Congonhas: cai avião airbus 320 TAM voo 3054
:s:
Acho que Congonhas deveria operar apenas as pontes aéreas com maior fluxo RIO/SP/RIO, BH/SP/BH e BSB/SP/BSB, mudando para Guarulhos todos os outros vôos sobretudo as partidas, chegadas e escalas internacionais, porém o maior problema é a ganência das empresas aéreas.
A cultura do "achismo" também está demais neste caso, aparecem tantos especialistas nisso e naquilo, que nem perto do acidente passaram, dando seus pareceres como se fossem os próprios perítos que estão trabalhando no local do acidente, e isso mexe com a opinião pública.
Fico cada vez mais enojado com estes políticos, estes mórbidos oportunistas, que estão fazendo política com o sofrimento alheio, em vez de realmente quererem resolver o problema. Isso é nojento.
Abraços
SP!
Acho que Congonhas deveria operar apenas as pontes aéreas com maior fluxo RIO/SP/RIO, BH/SP/BH e BSB/SP/BSB, mudando para Guarulhos todos os outros vôos sobretudo as partidas, chegadas e escalas internacionais, porém o maior problema é a ganência das empresas aéreas.
A cultura do "achismo" também está demais neste caso, aparecem tantos especialistas nisso e naquilo, que nem perto do acidente passaram, dando seus pareceres como se fossem os próprios perítos que estão trabalhando no local do acidente, e isso mexe com a opinião pública.
Fico cada vez mais enojado com estes políticos, estes mórbidos oportunistas, que estão fazendo política com o sofrimento alheio, em vez de realmente quererem resolver o problema. Isso é nojento.
Abraços
SP!
S! já postaram? Caso sim desculpe. ..
Link para o video das cameras de seguranca que filmavam a pista do aeroporto de congonhas. ..notem no final ...um avião em pouso passa pela camera em 15 segundos. ..o da TAM passa em 3 segundos. ..
O avião passa pela camera com os reversos ATIVADOS. ..notem a agua sendo empurrada a frente das turbinas. ...no final. ..qse fora da pista. ..se ve uma explosa na parte de tras do avião ...casada pela re-aceleração abrupta das turbinas. ..
http://br.youtube.com/watch?v=kUMXRTWgwGk
SP!
Link para o video das cameras de seguranca que filmavam a pista do aeroporto de congonhas. ..notem no final ...um avião em pouso passa pela camera em 15 segundos. ..o da TAM passa em 3 segundos. ..
O avião passa pela camera com os reversos ATIVADOS. ..notem a agua sendo empurrada a frente das turbinas. ...no final. ..qse fora da pista. ..se ve uma explosa na parte de tras do avião ...casada pela re-aceleração abrupta das turbinas. ..
http://br.youtube.com/watch?v=kUMXRTWgwGk
SP!
19_ALPHA
:s:
Acho que começaram a encontrar algumas peças deste quebra-cabeças, e com estas informações é possível que o problema tenha sido mecânico.
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... 05,00.html
SP!
Acho que começaram a encontrar algumas peças deste quebra-cabeças, e com estas informações é possível que o problema tenha sido mecânico.
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... 05,00.html
Abraços"...
Problema no dia anterior
O "Jornal Nacional" apurou que o avião da TAM prefixo MBK, destruído na tragédia de terça-feira, teve problemas para aterrissar no dia anterior no mesmo Aeroporto de Congonhas. Como informado na quarta-feira ( 18 ), o vôo 3215 da TAM, entre Confins (MG) e São Paulo, na segunda-feira (16), às 13h48, teve dificuldades para frear. E só parou no limite da pista de Congonhas.
Segundo apuração do "Jornal Nacional", o comandante daquela aeronave teria dito à torre que a pista estava "muito escorregadia", sem fazer menção ao problema técnico. De acordo com fontes, o comentário foi registrado pelos órgãos oficiais.
