Page 4 of 4
Posted: 01 Feb 2008 15:10
by wolfxx
Ai JR ao meu ver já são duas questões diferentes, eu pensei que o caso era fazer a esteira deslizar pelas rodas do avião e o mesmo com a potência do motor ao máximo estaria praticamente parado sobre a esteira em movimento e de repente pelo "empuxo" criado pelo vento da hélice ele alçaria vôo. mas se o avião tiver potência suficiente para vencer a velocidade da esteira e depois correr uns 500m dependendo do modelo do avião ele decola sim

.
outra coisa: decolar com um aeromodelo sobre uma esteira é fácil, pois o motor do mesmo possui uma relação peso/potência superior a 1, dependendo do aeromodelo ele consegue voar pairado como helicóptero, mas um avião escala real a coisa é bem diferente...
Posted: 01 Feb 2008 15:28
by 34_Bodoque
S!
Bom, já que mudei de time...

(uuiiii). Bronha, tenta visualizar: A esteira pode girar no sentido contrario da trajetória do avião, masssss ela não movimenta o ar junto com ela. Aí, quando a hélice começa a "cortar" o ar e empurá-lo pra trás, ela leva o avião junto pra fente. Como as rodas do avião são livres (não tem força motriz) o avião se desloca pra fente.
Se um avião, por exemplo, precisa se deslocar 20 metros e decola quando atinge 70km/h, na esteira ele vai reagir da mesma maneira, porém se você observar só as rodas sobre a esteira, elas vão girar muito mais rápido.
Ah! A esteira teria que ter os mesmo 20 metros de comprimento para este avião decolar e a velocidade dele também seria de 70km/h sobre a esteira.
SP!
Posted: 01 Feb 2008 15:43
by 42_Hildebrand
S!
Se o avião se deslocar não haverá novidade nenhuma pra mim pois assim nada de diferente será mostrado, as forças físicas continuarão sendo as mesmas de uma decolagem normal e irão colocá-lo no ar .
Pra mim essa experiência não é nada mais do que uma sopa de pedra.
SP!
Posted: 01 Feb 2008 15:51
by 33_Costa
O movimento livre da roda e a velocidade da esteira se anulam.
Enquanto a velocidade da esteira for igual a tração da aeronave, para ela permanecer parada, o avião não decola pois não tem ar passando pelas asas.
Posted: 01 Feb 2008 16:09
by 34_Bodoque
Aconselho a assistirem o episódio s06e03 do Mythbusters.

Posted: 02 Feb 2008 19:20
by wolfxx
VENTO RELATIVO
É o resultado do movimento de um aerofólio através do ar, do movimento do ar passando pelo aerofólio ou uma combinação dos dois. O vento relativo é sempre oposto à direção do movimento do aerofólio.
SUSTENTAÇÃO
É a força derivada de um aerofólio através do princípio de Bernoulli ou o "Efeito Venturi". Enquanto a velocidade do fluxo de ar aumenta, a pressão diminui. O fluxo de ar que passa sobre o aerofólio com um ângulo de ataque positivo (ou no caso de um aerofólio assimétrico, o ângulo de ataque pode ser levemente negativo) se divide de maneira que uma porção do fluxo de ar passa sobre a superfície superior e uma porção passa sob a superfície inferior. Desde o momento em que o ar sobre a superfície superior deve percorrer uma distância maior, é acelerado para obter uma velocidade maior. Esta velocidade aumentada resulta numa diminuição de pressão. A pressão diferencial resultante entre a superfície superior e inferior é a força de sustentação desenvolvida pelo aerofólio.
então para essa p**** de vento relativo acontecer o avião precisa se deslocar através da massa de ar que nos envolve chamada atmosfera, é igual quando vc tá a 110km/h com seu carro na estrada coloca a mão pra fora da janela e percebe que tem um vento fdp, dai vc para o carro e o vento acaba... então esse vento é tal do vento relativo que não vai ter na esteira....