Avião na esteira.

Aviação real no Brasil e no Mundo.
wolfxx
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Post by wolfxx »

JRRJ wrote:Pô,

Ninguem viu o video que o Bruno postou? Esse é esclarecedor.

http://br.youtube.com/watch?v=4owlyCOzDiE

Independe da esteira, vai andar de qualquer jeito pois é a(o?*) hélice que traciona. Se anda, vai gerar sustentação...




*O hélice ou a hélice?
Na língua portuguesa hélice é um objeto andrógino, é masculino em linguagem naval e é feminino em aeronáutica.
Edmar Mammini
http://www.webnauticos.com.br/bibliotec ... asp?Cod=30
http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lice
Ai JR ao meu ver já são duas questões diferentes, eu pensei que o caso era fazer a esteira deslizar pelas rodas do avião e o mesmo com a potência do motor ao máximo estaria praticamente parado sobre a esteira em movimento e de repente pelo "empuxo" criado pelo vento da hélice ele alçaria vôo. mas se o avião tiver potência suficiente para vencer a velocidade da esteira e depois correr uns 500m dependendo do modelo do avião ele decola sim :-P .
outra coisa: decolar com um aeromodelo sobre uma esteira é fácil, pois o motor do mesmo possui uma relação peso/potência superior a 1, dependendo do aeromodelo ele consegue voar pairado como helicóptero, mas um avião escala real a coisa é bem diferente...
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34_Bodoque
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Post by 34_Bodoque »

S!

Bom, já que mudei de time... :lol: (uuiiii). Bronha, tenta visualizar: A esteira pode girar no sentido contrario da trajetória do avião, masssss ela não movimenta o ar junto com ela. Aí, quando a hélice começa a "cortar" o ar e empurá-lo pra trás, ela leva o avião junto pra fente. Como as rodas do avião são livres (não tem força motriz) o avião se desloca pra fente.

Se um avião, por exemplo, precisa se deslocar 20 metros e decola quando atinge 70km/h, na esteira ele vai reagir da mesma maneira, porém se você observar só as rodas sobre a esteira, elas vão girar muito mais rápido.

Ah! A esteira teria que ter os mesmo 20 metros de comprimento para este avião decolar e a velocidade dele também seria de 70km/h sobre a esteira.

SP!
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Post by 42_Hildebrand »

S!

Se o avião se deslocar não haverá novidade nenhuma pra mim pois assim nada de diferente será mostrado, as forças físicas continuarão sendo as mesmas de uma decolagem normal e irão colocá-lo no ar .

Pra mim essa experiência não é nada mais do que uma sopa de pedra.

SP!
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33_Costa
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Post by 33_Costa »

O movimento livre da roda e a velocidade da esteira se anulam.

Enquanto a velocidade da esteira for igual a tração da aeronave, para ela permanecer parada, o avião não decola pois não tem ar passando pelas asas.
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34_Bodoque
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Post by 34_Bodoque »

Aconselho a assistirem o episódio s06e03 do Mythbusters. ;)
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wolfxx
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Post by wolfxx »

VENTO RELATIVO
É o resultado do movimento de um aerofólio através do ar, do movimento do ar passando pelo aerofólio ou uma combinação dos dois. O vento relativo é sempre oposto à direção do movimento do aerofólio.

SUSTENTAÇÃO
É a força derivada de um aerofólio através do princípio de Bernoulli ou o "Efeito Venturi". Enquanto a velocidade do fluxo de ar aumenta, a pressão diminui. O fluxo de ar que passa sobre o aerofólio com um ângulo de ataque positivo (ou no caso de um aerofólio assimétrico, o ângulo de ataque pode ser levemente negativo) se divide de maneira que uma porção do fluxo de ar passa sobre a superfície superior e uma porção passa sob a superfície inferior. Desde o momento em que o ar sobre a superfície superior deve percorrer uma distância maior, é acelerado para obter uma velocidade maior. Esta velocidade aumentada resulta numa diminuição de pressão. A pressão diferencial resultante entre a superfície superior e inferior é a força de sustentação desenvolvida pelo aerofólio.
Image

então para essa p**** de vento relativo acontecer o avião precisa se deslocar através da massa de ar que nos envolve chamada atmosfera, é igual quando vc tá a 110km/h com seu carro na estrada coloca a mão pra fora da janela e percebe que tem um vento fdp, dai vc para o carro e o vento acaba... então esse vento é tal do vento relativo que não vai ter na esteira....
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