S!
hummm....bem polêmico
Mas acho que o assunto é primordial, e tem impacto direto no sucesso a
longo prazo do simulador, e deveria ser muito discutido pela comunidade. Eu defendo o sistema "Coop il2" pois acho que tem mais vantagens que desvantagens. Porém concordo que o "dog dinâmico" é uma inovação extremamente bem vinda, apoio totalmente. Porque não os 2?
Minha opinião em relação a "coop il2":
Desvantagens:
-Burocrática: Espera-se mais do que voa-se, muitas vezes. É realmente um saco. Quem não tem tempo, sempre evita.
-Cagadas são catastróficas: Quando o ultimo da fila decola errado faz strike em todos. Quando o primeiro faz cagada trava a decolagem de todos.
-Falta de dinamismo: A missão é aquilo. Se o objetivo(dos jogadores) muda, tem mudar toda a estrutura da missão (objetos, waypoints, AIs, aviões).
Vantagens:
-É burocratica: Nego pensa 50 vezes antes de se arriscar. Sabe que se morrer, só daqui 2hrs pra voar de novo. Sabe que se fizer merda, todo mundo vai reclamar. Isso desbanaliza a morte tornando o refly menos utilizado. Diminui a quantidade de kill valorizando as vitórias. Enquanto o piloto real fazia até 2 surtidas/dia, o virtual faz umas 5(e olhe lá) em média. O HL amenizava a parte ruim da burocracia, pois o jogador pode fazer outras coisa enquanto espera. E o melhor, mantem os quakers longe.
-Promove balanceamento: Pelo menos de quantidades. Isso faz que a missão só rode se tiver por exemplo: 10 aliados x 10 eixo, humanos. Isso evita, por exemplo, o que acontecia na ADW(Air Domination War).....onde tinha 30 reds e 5 blues e vice versa, tornando os objetivos sem desafio. Ajuda a reduzir os problemas de fuso horário.
Evita que nego voe de acordo com a conveniência do mapa:Se estamos em 41 vai de eixo, se estamos em 45 vai de aliado, onde as aeronaves são melhores, desbalanceando tudo. Evita também as aberrações de consertar este problema como no warbirds, onde misturava-se fronts para balancear.
Com gerador, fica dinâmica: Caso exista um gerador de missões, minimizamos uma desvantagem.
-Promove objetividade: Evita o que acontecia no warbirds. Cada um atacando um lugar diferente. Com a coop, temos mais esquadrões organizados voando(outra vantagem)....mas até o piloto que voa sozinho ataca um objetivo coerente, o front.
Enfim, acho que o sistema de coop foi extremamente bem aproveitado e adequado para as guerras virtuais. Elas inclusive, elevaram a jogabilidade em um nível fantástico, criando um contexto muito rico em volta e foi um dos motivos principais que fez o il2 durar 10 anos. Com elas é igual no futebol: Não tem graça somente quando tem jogo...tem graça a semana inteira, pois o assunto não gira somente em torno de "fazer gol"
