegaram ter atingido o Invencible, mas os britânicos negaram e, que eu saiba, o navio nunca aparentou ter sofrido algum dano.
Também já vi algum documentário mencionando que um dos submarinos britânicos teria sido seriamente danificado, mas é claro que isso sempre foi negado pela Marinha Real. Alguém sabe algo a respeito?
SP!
Posted: 01 Feb 2007 15:57
by 31_CrossBones
S!
Gutierrez wrote:
Se o ataque argentino foi um sucesso ou não, talvez nunca se saiba mas com certeza muita informação foi mantida em sigilo ate hoje
Concordo plenamente com você, Gutierrez. Na minha opinião o ataque aconteceu, mas sem que tenham ocorrido danos tão significativos quanto esses mostrados no vídeo....repare que o Exocet atinge o Invincible praticamente na linha d'agua. Mas embora a Inglaterra não reconheça que o porta-aviões fora atingido e avariado, há informações que o porta-aviões se afastou da frota, chegando à Inglaterra quase incógnita, com um toldo negro ocultando uma possível avaria. Em certa ocasião assisti à uma entrevista do piloto que fez o disparo do missil que supostamente atingiu o HMS Invincible, ele relata com detalhes o ataque, mas explica que estava extremamente nervoso e assim que fez o disparo, a muitos quilometros de distância do Invincible, voltou imediatamente para sua base..................
Seria muito interessante se este episódio for incluido no no sim "Jet Thunder" :ok
SP!
Posted: 01 Feb 2007 17:10
by 36_Killer-Ants
S!
Um dos exocets que atingiu outro navio parece que "deu xabú". Talvez tenha ocorrido o mesmo, a ogiva não explodiu e o míssil passou varado.
http://www.ww2incolor.com/forum/showthread.php?t=3230

