Avião na esteira.

Aviação real no Brasil e no Mundo.
37_Tupan
Marraio
Marraio

Post by 37_Tupan »

S!

O que matou a questão, para mim, foi um comentário do Bruno que me fez perceber que, analisando o diagrama de forças do problema, não há como a esteira compensar a propulsão das hélices (ou jatos) e manter o avião parado. Por mais rápido que a esteira se desloque no sentido contrário ela não tem como compensar a propulsão do motor.

SP!
20_S3V3RUS

Post by 20_S3V3RUS »

A esteira a 20 milhas e o avião a 60 knos claro que ele vai sair para frente e logo decolar.
27_S3V3RUS
[color=red][i]
"Do what thou wilt shall be the whole of the Law"[/color][/i]
42_Hildebrand
Arataca
Arataca

Post by 42_Hildebrand »

S!

Eu queria ver o avião parado, rodas girando, hélices ligadas no máximo, pra ver se voava! Agora, se o avião andar com junto com a esteira vai haver deslocamento e pressão nas asas, aí voa... num sei se valeu a experiência...

SP!
37_Tupan
Marraio
Marraio

Post by 37_Tupan »

S!
42_Hildebrand wrote: Eu queria ver o avião parado, rodas girando, hélices ligadas no máximo, pra ver se voava!
Essa é a questão Hild! O avião não vai ficar parado em relação ao solo, não importa o quão rápido a esteira se mova. Um avião não é como uma pessoa correndo.

SP!
JRRJ

Post by JRRJ »

Eu disse...ainda vou esperar... :lol:
34_Bodoque
Ala
Ala

Post by 34_Bodoque »

S!

Não me convenceu esse vídeo.
A situação é hipotética. Avião no máximo pra frente e esteira pra trás. Não importa atrito, roda...nada se quebra. A esteira anulando completamente toda energia gerada pelo hélice. O avião ficaria parado com relação a um observador no solo. Não acho que decolaria.
Segurando um aeromodelo a uma altura suficiente (pra não quebrar o bixim, hehehe) com o acelerador no talo e soltando ele cabardo no chão, o máximo que acontece é ele bater com a calda no chão devido ao fluxo de ar do hélice e iniciar uma corrida meio doida. Seria como se desligasse a esteira com o avião a toda.
Sei não, ainda não me convenceu.

Bom, é só minha opinião.

SP!
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
34_Bodoque
Ala
Ala

Post by 34_Bodoque »

S!

Tenho que dar o braço a torcer. Realmente o avião decolaria.
Acabei de assistir o vídeo inteiro e realmente avião decolou. O Tupã resumiu tudo com a frase: "O avião não vai ficar parado em relação ao solo, não importa o quão rápido a esteira se mova."
No vídeo eles mostram um exemplo com um carrinho RC. A força motriz do carro vem do motor e é transmitida para a roda e do avião para a hélice. Por mais que a esteira empurrasse para trás, isso não afetaria o avião, pois ele é tracionado para frente pela hélice.
Simples assim. :lol:

Putz! Só agora fui entender esse trem.

Se mudar a cor do capim, eu morro de fome! :lol:

SP!
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
37_Tupan
Marraio
Marraio

Post by 37_Tupan »

S!

O problema não é trivial Bodoque. Demorei a perceber que a solução é simples depois que você pensa em termos de um diagrama de forças. Mas a tentendência é pensarmos em uma analogia com uma pessoa andando numa esteira, o que não é correto.

SP!
20_S3V3RUS

Post by 20_S3V3RUS »

34_Bodoque wrote:S!

A força motriz do carro vem do motor e é transmitida para a roda e do avião para a hélice. Por mais que a esteira empurrasse para trás, isso não afetaria o avião, pois ele é tracionado para frente pela hélice.

SP!
Mesmo ele sendo tracionado pela Hélice quando no solo, o atrito com o solo conta sim, é diferente decolar em pista de grama e de asfalto, em aclive/declive e etc. Fisicamente falando as forças contrarias se somariam, então se manter a mesma velocidade da esteira com o avião ele não conseguiria se deslocar para frente.

Ainda num consegui entender juro hehehehe!

