Não vi a entrevista, mas pelo que entendi da linha argumentativa do cara, a culpa é do piloto ou da aeronave. Pois se em condições "normais" de pouso em pista encharcada a falta do groove jogasse o avião na rodovia as mortes seriam muito menores, dado que provavelmente não haveria explosão...07_Phantom wrote:Pois é, hoje a tarde ouvi um cara da UFRJ (Marcio na BandNews dizendo justamente o contrário, que a maior parte da parada de uma avião é assegurada pelo pelos controles aerodinâmicos (Flaps?!) e pelo reverso, ficando a cargo dos pneus uma pequena parte.
Segundo o argumento dele, o grove não reduziria o suficiente a velocidade do avião visto que este estava tão rápido que passou sobre a rodovia ao passo que, se o avião estivesse na velocidade correta ao chegar ao grove, na falta deste, a aeronave teria batido na rodovia antes.
Uma ponto interessante que ele tocou foi no risco da posição do aeroporto (se fosse em outro aeroporto a tragédia, no mínimo, seria menor), ele chegou a citar um tal risco de aceitabilidade, avaliado quando uma empresa vai ser implantada. Quando esse risco é alto, devido ao tipo de empresa, não é concedida a "licença" para operação. Segundo ele, Congonhas deveria ser ajusta para um nível de risco aceitável para a sua região, com a criação de outro aeroporto de grande porte fora de áreas de risco.
Bom, agora é esperar a avaliação dos peritos.
Congonhas: cai avião airbus 320 TAM voo 3054
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[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
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Você é grande no mundo"[/i][/b]
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S!
Mas não pode ser inexperiência do piloto não, juntos os dois somavam mais de 30.000 horas de vôo, e vendo que estava para pousar em más condições de tempo, com os rumores de pista escorregadia, devia estar de olho vivo!
Pode ser algum problema no avião, somado ao problema da falta grooving... e essa porra dessa pista curta que acaba em pricipicio
SP!
Mas não pode ser inexperiência do piloto não, juntos os dois somavam mais de 30.000 horas de vôo, e vendo que estava para pousar em más condições de tempo, com os rumores de pista escorregadia, devia estar de olho vivo!
Pode ser algum problema no avião, somado ao problema da falta grooving... e essa porra dessa pista curta que acaba em pricipicio


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[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
:s:
Sinceridade, assistindo as entrevistas com especialistas e vendo o vídeo, dá para reduzir bastante a probabilidade de aquaplanagem.
Pode ter sido realmente alguma falha humana (infelizmente acontece) ou falha do equipamento, e isso somente depois da perícia das caixas pretas é que poderão dizer.
Agora infelizmente aquele mesmo repórter que estava no Legacy do acidente do GOL, está falando asneiras, sem mesmo saber o que houve e a verdadeira causa do acidente do TAM.
Abraços
SP!
Sinceridade, assistindo as entrevistas com especialistas e vendo o vídeo, dá para reduzir bastante a probabilidade de aquaplanagem.
Pode ter sido realmente alguma falha humana (infelizmente acontece) ou falha do equipamento, e isso somente depois da perícia das caixas pretas é que poderão dizer.
Agora infelizmente aquele mesmo repórter que estava no Legacy do acidente do GOL, está falando asneiras, sem mesmo saber o que houve e a verdadeira causa do acidente do TAM.
Abraços
SP!
Alguém viu o Jornal da globo agora a noite?
eles fizeram um video comparativo com as câmeras do aeroporto que monitoram as pistas. Mostrou um A320 da Tm pousando pouco antes do A320 do acidente. Depois colocou um cronômetro e comparou as imagens....
O 1º A320 demora 12 segundos para passar na frente da câmera, em duas posições. Uma no meio da pista e outra lá no final.
O 2º A320, do acidente, demora 3 segundos para cruzar o campo de visão da câmera!!!
Mostra também a imagem da cabeceira, demonstrando que a aeronave tocou no ponto certo, zero problemas...
O problema meus caros amigos, é que o avião tocou na pista e continuou, SEM PERDER VELOCIDADE até colidir com o prédio da TAM!
Um técnico que foi entrevistado depois disso tudo ser mostrado, disse que, o tal grooving não ia segurar NADA que passase alí naquela velocidade...
Com essas infos, ou foi o piloto, ou a aeronave perdeu os freios... e mais. Parece que aquela aeronave tinha seus reversos pinados para não abrir em vôo e causar outro acidente como o que já havia ocorrido.