Sem 'pane grave'
O vice-presidente da TAM disse desconhecer o incidente de segunda-feira. Ele afirmou a Bonner que o livro de bordo da aeronave, que registra todos os problemas apresentados durante um vôo, não registrava nenhuma pane séria no dia 16. Quando perguntado se não houve nenhum registro de problemas na segunda-feira, ele respondeu: "O que eu disse é que não há nenhum registro de pane séria no dia 16".
A confirmação de que o avião prefixo MBK, destruído na terça-feira, foi o mesmo que quase se acidentou na véspera reforça a hipótese de que a tragédia tenha sido conseqüência de falha mecânica. As autoridades agora terão de investigar se os procedimentos de manutenção do Airbus da TAM estavam corretos e se o avião poderia continuar a voar mesmo com o defeito apresentado..."
SP!
S!
O Rodrigo Almeida Prado era um ex-colega que trabalhou aqui conosco (primo de outro e colega de faculdade de outros tantos) que estava no vôo. Eu não tinha um contato diário com ele, mas sempre me pareceu ser um cara extremamente animado e curtia as praias de Santa Catarina com a rapaziada daqui.
Recebi hoje no trabalho esta informação.
SP!
O Rodrigo Almeida Prado era um ex-colega que trabalhou aqui conosco (primo de outro e colega de faculdade de outros tantos) que estava no vôo. Eu não tinha um contato diário com ele, mas sempre me pareceu ser um cara extremamente animado e curtia as praias de Santa Catarina com a rapaziada daqui.
Recebi hoje no trabalho esta informação.
Era isso.Nesta sexta-feira, dia 20, as 13 horas, venha deitar por 10 minutos no saguão do aeroporto Salgado Filho, de braços cruzados, a exemplo das autoridades brasileiras no atual caos aéreo. Essa é uma manifestação pacífica em homenagem às vítimas do vôo 3054.

SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
- 17_Vulture
- Arataca
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- Location: Cidade Maravilhosa, RJ
Há que se saber dividir as coisas mesmo (talvez principalmente) nesse momento de grande comoção.
Enquanto não se provar que a pista de Congonhas tem participação no acidente (e até o momento parece apontar exatamente na direção oposta), não se pode creditar à crise aérea este acidente. As pessoas procuram culpados pra ter onde bater e, geralmente, batem no ponto mais fraco.
Claro que o aeroporto poderia ser melhorado, com a colocação de barreiras ao final da pista (como os pedaços que quebram sob o peso do avião e freiam ele), mas isso não existe em lugar algum do país, não é culpa da atual crise aérea.
Porque não se pergunta ao governo de SP porque não há opção descente de transporte de/para Viracopos ou Guarulhos, que desafogasse Componhas, p.ex.? Quando eu fui à Barcelona e à Madri, sai e cheguei de metrô em ambos os aeroportos. Ambos são a mais de 10km do centro da cidade e o de Madri é inclusive em outra cidade (Barajas), como é o caso de Viracopos, Guarulhos e outros no país.
Enquanto não se provar que a pista de Congonhas tem participação no acidente (e até o momento parece apontar exatamente na direção oposta), não se pode creditar à crise aérea este acidente. As pessoas procuram culpados pra ter onde bater e, geralmente, batem no ponto mais fraco.
Claro que o aeroporto poderia ser melhorado, com a colocação de barreiras ao final da pista (como os pedaços que quebram sob o peso do avião e freiam ele), mas isso não existe em lugar algum do país, não é culpa da atual crise aérea.
Porque não se pergunta ao governo de SP porque não há opção descente de transporte de/para Viracopos ou Guarulhos, que desafogasse Componhas, p.ex.? Quando eu fui à Barcelona e à Madri, sai e cheguei de metrô em ambos os aeroportos. Ambos são a mais de 10km do centro da cidade e o de Madri é inclusive em outra cidade (Barajas), como é o caso de Viracopos, Guarulhos e outros no país.
[b]Jambock__17 - Vulture
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
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- JambockCardoso
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Sabe gente,
Eu não vou entrar em algumas questões já levantadas aqui. Só o que gostaria de dizer é o quanto fico angustiado quando acontecem estes acidentes. Particularmente por dois amigos aqui do Gavca: Sydy e Seth. Não desconsiderando os outros pilotos, em quem também penso com um aperto no coração depois desses acidentes, mas por serem dois amigos com que já tive oportunidade de conversar e de ver o quanto são especiais "essas pessoas que voam" no dizer da minha avó.
