Freetrack 2.0 - Manual em português

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
DeLiRanTe

Post by DeLiRanTe »

e aí galera beleza?!
Eu sou o newbie que postei lá no SK, inclusive me disseram lá a respeito deste tópico <font color="red"><i>aqui</i></font> e que quem poderia me dar uma luz seria o sábio e onipresente sokol.

Lendo este tópico, pelo menos no início(ñ sei se algum patch mudou a condição) foi dito que o IL-2 só reconhecia o free track de 1 led e q tb só respondia aos eixos x e y, sendo que eu vi alguns vídeos no utube de nego dando zoom, talvez estivessem usando comandos no manche ou fosse algum jogo parecido com il, mas ficam as perguntas:

PS.:Pelo menos no título do vídeo esse cara diz estar usando um de 3 leds:
http://www.youtube.com/watch?v=0Mx2D3CVEew

Permanece a limitação de 1 led, e quanto ao zoom, esse é feito pelo manche,alguma tecla ou o free track "sente" a aproximação?

É viável ($) fazer um pra ligar na tomada (ñ depender de pilhas)?
Ñ manjo de eletrônica, amperagens e resistências, só o básico (2°grau),teria como alguem me passar uma listagem do que eu vou precisar pra fazer o meu (seja com pilhas ou tomada, o que for agradeço)?

O TrackIR é sensivelmente mais preciso?possui mais recursos(tipo zoom, inclinar a cabeça..)? Custo benefício?

Desculpe a extensão e a tantos questionamentos.
Obrigado
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

DeLiRanTe/MeLiAnTe,

É o seguinte, o IL2 Sturmovik 1946, patch 4.08m original suporta apenas dois eixos do TrackIR original, que são o direita/esquerda, para cima/para baixo. Por isso, quando iniciou este tópico não havia muita vantagem em montar o sitesma de 3 LEDs do Freetrack.

Porém neste meio tempo surgiram os MODs (não oficiais) do IL2, vide a
http://www.allarcadeaircraft.com/
Um deste MODs é justamente implementar a função 6DOF (6 Degrees of Freedom), que além os eixos citados acima adiciona o ZOMM e o Leam (inclinação). E também com o Freetrack é possível conseguir estas funções.

Como estes MODs são suportados por vários HOSTs, a exemplo do AAA, do =AIRWARS= e o custo a mais para fazer a armação com 3 LEDS é mínimo, é uma boa idéia montar esta versão.
Ou começar com um LED e depois modificar para 3.
É viável ($) fazer um pra ligar na tomada (ñ depender de pilhas)?
Sim, obviamente não em 110 v ( ou você vai inaugurar uma variação da conhecida "cadeira elétrica" :-P ), bastar usar uma fonte que forneça uns 5 volts - exemplo destas de múltiplas voltagens (1,5 - 3 - 6 - 9...) de "camelô", ou até mesmo uma de celular, mais os resitores limitadores de corrente.

Tem gente que usa a voltagem de uma porta USB - que fornece 5V - ligando ali um cabo para o Freetrack. Não recomendo esta opção pois um "acidente" pode queimar suas portas USB, ou sua placa mãe ou seu micro...
Ou tirar direto da fonte do micro, num daqueles MOLEX que sobram, o fio vermelho da 5 volts. Mesma consideração acima. Estas opções reservadas para usuários avançados, com um fusível de proteção.

O Freetrack -desenvolvido por franceses - tem uma página em inglês:
http://www.free-track.net/english/

Baixe o manual da versão atual e software daqui:
http://www.free-track.net/english/freet ... ae97cc6f0c

Basicamente você precisa:

Uma Web Cam capaz de capturar imagens a 30 FPS.
Veja a lista das webcams já testadas aqui:
http://www.free-track.net/english/hardware/webcam.php

Se a sua não estiver na lista, teste assim mesmo.

3 LEDS emissões de IR (Infra vermelho)
Resitores para limitar a corrente que chega aos LEDs - vide manual - pois se você ligar eles direto nos 5 volts vão queimar.
1 boné
Algum tipo de metal, plástico... para a armação do LED.
Fios
E a fonte de voltagem - como as citadas acima - ou um jogo de pilhas, recarregáveis seriam o ideal, o consumo dos LEDs é pequeno.
No caso de usar pilhas um suporte para pilhas e uma chavinha liga desliga.

De resto, um ferro de soldar e fio de solda, fita isolante - heatsrink da um acabamento melhor.