Outra coisa escrota é que este vôo fez escala em Curitiba antes de pousar em Sampa...
eles fizeram um video comparativo com as câmeras do aeroporto que monitoram as pistas. Mostrou um A320 da Tm pousando pouco antes do A320 do acidente. Depois colocou um cronômetro e comparou as imagens....
O 1º A320 demora 12 segundos para passar na frente da câmera, em duas posições. Uma no meio da pista e outra lá no final.
O 2º A320, do acidente, demora 3 segundos para cruzar o campo de visão da câmera!!!
Mostra também a imagem da cabeceira, demonstrando que a aeronave tocou no ponto certo, zero problemas...
O problema meus caros amigos, é que o avião tocou na pista e continuou, SEM PERDER VELOCIDADE até colidir com o prédio da TAM!
Um técnico que foi entrevistado depois disso tudo ser mostrado, disse que, o tal grooving não ia segurar NADA que passase alí naquela velocidade...
Com essas infos, ou foi o piloto, ou a aeronave perdeu os freios... e mais. Parece que aquela aeronave tinha seus reversos pinados para não abrir em vôo e causar outro acidente como o que já havia ocorrido.
Outra coisa escrota é que este vôo fez escala em Curitiba antes de pousar em Sampa...
*Alis Grave Nil*
S!
Olha só...
Olha só...
Ouvi o Sr. Candiota ontem em um programa aqui no sul, onde ele falava que a crise aérea iniciou com a venda da VARIG...que ela foi arbitrária no entendimento dele, e que com isso deixou uma grande demanda de usuários a "ver navios"...ele inclusive mostrou uma revista VEJA da época, onde outros especialistas falavam justamente do que ele anunciava. A data da revista é 4 DIAS antes do acidente do avião da GOL...AVIAÇÃO: Setor tem problemas de gestão, dizem especialistas
BRASÍLIA, 18 de julho de 2007 - Especialistas dizem que a falta de gerenciamento do sistema aéreo brasileiro é responsável por parte do caos que vem impondo calvários diários a milhares de passageiros nos aeroportos do país há 10 meses, período em que ocorreram os dois maiores desastres da história da aviação civil do país.
Para o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Claudio Candiota Filho, a criação do Ministério da Defesa, em 1999, deu início ao colapso do sistema aéreo brasileiro.
BRASÍLIA, 18 de julho de 2007 - Especialistas dizem que a falta de gerenciamento do sistema aéreo brasileiro é responsável por parte do caos que vem impondo calvários diários a milhares de passageiros nos aeroportos do país há 10 meses, período em que ocorreram os dois maiores desastres da história da aviação civil do país.
Para o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Claudio Candiota Filho, a criação do Ministério da Defesa, em 1999, deu início ao colapso do sistema aéreo brasileiro. Apesar de a maioria dos países do mundo também subordinar o comando das Forças Armadas a um ministério civil, Candiota disse que o modelo adotado pelo governo desprofissionalizou a gestão do sistema.
Antes com os militares, a administração dos aeroportos, a regulamentação do setor e a fiscalização das companhias aéreas passaram para as mãos dos civis da Infraero e da Anac. Empresa estatal, a Infraero é subordinada ao Ministério da Defesa. O Departamento de Aviação Civil (DAC) da Força Aérea Brasileira foi extinto e substituído pela Anac no ano passado. A Aeronáutica manteve o domínio do controle do tráfego de vôos. Tal poder, no entanto, está em xeque. Revoltados com a falta de um plano de carreira e de equipamentos modernos, os controladores de vôos querem desmilitarizar a área.
"A Anac não tem subordinação e conhecimento técnico. A Infraero é subordinada ao Ministério da Defesa de forma simbólica, pois é ocupada por indicados políticos. Está desconectada dos demais órgãos", declarou Candiota. "Já o Comando da Aeronáutica flutua no espaço de um 'desorganograma'".
A lei que criou a Anac (11.182/05) garantiu à agência o controle do setor. Além de cuidar dos interesses dos passageiros e da saúde financeira das companhias aéreas, a legislação obriga a agência a regular e fiscalizar empresas e aeroportos. Estabelece também que a Aeronáutica tem que consultá-la sobre as normas relativas ao controle do espaço aéreo. Até agora, o sistema não passou a ter essa dinâmica.
