O "pobrema" é que o WEP (War emergency power) no il-2 foi introduzido "arcadizado" (como muitas outras coisas, ex. o flap combat, take-of, landing...)
Nas primeiras versões, na maioria dos aviões bastava apertava o mágico "W" e o motor "bzoiiiiiimmmmmmmmm"...
Nos sucessivos patchs - não me lembro em que versão - isso foi alterado, reproduzindo melhor o sistema real, com o uso do "110%" no curso do throttle, que representa o uso desta potência adicional. É o que aconteçe nos 109.
Alguns, como P-51, Yak-7... exibem uma mensagem quando o throttle passe de 100%.
Já em aviões como o Spit isso não foi modificado, continua sendo necessário continuar a usar o W para o "War Emergency Power".
O 190 A-8 fazia o uso do sistema
Erhöhte Notleistung - injeção de combustível extra na admissão de forma a esfriar a mistura e permitir maior pressão do compressor, para assim conseguir a potência extra.
Imagino que neste avião é correto o uso de um botao (o "W") para acionar o sistema de injeção. Algumas variantes usam injeção de oxido nitroso no lugar de combustível.
Já o 190-D usava injeção do MW 50 (metanol + agua), que se modelado corretamente só poderia ser usado duas vezes por um periodo de 10 minutos por vôo.
Engraçado é que o
"Forsazh" dos aviões russos, em cirilico é
"форсаж" que tambem
define...
Sokol1