E uma boa dose de paciência para configurar o sofware. ;)

Aqui ensina como a remover o filtro de IR presente na maioria das
WebCams, aumentanto a sensibilidade.
http://www.free-track.net/english/hardw ... emoval.php

Nesta página tem fotos de vários tipos de armação para os LEDS já montados, com bonés, headfones...
http://www.free-track.net/english/hardw ... allery.php

O TrackIR, por possuir um hardware proprietário da mais precisão, chegando a 120 fps. Quanto as funções, no caso do IL2 são as mesmas,
dois eixos no IL2 original e 4 no MOD'ado. Outros jogos tem o suporte aos 4 eixos nativos, ex. BoB:WoV.
O "problema" do TrackIR é que custa ~20 vezes mais caro do que montar um Freetrack... :oops:

Sokol1
DeLiRanTe

Post by DeLiRanTe »

Valeu Sokol !

Conforme for construo o meu ainda neste fim de semana.
Vou seguir o esquema daquele cara do vídeo por volta de 8min:
http://www.youtube.com/watch?v=MNstobEAado

Lá o cara usa uma fonte de 6 volts e 300 mA, para 3 leds e um resistor de 15 om pra diminuir 1,5 volt da fonte já que cada led precisa de 1,5volt totalizando 4,5 volts.

Dependendo se minha fonte for de 5 volts é só usar um resistor de 2,5 om pra diminuir o 0,5 volt restante correto?

E uma última pergunta: tem diferença no desempenho do clip (estilo um pequeno bumerangue)pro boné? achei o clip mais bacana.
http://www.free-track.net/images/point_ ... aze_02.jpg

Ps.:Obrigado pelo link das câmeras...o manual eu até já tinha lido.

Obrigado
RedMooM

Post by RedMooM »

AEw pessoal eu tambem "montei" 1, no começo tinha montado um com 4 LEDs, ficou até bom mais desanimei na hora de alinhar :-D, tinha um outro problema que conforme eu mexia um pouco a cabeça os pontos dos LEDs sumiam, então li o manual do FreeTrack e fiz 2 modificações que melhoram muito a captura do feixe de luz dos LEDs.
Image
Image

A primeira foi trocar os LEDs da cor azul por vermelho, só ai ja melhorou 80% a outra foi serrar o regulador do foco da câmera.
Image
Image
Depois montei com apenas 1 LED além de muito mais fácil, tanto para alinhamento quanto onde vc pode prende-lo ( o de 4 LEDs fiz em um boné, já o de 1 eu fixei no meu fone), pra mim não fez diferença, como explicou acima o Sokol, a quantidade de LEDs no IL2, mas eu tambem não utlizava o zoom apenas movimentação para os lados e para cima e baixo.

A montagem e muito simples, eu fiz aqui com uma bateria de 9v, tem quem faça com pilha, pegando da USB, fonte do pc mais ai não sei como :cry: o Sokol deve saber, mandem MP pra ele :twisted: :-D

Materiais

1- Chicote para encaixe da bateria 9v
1- Bateria 9v
1- LED alto brilho (vermelho ou amarelo, não testei com amarelo)
1- Resistor (acho que pra 300ohms da, o que tenho aqui é Dourado, vermelho, preto e marrom, e não tem lado certo com diodo)
1- Filme para maquina fotografica (que de para dobrar em 2 ou 3 partes)
1- 1m de fio ( 30cm de cada cor)
1- Fita isolante ou Solda ( ai vai da skill :kill )

Não lembro bem quanto gastei, mas não foi mais que R$ 10,00.

Image
Image

Opcional
Se não quiser prender a bateria em seu fone ou qualquer outro lugar, compre uns 4 metros de fio(2m de cada cor) para deixar a bateria no chão ou prender em outro lugar ( 1 metro de fio custa 40 centavos então não muda muito em questão de valor)

O reistor vai no fio preto do chicote (negativo) que é a "perna" do LED onde a base é chata.(repare que quando começa o LED, indo de suas "pernas" para cima, a base é quase toda redonda, porém, um lado é chato, esse lado é o negativo)
http://www.instructables.com/id/EUJX0Z8GHIEXCFJUN6/
Image

Para funcionar o FreeTrack no 46 eu uso o IL stab.
Image

No link abaixo tem um vídeo, repare que ele da umas travadas aqui, ou é minha câmera ou minha placa de video que é on-board :-D , não sei dizer qual o problema, mais funcionou :lol: .