Um dos responsáveis pela transição entre DAC e Anac, o brigadeiro Venâncio Grossi disse que a agência ainda não tem a agilidade necessária para atender às demandas do setor. Segundo Grossi, que comandou o DAC entre dezembro de 1999 e fevereiro de 2003, a idéia do governo era transformar o departamento em agência reguladora. A alteração garantiria à nova instituição maior autonomia financeira e independência na contratação de servidores. Todo o pessoal do DAC, no entanto, deveria ser mantido. Para Grossi, a crise que atingiu o setor impossibilitou que os sucessores da direção do DAC tivessem tempo suficiente para aprender a gerir o setor.
"Hoje, a estrutura da Anac é estratificada. As decisões são feitas por um colegiado, o que aumenta a burocracia", declarou o ex-diretor do DAC. "Anac não teve tempo de se adaptar". (Fernando Exman - InvestNews)
SP!O presidente da Associação Nacional de Passageiros Aéreos, Cláudio Candiota, disse que a entidade já havia alertado quanto aos riscos no aeroporto de Congonhas. Conforme Candiota, a associação já havia protocolado duas ações civis públicas, que estão tramitando contra a união, e três representações ao Ministério Público Federal.
Segundo o presidente, foi inclusive destacado em negrito o risco a vidas humanas. Ele lamentou que os alertas não são levados em conta.
– Ninguém ouve ninguém – reclamou.
Candiota ressaltou que a TAM demora para liberar a lista de passageiros do vôo para evitar equívocos. Ele lembrou que uma séria de imprevistos pode tirar do vôo alguém que se imagine que tenha embarcado.
O presidente da Associação Nacional de Passageiros Aéreos reclamou ainda da quebra na hierarquia do comando da aeronáutica devido a série de mudanças na estrutura do setor. Rádio gaúcha
Abraços,
Krauthein
Krauthein
Mulher perdeu primo no acidente da Gol e prima na tragédia da TAM. Acompanhe a situação das famílias
“Minha família está sendo dizimada pela aviação”
www.oglobo.com.br
Olá, dêem uma olhada nesse relatório, mesmo avião e aparentemente problema parecido.
http://www.fomento.es/NR/rdonlyres/86AE ... _019_A.pdf
http://www.fomento.es/NR/rdonlyres/86AE ... _019_A.pdf
S!
Até a Agência Brasil concorda:
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticia ... 95420/view
SP!
Até a Agência Brasil concorda:
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticia ... 95420/view
Mesmo ressaltando que outros fatores podem ter contribuído para o acidente, Anderson Correia (presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA) ) destacou que Congonhas já não comporta os aviões utilizados hoje. Ele informou ter conversado, horas antes do acidente, com uma professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) sobre a possibilidade de um avião cair na Avenida Washington Luiz, caso a área de parada para aviões não fosse ampliada.
“Pelas novas certificações internacionais, novos aeroportos não podem ser construídos sem essa zona de parada no final”, disse. Segundo Correia, essa área seria, no mínimo, insuficiente: “Não vou afirmar categoricamente que não exista uma área de parada livre de obstáculos, mas se eu calcular o comprimento de pista necessário para um Airbus 320, provavelmente não haverá uma área disponível de parada mínima”. Correia defendeu que as autoridades do setor aéreo revejam todos os aeroportos do país que não dispõem desse espaço.
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
- 04_Nospheratus
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"A Anac não tem subordinação e conhecimento técnico. A Infraero é subordinada ao Ministério da Defesa de forma simbólica, pois é ocupada por indicados políticos. Está desconectada dos demais órgãos", declarou Candiota. "Já o Comando da Aeronáutica flutua no espaço de um 'desorganograma'".
A frase acima, retirada do texto do Shinke mostra bem o que é o Brasil hoje.
Não vou continuar o discurso pois todos sabem do que se trata...
Só para concluir, é assim que estão TODAS as nossas instituições: partidarizadas e ocupadas por cupinxas, aspones e ladrões.
A frase acima, retirada do texto do Shinke mostra bem o que é o Brasil hoje.
Não vou continuar o discurso pois todos sabem do que se trata...
Só para concluir, é assim que estão TODAS as nossas instituições: partidarizadas e ocupadas por cupinxas, aspones e ladrões.
*Alis Grave Nil*
É Urubu. Eu e meus amigos da A.I.N pensamos da mesma forma.
