OpenGL agora é nativamente suportado no Windows Vista
Posted: 13 Aug 2006 23:34
Uma ótima notícia para nós que adoramos o IL2, não vamos precisar manter dois SO em modo Dual, pois provavelmente o BoB deve ser otimizado para DX10 (presente somente no Vista)!!!
Eu estou testando o Windows Vista, novo SO da M$ que deve chegar ao mercado no início de 2007. Por enquanto no build que estou usando (5472) os drivers da ATI e Nvidia para Win Vista não suportavam o OpenGl nativamente obrigando-me a voar o IL2 em modo DirectX (que não suporta o modo Perfect). para driblar isto eu usava os drivers da ATI para Windows XP, porém com isto eu perdia o suporte do windows ao AERO (a interface gráfica que faz toda a diferença no VISTA). Com esta notíca agora poderemos voar em OpenGL (Perfect) sem ter que abrir mão da inovações gráficas do Vista!!!
Eu estou testando o Windows Vista, novo SO da M$ que deve chegar ao mercado no início de 2007. Por enquanto no build que estou usando (5472) os drivers da ATI e Nvidia para Win Vista não suportavam o OpenGl nativamente obrigando-me a voar o IL2 em modo DirectX (que não suporta o modo Perfect). para driblar isto eu usava os drivers da ATI para Windows XP, porém com isto eu perdia o suporte do windows ao AERO (a interface gráfica que faz toda a diferença no VISTA). Com esta notíca agora poderemos voar em OpenGL (Perfect) sem ter que abrir mão da inovações gráficas do Vista!!!
O problema com o OpenGL é que ele nunca foi oficialmente suportado ou promovido pela Microsoft. Obviamente, a Microsoft sempre promoveu o Direct3D ao invés do OpenGL, mas os fabricantes de GPUs vêm suportando o OpenGL em seus drivers. Muitos jogos e softwares de produtividade ainda hoje usam o OpenGL. Com o Windows Vista, a Microsoft tornou claro que o suporte ao OpenGL funcionaria apenas como uma camada de trabalho rodando por cima do Direct3D. Isso envolveria "tradução" e, consequentemente, impacto na performance.
Nesta semana o grupo Khronos, que é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do OpenGL, divulgou um relatório indicando que o suporte ao OpenGL seria implementado nativamente no Windows Vista, sem o uso de camadas em cima do Direct3D. Usando o padrão Windows ICD, o OpenGL contará com aceleração completa e será totalmente compatível com o Aero Glass. O grupo Khronos também informa que, quando o Windows Vista for lançado, a performance do Aero Glass no OpenGL será superior à do Direct3D.