Cada vida é importante, nossos amigos são mais caros ainda, e é em vocês, pilotos do Gavca, que penso em cada momento triste da nossa aviação.
Eu não vou entrar em algumas questões já levantadas aqui. Só o que gostaria de dizer é o quanto fico angustiado quando acontecem estes acidentes. Particularmente por dois amigos aqui do Gavca: Sydy e Seth. Não desconsiderando os outros pilotos, em quem também penso com um aperto no coração depois desses acidentes, mas por serem dois amigos com que já tive oportunidade de conversar e de ver o quanto são especiais "essas pessoas que voam" no dizer da minha avó.
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" ... Infeliz foi aquele que colocou insígnias num avião ... " (Do livro O Grande Circo de Pierre Clostermann)
- 17_Vulture
- Arataca
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E por falar em ganância....
Airbus da TAM estava com reverso desligado
Publicada em 19/07/2007 às 21h41m
Jornal Nacional, O Globo Online, Reuters, TV Globo, GloboNewsTV
SÃO PAULO - O Airbus 320, prefixo MBK, que explodiu em Congonhas teve problemas para pousar no mesmo aeroporto um dia antes do acidente com o vôo 3054, que levava 186 passageiros e matou cerca de 200 pessoas na terça-feira. No pouso, o vôo 3215, que saiu de Confins (BH) e pousou em São Paulo às 13h48m, parou no limite da pista. Segundo o Jornal Nacional, a aeronave estava com o reverso direito desligado desde o dia 13 passado. A TAM afirmou à TV Globo que o manual do fabricante recomenda que a revisão do problema seja feita em até 10 dias.
Trem de pouso é retirado de escombros - Odival Reis, Diário de S.Paulo De acordo com a reportagem do Jornal Nacional, o problema no reverso tinha sido detectado pelo próprio sistema de checagem eletrônica da aeronave. Antes da trágica tentativa de pouso, a pista de Congonhas havia ficado 23 minutos fechada por conta da chuva e foi liberada 1h20m antes da chegada do Airbus.
O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, e o vice-presidente técnico da empresa, Rui Amparo, confirmaram a informação. Segundo Amparo, para a Airbus, o problema apresentado pela aeronave não é impeditivo de vôo desde que a revisão seja feita em 10 dias . O vice-presidente da TAM disse ainda que o livro de bordo do avião não registra, na segunda-feira, "nenhuma pane grave".
O travamento do reverso direito da turbina explicaria o fato de o avião ter apresentado um deslocamento à direita depois de pousar na pista de Congonhas, em velocidade e no ponto correto. O deslocamento foi constatado nesta quinta em perícia feita pela Aeronáutica na pista principal de Congonhas.
" Na sexta-feira, houve reporte de mau sinal do reverso direito. Mas, pelo manual, ele poderia voar "
No vôo 3215, de segunda-feira, o comandante teria dito à Torre de Controle de Congonhas que a pista estava escorregadia, mas não citou problemas técnicos. As aeronaves têm três tipos de freio. Um deles é de roda, outro é aerodinâmico (flaps) e o terceiro é o reverso, que inverte a pressão da turbina.
O reverso auxilia na frenagem. Na pista curta e molhada por conta da chuva, poderia ter ajudado a evitar que a aeronave escapasse da pista. Ou ser decisivo para que isso acontecesse.
Na sexta-feira passada, um sinal no painel da aeronave já indicava o mau funcionamento de um dos reversos.
- O avião passou por revisão há três meses e não apresentou pane significativa. Na sexta-feira, houve reporte de mau sinal do reverso direito. Mas, pelo manual, ele poderia voar até mesmo sem os dois reversores - disse Amparo.
Carlos Minelli Sá, vice-presidente de Operações da Infraero, confirmou o pouso difícil da aeronave em Congonhas, na segunda-feira, no vôo 3215, vindo do aeroporto de Confins, em Minas Gerais, um dia antes do acidente. O comandante registrou para a torre de controle que a pista estava escorregadia.