Quem sabe depois disso tudo as coisas não melhoram né?
Bom, qto ao video do acidente, acho que o piloto tentou dar o cavalo de pau assim que percebeu que o avião estava rápido demais.
Por isso no rádio: Vira! Vira! Vira!
Mas ele não tinha ideia de que o A320 tava rapido mesmo.
Ao meu ver, pode ter havido uma falha elétrica que transmitiu ao piloto a ideia de que reverso e freios funcionaram mas na verdade nenhum dos sistemas de fato operou. o que talvez seja o que aconteceu porém, está é uma hipotese.
É fato que muitos desatres aconteceram devido aos instrumentos de controle estarem mostrando ao piloto uma situação diferente da que de fato estava acontecendo. Por exemplo, no Havaí qnd aquele 737 teve metade do teto da cabine de passageiros arrancada pela descompressão.
O piloto e a co-piloto estavam se aproximando para um pouso de emergência e o painel não dava ideia se o trem de pouso baixara ou não.Foi um observador da equipe de resgate que transmitiu a torre que estava vendo o trem de pouso baixado e esta informação por sua vez foi transmitida ao avião que graças a Deus pousou em segurança.
Quem sabe depois disso tudo as coisas não melhoram né?
Bom, qto ao video do acidente, acho que o piloto tentou dar o cavalo de pau assim que percebeu que o avião estava rápido demais.
Por isso no rádio: Vira! Vira! Vira!
Mas ele não tinha ideia de que o A320 tava rapido mesmo.
Ao meu ver, pode ter havido uma falha elétrica que transmitiu ao piloto a ideia de que reverso e freios funcionaram mas na verdade nenhum dos sistemas de fato operou. o que talvez seja o que aconteceu porém, está é uma hipotese.
É fato que muitos desatres aconteceram devido aos instrumentos de controle estarem mostrando ao piloto uma situação diferente da que de fato estava acontecendo. Por exemplo, no Havaí qnd aquele 737 teve metade do teto da cabine de passageiros arrancada pela descompressão.
O piloto e a co-piloto estavam se aproximando para um pouso de emergência e o painel não dava ideia se o trem de pouso baixara ou não.Foi um observador da equipe de resgate que transmitiu a torre que estava vendo o trem de pouso baixado e esta informação por sua vez foi transmitida ao avião que graças a Deus pousou em segurança.
S!
Outra coisa que ouvi, mas não lembro a fonte(creio que era uma autoridade aeronáutica), é que estes aviões modernos como o que caiu, possuem um ecesso de modernidade que atrapalharia num caso de emergência...
...no final das contas se pilota um computador e não o avião...e disse ele, quem pilota o avião é o [computador! e ele(comp) não aceitaria um comando brusco tão rápido(num caso de emergência).
Bem, postei isso ai porque sou um ignorante no assunto e gostaria de saber mais informações sobre isso...
...isso não teria fundamento? - visto que ao que parece algo muito estranho aconteceu com o avião...
SP!
Outra coisa que ouvi, mas não lembro a fonte(creio que era uma autoridade aeronáutica), é que estes aviões modernos como o que caiu, possuem um ecesso de modernidade que atrapalharia num caso de emergência...
...no final das contas se pilota um computador e não o avião...e disse ele, quem pilota o avião é o [computador! e ele(comp) não aceitaria um comando brusco tão rápido(num caso de emergência).
Bem, postei isso ai porque sou um ignorante no assunto e gostaria de saber mais informações sobre isso...
...isso não teria fundamento? - visto que ao que parece algo muito estranho aconteceu com o avião...

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Abraços,
Krauthein
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- 07_Phantom
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Em tempo, cuidado com as mensagens sobre o acidente que estão circulando pela NET, vejam o alerta do CAIS.
CENTRO DE ATENDIMENTO A INCIDENTES DE SEGURANCA (CAIS) wrote: -----BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-----
Prezados,
Desde o inicio do ano de 2003 o CAIS tem acompanhado as atividades
relacionadas com golpes por e-mail. Desde ontem, o CAIS tem observado mais
um golpe por e-mail, que desta vez se aproveita da tragedia ocorrida com o
voo 3054 da TAM.
Abaixo segue um exemplo de mensagem analisada pelo CAIS:
" Subject: COMUNICADO TAM
"
" A TAM informa que o voo JJ 3054 decolou de Porto Alegre com 170
" pessoas,entre passageiros e funcionarios da
" empresa, alem de mais seis componentes da tripulacao tecnica
" (comandantes e comissarios).