K-A
Posted: 01 Feb 2007 17:16
by Gutierrez
Interessante vc falar isso! Certa vez li uma reportagem que dizia que dependendo das condições climáticas o sistema de detonação do Exocet tinha tendencia a sofrer pane ou retardo.
Será?
Fiz uma pesquisa e descobri que por decreto de "sua majestade", os documentos de ordem secreta referentes a Guerra das Malvinas serão abertos a consulta pública. No ano de 2082.
Com certeza, até lá por conveniência, muita coisa será transformada em bloquinho ou ração de traça.
Posted: 01 Feb 2007 20:01
by 31_CrossBones
S!
Gutierrez wrote:
No ano de 2082.
Putz!! Mal posso esperar....
Aproveitando...tem muita informação interessante aqui:
Exocet!!! :ok
SP!
Posted: 01 Feb 2007 21:40
by Gutierrez
Estava falando com um amigo no MSN e comentei sobre a Guerra das Malvinas. Ele comentou que estava falando com um amigo argentino que era jornalista e lhe enviara umas fotos de jornal da época e que havia uma foto do Invincible. Claro que pedi e olhem só isso que ele me mandou!
De fato a foto esta muito estranha e até cheguei a pesquisar a existência da mesma no Google. Ela de fato existe mas não esta disponivel para visualização. parece ter sido bloqueada.
Meu amigo falou que segundo o colega argentino essa foto foi publicada num jornal do governo da época e como a ditadura tinha total controle, é até provavel que a foto seja falsa! Uma boa montagem feita pelos militares argentinos com fins de propaganda mas, se for autentica, é a prova cabal de que a Operação Invincible teve algum sucesso.
Posted: 01 Feb 2007 21:50
by 31_CrossBones
S!
Pois é, e a dúvida continua....Mas temos que admitir, essa foto esta estranha.....
SP!
Posted: 01 Feb 2007 21:55
by Gutierrez
Com toda certeza. O ideal seria ter alguma foto das gun-cans dos Skyhawks.
Posted: 01 Feb 2007 23:00
by 21_Sokol1
Como contemporaneo das Guerra das Falklands/Malvinas me lembro desta foto estampada nos jornais da epóca, é uma montagem, muito mal feita por sinal, o que foi denunciado na epóca.
A umas coisas curiosas no forum postado acima, como o fato do HMS Invencible ter 193 metros de comprimento conforme publicações técnicas anteriores ao conflito e posteriormente estas especificações passaram para 205 metros, o que reforça a hipotese de ter sido substituido por um clone. Bem como no desfile ao voltar para a Inglaterra estar armado com sistema de anti-misséis Paralax, que não tinha ao partir, embora alguns defendam que este sistema pudesse ter sido instalado durante o turno de combate.
No caso de ser verídico ter sofrido ataque, uma das hipoteses para a ocultação do fato seria que como na epóca ainda existia a Guerra Fria o mesmo estar transportando armas atomicas, não sendo conveniente admitir sua vulnerabilidade.
Os relatos argentinos tambem dão como tendo derrubado um Harrier em combate ar-ar, fato não admitido/confirmado pelos ingleses.
Sokol1
Posted: 02 Feb 2007 01:27
by Hades
:s:
Outro dia estava procurando uma foto de um A4c Argentino usado na época das Malvinas um com a barriga azul, num deles tem uma representação de como foi o ataque ao Invencible e nela mostra 2 Super Etendards e 4 Skyhawks, sendo que 2 Skyhawks são abatidos pela antiaérea.
Pelo que me lembro na época os jornais brasileiros noticiaram que o Invencible foi realmente vencido.
Os ingleses jamais iriam confirmar isso, assim como não reconheceram que o Vulcan invadiu o espaço aéreo brasileiro e foi interceptado, sendo obrigado a pousar e ficando em solo até o fim da guerra, eles dizem que foi uma pane e que pediram ajuda.
Só que até hoje há muito folclore sobre estes assuntos.
Não é o vídeo, estou procurando quando achar posto, mas vale dar uma lida, é o lado argentino da história.
http://www.reconquistaydefensa.org.ar/_ ... ncible.htm
E também tem esta discussão em cima de um vídeo feito em fligthsim.
http://www.patricksaviation.com/videos/Guest/594/
Abraços
SP!
Posted: 02 Feb 2007 06:00
by Gutierrez
Acho que achei o seu pássaro Hades:
Descrição da aeronave e da missão:
A-4C C-318. Tenente Isaac Rivera.
Este A-4 fêz parte da missão de ataque ao HMS Invincible em 30 de Maio de 1982.
Armado com um par de bombas de 250kg quatro A-4C's (C-301, C-310, C-318 e C-321) participaram da ação.
Uma das duas aeronaves Super-Exterdard efetuou o disparo de um míssil exocet.
Dois A-4C foram perdidos no ataque (C-301 Tte. Vasquez & C-310 Tte. Castillo) abatidos por misseis Sea Dart (D-89) lançados pelo HMS Exeter.
Os outros dois Skyhawks (C-318 tenente Isaac & C-321 tenente Ureta) sobreviveram a missão.
Posted: 02 Feb 2007 08:07
by Nilton
O Vulcan não invadiu o espaço aéreo brasileiro. Ele teve problemas técnicos e não pode realizar o abastecimento no vôo de volta para a ilha de Ascenção. Então desviou para o aeroporto mais próximo, no caso o Rio de Janeiro. A interceptação se deu pelos F-5 da Fab ainda fora do mar territorial brasileiro, assim que o radar mostrou a mudança de rumo e o piloto relatou a avaria. Foi então escoltado por se tratar de avião de combate em missão, possívelmente armado. Tudo isso está muito bem relatado num número da revista Asas.
Eu era estudante na UFRJ, naquele dia estava em meu quarto no alojamento de estudantes da universidade. Fazia calor, tinha tirados os óculos. Como o alojamento da Ilha do Fundão fica na cabeira da pista do Galeão, depois de um tempo já reconhecíamos os aviões pelo som que faziam... Lembro-me de ter ouvido um som diferente, olhei pela janela e sem os óculos vi um Vulcam voando baixo! Não acreditei e coloquei os óculos. Era um Vulcan mesmo! Enorme! Marrom e verde, com o trem de pouso abaixado. Passou bem diante de mim, na mesma altura do andar em que eu estava. O que os jornais da época não noticiaram era que dois F5 voavam ao seu lado, pouco acima dele. Eram miúdos e muito brancos comparados com o Vulcan. Lembravam cães pastores conduzindo uma enorme ovelha... Depois os F5 retornarm da direção de onde vieram voando muito rápidos e lado a lado. Mais acima tinha um terceiro F5 voando na mesma direção, porém mais lento e fazendo touneaus, rolando sobre si mesmo. Era evidente a alegria do piloto!
E eu com câmara, mas sem filme...
Quanto ao Invencible, houve relatos dos marinheiros ingleses que viram o rastro de um torpedo chegar atee o costado no porta-aviões. Depois da guerra, um oficial argentino deu uma entrevista em off erlatando que realmente um submarino argentino disparara um torpedo contra o Invencible. Acertou mas o torpedo não explodiu... Parece que foi um ataque combinado entre a Força Aérea e a Armada Argentina.
Posted: 02 Feb 2007 11:10
by 42_Hildebrand
S!
Mas e o Vulcan? Ficou em território brasileiro até o fim do conflito? Os militares da força aérea brasileira tiveram acesso ao interior do avião, sua aviônica e armamentos? E quanto a missão do Vulcan? Tivemos acesso à detalhes da missão? E vcs tão doidos de não postarem uma foto do bicho(vai me dizer que nenhuma viva alma tirou uma foto, que mancada hein Nilton, imperdoável

) ou de um similar? E o contato feito pelos nossos pilotos? Houve ameaça de abate contra o Vulcan? Cadê os nossos pilotos, alguém tem o email dos caras

? Eu quero trocar uma idéia com eles

Saber se mostraram o dedo médio pros pilotos do Vulcan

!
SP!