http://br.youtube.com/watch?v=tqL41ViFVkk

Tem esse manual do FreeTack 2.1 (link abaixo) que não lembro se eu traduzi (copiando e colando para o tradutor :lol: ) ou se achei na net já traduzido, se alguem for o autor favor me avise.

http://w14.easy-share.com/1701408239.html

Bom espero ter contribuido
:D :-D :ok

Abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

RedMoon

Você é 1/2... :prop: ... :22

:lol: :lol: :lol:

Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

1/2 só kkkkkkkkkk putz sokol se acredita que eu parei na impressão da pcb do mjoy :D , ja gastei R$ 20,00 só em impressão kkkk, mais um pouco e compensava eu comprar uma. Vou trocar de lugar para imprimir, na minha hp deskjet fica perfeito o encaixe do soket do processador, mais quando imprimo na laser da loja que vou, não tem o que faça ficar certo.

Vo tentar imprimir em uma lanhouse agora, acho que a impressora desse lugar onde estou indo esta descalibrada :lol: .

E só pra vcs verem como eu tenho muita skill pra DIY mais uma foto do meu pedal série Rubens Barrichello. :shock: :shock: :shock:
Image

Quem quiser to vendendo, design único, não tem pra Saitek, Crone, Logtech :D :-D :lol: :cry:

Abraços
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado

Post by 32_Mariocar »

Usei o SplitCam e o fps da câmera aumentou para 30. Esse programa tem que ficar aberto enquanto o FreeTack estiver funcionando.

:)
SP!
Mariocar
DeLiRanTe

Post by DeLiRanTe »

Acabei ficando na cachaça esse fim de semana, mas vou tentar acordar cedo um dia desses e comprar os componentes.

Belo tutorial RedMoon.... tu tem uma estimativa de quanto tempo de uso dura uma bateria dessas? Tô pensando em colocar na tomada pra num ter chateação com bateria (perder intensidade, ficar sem "pilha" na madrugada e coisas do gênero).

Realmente dá pra perceber que você tem uma boa habilidade com um serrote...coisa fina esses pedais hein?! E o pedal da embreagem tu vai colocar?

Ah e valeu pela dica do mouse Sokol, vou aderir ainda <font color="red"><i>hoje</i></font>....
38_Soares
Marraio
Marraio

Post by 38_Soares »

S!
este modelo é bem confortavel .:lol: :lol:
Image
Senta á Pua! Quem vai Sentar a Pua não tergiversa, arremete de ferro em brasa e verruma o bruto.
Austregésilo de Athayde
RedMooM

Post by RedMooM »

Obrigado Delirante, enfim reconhecimento kkkkkk.
Não sei ao certo quanto tempo, mais e bastante, 1 LED não gasta quase nada.
Uma bateria de 9v custa R$ 2,50 e só deixar na reserva :-D.

Calma que a versão GtX do pedal combo rudder já esta quase saindo. 8)

Abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Interessante esta interpretação do TrackIR Clip PRO, feita pelo FN-MadMax para o Freetrack:

http://img339.imageshack.us/img339/5695 ... ck1cw1.jpg
Tubos de caneta BIC
Durepox
Clip para prancheta, para prender na alça do fone.
LED's fios e etc.
http://www.falcoesdanoite.com.br/index. ... pic=5093.0

Sokol1
33_Costa
Arataca
Arataca

Post by 33_Costa »

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.13

Comprei essa tranqueira ai, deve chegar em 1 mês mais ou menos, mas chega.

:-D
DeLiRanTe

Post by DeLiRanTe »

Finalmente fiz o meu :-D .

Usei a Cam do meu velho que é uma A4 tech 635, o LED que eu comprei pelo que o cara disse era de 3 volts então só liguei duas pilhas AA que totalizam 2,4 volts e a bixinha acendeu sem precisar de resistor nem nada. Inclusive minha cam nem precisou colocar nenhum filtro na frente, foi só baixar a saturação no programa que deu certo, o único problema é durante o dia que aí o freetrack considera vários pontos como fonte e aí num presta (escrittório tem uma cortina muito fina e entra muita luz), mas não é problema pois eu basicamente jogo a noite.

Entrei no jogo e funciona.

Problemas e dúvidas:

O primeiro problema é que volta e meia o Free-track trava.