"
" A medida que os nomes forem confirmados, notificaremos as familias antes
" que qualquer informacao se torne publica,
" como determina a legislacao vigente.
"
" Lembramos que a TAM ja ativou seu Programa de Assistencia as Vitimas e
" Familiares e disponibilizou o numero 0800117900 voltado ao atendimento
" aos familiares dos passageiros e tripulantes deste voo.
" A TAM divulgou todas as informacoes confirmadas ate este momento.
" Qualquer outra informacao relevante sera comunicada imediatamente pela
" TAM.
" Assessoria de Imprensa - TAM
"
" Tel: (11) 5582-8167/8685/8153
"
" Clique AQUI para ver o video, que foi gravado pelo circuito interno da
" INFRAERO, do aeroporto de Guarulhos/SP.
Este tipo de mensagem sempre aponta para sites falsos ou paginas com
miniaturas de fotos ou fazem referencia direta a arquivos. Em todos os casos
tratam-se de arquivos maliciosos que coletam informacoes bancarias.
Identifique as Mensagens Falsas:
Lembramos que mensagens falsas, seja com o intuito de propagar virus,
induzir 'a divulgacao de dados financeiros ou qualquer outra intencao
maliciosa, seguem um padrao:
. Engenharia Social - seja atraves de boatos, phishing scam ou a simples
propagacao de softwares maliciosos e' muito comum o uso de tecnicas de
engenharia social com o objetivo de persuadir o leitor. Normalmente a
mensagem apela 'a autoridade, atribuindo o alerta a algum orgao de
pesquisa, e os textos sao incoerentes ou com assuntos que chamam a
atencao;
. Endereco de E-mail de origem forjada - as mensagens tem o objetivo de
parecer terem sido originadas na entidade em questao. Isto da' uma falsa
impressao de credibilidade ao golpe, especialmente para usuarios leigos e
desavisados;
. Solicitam a execucao de um software - e' comum que tais softwares
sejam hospedados em servicos de hospedagem gratuitos, o que ocorre com
grande facilidade dada a grande disponibilidade deste tipo de servico.
Tratam-se de aplicativos maliciosos, cujo principal objetivo e' coletar
informacoes da vitima e permitir o acesso remoto ao computador do
usuario;
. Paginas falsas - indicam ao usuario um site falso da instituicao ou uma
pagina exclusiva para recadastramento. Estas paginas muitas vezes sao
hospedadas em dominios temporarios, que podem lembrar o nome da
instituicao (www.banco.com.info ao inves de www.banco.com), ou em
provedores gratuitos.
. Impessoalidade - e' comum que nao se refiram a voce pelo nome, o que da'
origem a saudacoes inusitadas como "Ola' PROBERTO" quando o endereco de
e-mail do destinatario e' [email protected];
. Dados sensiveis - e' comum que sejam solicitados dados sensiveis, tais
como senhas pessoais e financeiros;
Combate 'a atividade maliciosa:
Usuarios e administradores que desejam colaborar com o combate a
atividades maliciosas na Internet e que receberam um e-mail que contenha
um link para um aplicativo suspeito podem enviar o link ou realizar um
bounce (reenvio sem edicao) da mensagem original para:
[email protected]
Mensagens relacionadas com paginas falsas (principalmente de bancos e
instituicoes financeiras) podem ser enviadas (endereco da pagina falsa ou
bounce da mensagem original) para:
[email protected]
As mensagens enviadas para os enderecos acima nao terao resposta da equipe
do CAIS. As informacoes sao recebidas e enviadas para listas de seguranca
em que serao tratadas pelas instituicoes envolvidas.
Mensagens ou paginas falsas que estejam abrigadas dentro da Rede Nacional
de Ensino e Pesquisa (RNP) devem ser encaminhadas para:
[email protected]
Recomendacoes:
O CAIS recomenda aos usuarios especial atencao com as mensagens recebidas
contendo promessas milagrosas, concursos, premios, bem como solicitacoes
de alteracao de cadastro bancario e senhas de acesso.
Assim, recomenda-se fortemente a todos os usuarios a utilizarem um
firewall pessoal e a manter seus aplicativos de antivirus e antispyware
sempre atualizados, com frequencia diaria ou de forma automatica; nao
abram anexos de qualquer especie sem antes analisa-los com um antivirus,
se certificando sempre da autenticidade do endereco de origem do e-mail.