A informação de problemas no avião reforça a tese de que o acidente possa ter sido causado por falha no aparelho, apesar de a pista principal de Congonhas ainda não ter o sistema de grooving, que drena a água e ajuda a evitar derrapagens.
Apenas as informações da caixa preta da aeronave e as investigações das autoridades deverão concluir se o travamento do reverso foi ou não a principal razão para o acidente ou apenas mais um item a a se juntar no leque se condições que resultaram na maior tragédia da aviação brasileira.
Airbus se deslocou à esquerda
O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, informou nesta quinta depois da perícia que o Airbus se deslocou para a esquerda depois do pouso e isso é fato concreto, pois deixou marcas na pista. Segundo ele, ainda não há informação suficiente para determinar a causa da tragédia.
O chefe do Cenipa argumentou que o deslocamento pode ter sido provocado por problemas na própria aeronave, entre eles "alterações no reverso da aeronave" e diferenças no acionamento do freio.
Mesmo assim, ele acredita que a pista principal só deva ser usada seca ou, no máximo, úmida, até que sejam apuradas as causas do acidente.
Kersul Filho afirmou ainda que a caixa preta do Airbus da TAM seguiu para os Estados Unidos nesta quita-feira, por conta de ter sido avariada, e até terça-feira o Cenipa espera ter alguma informação sobre o conteúdo gravado, de voz e dados. As equipes americanas devem trabalhar durante todo o fim de semana para apressar os resultados.
Em Brasília, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, eximiu a estatal de responsabilidade pelo acidente.
" Garanto que a Infraero não teve nada a ver com o acidente. Nada a ver "
- Garanto que a Infraero não teve nada a ver com o acidente. Nada a ver. A investigação vai dizer. Eu assisti a fita e vi o que aconteceu - disse ele, referindo-se às imagens do momento em que o avião pousou em Congonhas.
- O avião saiu do aeroporto na mesma velocidade que chegou. Isso significa que ninguém alterou. Um avião que pousa, tenta frear e não freia. Ele saiu da pista com no mínimo 100 nós. Se ele estava com o reversor ligado, a coisa é mais grave ainda. Isso significa que ele não reduziu a velocidade.
Vídeo mostra velocidade e clarão na traseira do Airbus
Na quarta, a Aeronáutica divulgou vídeos do momento do pouso e da passagem do Airbus pela pista , em velocidade superior à de outra aeronave que pousou pouco antes.
Na sua primeira declaração dois dias depois do maior acidente aéreo do país, nesta quinta, o presidente da Infraero foi enfático em relação à velocidade do Airbus. Disse que, além de não ter desacelerado após tocar o chão, a aeronave havia sido acelerada:
- O avião não acelera por milagre e alguma coisa aconteceu após o toque na pista. Ele pousou normalmente, as imagens mostram isso e os controladores receberam a informação.
E reforçou:
- O avião não acelera por milagre... acelera porque o piloto empurrou a potência do motor do avião. Por quê? Por que ele precisava arremeter? Só a caixa-preta vai dizer.
Uma das possíveis causas para o clarão visto nas imagens antes da explosão, segundo especialista ouvido pelo Jornal Hoje, seria combustão, provocada por forte aceleração do Airbus.
Limite de lotação e peso
Na terça-feira, o Airbus 320 decolou do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no limite de segurança para pousar em Congonhas. Segundo a TAM, 100% dos assentos estavam ocupados e havia ainda uma criança de colo. O peso da aeronave, de 62,7 toneladas, correspondia a 98% do permitido para pouso em segurança nas condições de tempo apresentadas nesta terça no aeroporto paulista. Chovia há dois dias em São Paulo. Um dia antes, um turboélice da Pantanal deslizou na pista e atolou na lama, sem feridos.
Na quarta, a TAM havia afirmado em coletiva à imprensa que o plano de vôo para pouso em Congonhas foi aprovado e que "não houve qualquer relato de problemas feito pelo piloto".