Outro problema é que quando eu ligo o programa(Free-Track) o meu jogo fica sem som. Eu tinha descoberto algo semelhante no BF2 e no CSS, quando eu deixo o manche plugado na porta USB o mic não funciona nos jogos mas o som do jogo funciona, já no IL2 não está nem saindo o som,não sei se com o tal do IL2 Stab se resolva isso, vou tentar (penso que tb possa ser minha mobo ou a bios o que vcs acham?).

Ainda estou regulando o aparelho, no caso como o meu é de 1 LED não preciso configurar a aba "translation" correto?

Eu ia perguntar sobre a regulagem das "curves" mas li o manual de novo e acho que entendi, qualquer coisa depois eu pergunto a vcs.

Valeu
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca

Post by 11_Aerroc »

S!

Montei um FreeTrack! Recomendo!!!

Eu já tinha testado há um bom tempo atrás, e ficou uma 3osta. Desconfiei que era por causa da câmera XingLing :roll: e estava certo!
Desta vez comprei uma MS VX-1000, removi o filtro IR, usei 14 camadas (!!!) de filme fotográfico velado, 3 leds infra-vermelho (IR) e um resistor de 330ohms.

Vamos as considerações:
- Uma câmera com bom fps é essencial!
- Remover o filtro IR aumenta muito o contraste da luz emitida pelos leds, e no meu caso foi importante, porque...
- Como no quarto que fica o micro incide diretamente a luz do dia, o FreeTrack detecta esses focos de luz e trava porque não sabe quais pontos seguir, já que passa a detectar mais de 3 pontos, como está programado a fazer.
Por isso foi necessário usar 14 camadas de filme velado (para bloquear esses focos da luz do dia) e retirar o filtro IR da câmera para que ela conseguisse detectar a luz dos leds IR através destas 14 camadas.
- Utilizei a alimentação da porta USB (só recomendo para quem tem alguma habilidade em eletrônica) e um resistor de 330ohms, tudo em série, resistor e 3 leds. Ficou com uma corrente de 8mA. Portanto estranho quem use 15ohms e 30 a 40mA, imagino que a intensidade do led ficará tão alta que pode causar halos quando apontado para a câmera.
- É realmente importante lixar a cabeça dos leds, pois senão ele fica focal, como uma lanterna, causando halos quando apontado para a câmera ou não sendo bem detectados quando estiver um pouco de lado.
Lixei o topo deles e fiz um pequeno chanfro nas bordas para ser melhor detectado de lado. Lixe e deixe áspero mesmo para ficar bem difuso.

Delirante, é provável que suas pilhas gastem bem mais rápido sem o uso de um resistor limitador de corrente, talvez até reduza a vida útil dos leds. E sem retirar o filtro IR da câmera e usar algumas camadas de filme você não poderá usa-lo com outras luzes no ambiente, pois o FreeTrack detecta outros pontos além do que deveria e deixa de funcionar (trava) enquanto não houver somente 1 ou 3 pontos conforme está programado.

RedMoom, com leds coloridos, ou seja, que não são infra-vermelhos (IR), acredito que você também não conseguirá usa-lo com outras luzes no ambiente, pois as camadas de filme velado servem justamente para barrar toda a luz visível (do vermelho ao violeta) e deixar passar somente o IR, permitindo que haja outras luzes no ambiente sem serem detectadas.

Curiosidade: achei interessante como o filme velado funciona perfeitamente como filtro de luzes no espectro acima do infra-vermelho. Quando você coloca o filme na frente da câmera a imagem fica negra, mas se você iluminar qualquer coisa com luz infra-vermelha (ou a luz do dia, que contem o espectro infra-vermelho) aparecerá na tela perfeitamente, claro que em tons de PB, pois as cores foram filtradas pelo filme. :shock:

É isso aí! Dei meus pitácos :-D
Espero ter ajudado :ok

SP!!!
Aerroc
Light as air, hard as rock!
DeLiRanTe

Post by DeLiRanTe »

Valeu pelas dicas Aerroc!

Qual tua placa mãe?

Na verdade como eu havia dito, a noite quando não tem luz solar, apesar das luzes do ambiente estarem acesas o aparelho funciona perfeitamente.

Os únicos problemas que tenho tido são os que citei.

Tu já conseguiu configurar? Não tô tendo a manha de aumentar a sensibilidade do meu, tô tendo que virar muito a cabeça para olhar pra trás. Tu tem alguma dica ou instrução pra passar quanto a configuração das curvas?
Post Reply