Bom esse vídeo falando do "Spit dont outurn 109" já apareceu no ATAG com argumento dos "Luftwhiners", não mereceu muito crédito do Buzzsaw (e outros) - que é muito bem informado tecnicamente.
Deve ser algum grupo de "pilotos de il-2" que fez esta "entrevista"

note que até a pergunta foi colocada num momento em que o cara elogiava o 109.
O Bf 109 (real) podia de fato curvar dentro da curva do Spit, basta o Spit o piloto do Spit não ter habilidade, o que ocorreu em muito combate da WWII.
Agora, compare a performace dos dois aviões (e depende tambem das versões - os últimos modelos de 109 no máximo tinham parafusos em comum com os primeiros, idem Spit) em condições iguais...
Tem piloto da RAF que contou ter "serrado" ou explodido 109 com as .303 - coisa que nem Santo acredita.
Então estas "anedotas" de piloto são "estórias de pescador"?
Não, são o ponto de vista de alguem que venceu o combate. (1)
Em 1941 no Norte da Africa, Ingleses, Sul Africanos, ANZAC... realmente pilotavam máquinas inferiores - P-40, Hurricane - mas nem por isso a Luftwaffe deixou de perder pilotos em combate aéreo.
Não entendo lhufas, só sei que o 109 do Bo$ voa feio para caramba, parece voo de aeromodelo - muita potência, pouco peso, ou como uns dizem parece pendurado numa mola.
Engraçado é a IA voando em dogfight, quando o 109 faz um ataque (é só evitar o head-on) sobe e faz um "salto mortal carpado" ou coisa parecida,

mergulha, faz outra passagem e repete a manobra... depois de tantos entra num modo RTB (provavelmente sem munição).
Mas enfim, isso ai tem conquistado "corações e mentes".
(1) No livro da Egovora ela conta que o piloto de um il-2 danificado ao voltar para base foi atacado por três Bf109, entrou em dogfight abateu dois e danificou um... "
Belive it or not".
Sokol1