Segundo a companhia, "não havia razão para problemas no avião", que passou por revisão no dia 13 de junho passado. O vice-presidente técnico da TAM, Ruy Amparo, disse ainda que o livro de bordo do vôo foi assinado pelo comandante em Porto Alegre sem qualquer registro de problemas ou panes
Buscas e identificação difíceis
O Corpo de Bombeiros já retirou 184 corpos do prédio da TAM Express, atingido pelo Airbus, e as buscas agora ficaram mais difíceis por causa dos riscos de desabamento da estrutura. Parte começou a ser demolida. No IML, 25 corpos foram identificados e o instituto estima em 30 dias o prazo para liberação dos corpos. Para os familiares, é mais tempo de dor até enterrarem seus mortos.
Eram 186 passageiros no vôo 3054. Segundo a TAM, dos funcionários que estavam no prédio, oito continuam desaparecidos. Dois morreram. Não se sabe o número de clientes e de pessoas que estavam no entorno ou no posto de gasolina atingido.
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[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
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Você é grande no mundo"[/i][/b]
[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
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S! Pessoal
Tenho namorada, irmão e cunhada comissários da TAM... felizmente estão todos bem.
Minha namorada vôo este avião que caiu o MBK , até meio dia daquele dia, quando por Deus devido a cancelamentos, ela assumiu vôo em outra aeronave...senão era bem provável q ela estivesse morta.
Inclusive após ele pousar em Confins, ela me ligou assustada, pois o avião tinha demorado muito a parar, tendo inclusive que grudar nos freios para total frenagem...ou seja, tinha algo de errado. Ae de Confins ele foi pra Congonhas, que depois foi pra Porto Alegre e que depois "foi" pra Congonhas de volta...
Sim, um reverso a menos não tem importância... mas juntando os fatores de que aparentemente o avião veio com velocidade excessiva, a pista não é muito grande e estava molhada, ele estava praticamente full combustivel e passageiro/bagagem... eu acho que um reverso a menos pode ter feito a diferença..
Quando à aquele clarão que vemos antes dele cair de fato, eu acredito que sejam as pastilhas de freio pegando fogo, pois acredito que ele grudou nos freios.. tanto é q tem marcas de freiada na saída dele da pista..
Moramos a umas 2 quadras do acidente...assim que caiu fomos la ver, nunca vou esquecer a sensação de tentar ligar para o irmão e dar caixa postal ( ele tava voando ), olhando o acidente e pensando que ele poderia estar ali..
Triste... muito triste........
SP!
Tenho namorada, irmão e cunhada comissários da TAM... felizmente estão todos bem.
Minha namorada vôo este avião que caiu o MBK , até meio dia daquele dia, quando por Deus devido a cancelamentos, ela assumiu vôo em outra aeronave...senão era bem provável q ela estivesse morta.
Inclusive após ele pousar em Confins, ela me ligou assustada, pois o avião tinha demorado muito a parar, tendo inclusive que grudar nos freios para total frenagem...ou seja, tinha algo de errado. Ae de Confins ele foi pra Congonhas, que depois foi pra Porto Alegre e que depois "foi" pra Congonhas de volta...
Sim, um reverso a menos não tem importância... mas juntando os fatores de que aparentemente o avião veio com velocidade excessiva, a pista não é muito grande e estava molhada, ele estava praticamente full combustivel e passageiro/bagagem... eu acho que um reverso a menos pode ter feito a diferença..
Quando à aquele clarão que vemos antes dele cair de fato, eu acredito que sejam as pastilhas de freio pegando fogo, pois acredito que ele grudou nos freios.. tanto é q tem marcas de freiada na saída dele da pista..
Moramos a umas 2 quadras do acidente...assim que caiu fomos la ver, nunca vou esquecer a sensação de tentar ligar para o irmão e dar caixa postal ( ele tava voando ), olhando o acidente e pensando que ele poderia estar ali..
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- 07_Phantom
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É mole ou quer mais!?!
http://oglobo.globo.com/sp/mat/2007/07/19/296878869.asp
http://video.globo.com/Videos/Player/No ... TE,00.html
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE BRASILZÃO!

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