Em caso de duvida, aconselha-se consultar os sites oficiais da empresa ou
instituicao citada na mensagem.
Barras de Ferramenta:
Recomenda-se tambem que se instale as barras de ferramentas da Netcraft e
UOL (consulte a secao "Mais informacoes"), que facilitam a identificacao
de sites falsos. Ambas as barras sao muito eficientes em mostrar URLs que
ja' foram previamente submetidas, analisadas e consideradas maliciosas.
A barra da Netcraft pode ser util mesmo para URLs maliciosos nao
cadastrados na base de dados, uma vez que indica dados uteis como site,
dominio, endereco IP e nome do servidor, nome do proprietario do bloco de
rede e a data da primeira vez em que o site foi analisado pela Netcraft.
Netcraft Site report for www.rnp.br
http://toolbar.netcraft.com/site_report ... www.rnp.br
Estes dados podem ser uteis das seguintes formas:
. Bandeira - site de instituicao brasileira hospedado em um host de outro
pais
. Since/Date first seen - a data em que o site foi incluido na base do
Netcraft e' muito recente
. Rank/Site rank - quanto mais confiavel o site maior e' o ranking. Para
uma listagem dos sites mais visitados no Brasil consulte:
Netcraft - Most Visited Web Sites for Brazil
http://toolbar.netcraft.com/stats/topsites?c=BR
Mais informacoes:
. CAIS-Alerta: Mensagens falsas da Receita Federal e Imposto de Renda
http://www.rnp.br/cais/alertas/2007/cai ... 70327.html
. CAIS-Alerta: Dicas para suas compras on-line de final de ano
http://www.rnp.br/cais/alertas/2006/cai ... 61207.html
. CAIS-Alerta: Mensagem falsa sobre queda do aviao da Gol e Golpes por E-mail
http://www.rnp.br/cais/alertas/2006/ca- ... 61002.html
. CAIS-Alerta: Mensagem falsa do TRE-SP e Golpes por Email
http://www.rnp.br/cais/alertas/2005/cai ... 50707.html
. CAIS-Alerta: Fraudes em Internet Banking
http://www.rnp.br/cais/alertas/2003/cai ... 42003.html
. CAIS-Alerta: Proliferacao de golpes por e-mail
http://www.rnp.br/cais/alertas/2003/cai ... 2003b.html
. Download the Netcraft Toolbar
http://toolbar.netcraft.com/
. Barra UOL - Recurso AntiFraude
http://barrauol.uol.com.br/
. McAfee SiteAdvisor
http://www.siteadvisor.com/
. APWG - Consumer Advice: How to Avoid Phishing Scams
http://www.antiphishing.org/consumer_recs.html
. ST04-014 - Avoiding Social Engineering and Phishing Attacks
http://www.us-cert.gov/cas/tips/ST04-014.html
. ST04-009 - Identifying Hoaxes and Urban Legends
http://www.us-cert.gov/cas/tips/ST04-009.html
O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e
aplicativos sempre atualizados, de acordo com as ultimas versoes e correcoes
oferecidas pelos fabricantes.
Os Alertas do CAIS tambem sao oferecidos no formato RSS/RDF:
http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml
Atenciosamente,
################################################################
# CENTRO DE ATENDIMENTO A INCIDENTES DE SEGURANCA (CAIS) #
# Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) #
# #
# [email protected] http://www.cais.rnp.br #
# Tel. 019-37873300 Fax. 019-37873301 #
# Chave PGP disponivel http://www.rnp.br/cais/cais-pgp.key #
################################################################
-----BEGIN PGP SIGNATURE-----
Version: GnuPG v1.2.6 (GNU/Linux)
Comment: Made with pgp4pine 1.76
iQCVAwUBRp+Pzekli63F4U8VAQG7cAQAvnH1zMUHToVXzeIDoCloHbRlbZj+rFAy
K47cG+BY5APdzAJDwSw/jXNg5jBzgP1IPWQ1mMCP5CfptvVCqb+d24Di4QcwwgvR
9qxE8WqEiZ2SlqNaRaCQBxTya+jvNKewyYqcIBvnpEEnHFJDVKtDHt6+D4rVWFjr
amTWxQPeOQg=
=sdzL
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