Um exemplo para simular, ja que voces estão falando de força motrir nas rodas, se pegar uma pessoa em cima de um skate, sendo puxada fisacamente por outra pessoa (simulando uma hélice) a mesma velocidade da esteira, ele sairia da esteira ou se manteria parado ?
QUanto maior a velocidade da esteira maior seria a força para se manter parado no mesmo lugar ?
27_S3V3RUS
[color=red][i]
"Do what thou wilt shall be the whole of the Law"[/color][/i]
42_Hildebrand
Arataca
Arataca

Post by 42_Hildebrand »

S!

É... eu ainda não estou convencido, se houvesse a possibilidade de eliminar todas as demais forças existentes sobre o avião deixando apenas a força da hélice(e sua ventania) eu acredito que o avião não levantaria vôo, sem o ar passando pelas asas causando pressão o avião não levantaria. Se fosse simples assim porque as asas de um avião teriam aquele formato, feito para que o ar passe mais lentamente por uma superfície do que por outra?
http://forum.brasilescola.com/lofiversi ... /t164.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerof%C3%B3lio

Se o deslocamento de ar não fosse fundamental as asas poderiam ter a mesma forma por cima e por baixo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o ... .A7.C3.A3o

SP!
Last edited by 42_Hildebrand on 01 Feb 2008 11:37, edited 1 time in total.
37_Tupan
Marraio
Marraio

Post by 37_Tupan »

S!
27_S3V3RUS wrote: Mesmo ele sendo tracionado pela Hélice quando no solo, o atrito com o solo conta sim, é diferente decolar em pista de grama e de asfalto, em aclive/declive e etc. Fisicamente falando as forças contrarias se somariam, então se manter a mesma velocidade da esteira com o avião ele não conseguiria se deslocar para frente.

Ainda num consegui entender juro hehehehe!
Cero, só que o atrito da roda com a esteira (ou qualquer superfície) é muito menor do que a força de propulção do motor. Além disso, a força de atrito praticamente não muda com a velocidade da esteira (lembra do atrito cinético nas aulas de segundo grau). Mais ainda para um atrito de rolamento, como o das rodas, e não de escorregamento.

Realmente, é diferente decolar em grama, asfalto, etc... Mas em todos esses casos a propulsão supera facilmente o atrito. E o atrito aumenta muito pouco pelo fato de a superfície estar se movendo, em relação ao chão, no sentido oposto ao avião.

Só tornaria a decolagem impossível se a superfície cedesse e as roda atolassem, como na lama ou na neve.
27_S3V3RUS wrote: Um exemplo para simular, ja que voces estão falando de força motrir nas rodas, se pegar uma pessoa em cima de um skate, sendo puxada fisacamente por outra pessoa (simulando uma hélice) a mesma velocidade da esteira, ele sairia da esteira ou se manteria parado ?
QUanto maior a velocidade da esteira maior seria a força para se manter parado no mesmo lugar ?
Sairia da esteira sem que a pessoa tivesse que fazer muita força a mais do que faria se a esteira estivesse parada.

SP!
37_Tupan
Marraio
Marraio

Post by 37_Tupan »

S!
42_Hildebrand wrote:S!

É... eu ainda não estou convencido, se houvesse a possibilidade de eliminar todas as demais forças existentes sobre o avião deixando apenas a força da hélice(e sua ventania) eu acredito que o avião não levantaria vôo, sem o ar passando pelas asas causando pressão o avião não levantaria. Se fosse simples assim porque as asas de um avião teriam aquele formato, feito para que o ar passe mais lentamente por uma superfície do que por outra?
http://forum.brasilescola.com/lofiversi ... /t164.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerof%C3%B3lio

Se o deslocamento de ar não fosse fundamental as asas poderiam ter a mesma forma por cima e por baixo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o ... .A7.C3.A3o

SP!
Pô Hild, assim f* tudo. Realmente, se eu arrumar um jeito de não ter ar passando pelas asas o avião não voa. Mas não vai ser a esteira que vai impedir isso de acontecer. A esteira não impede o avião de se mover em relação ao ar.

Um avião não pode voar pela atmosfera sob ação de uma força apenas. A não ser que tivesse um motor cujo empuxo superasse o peso: aí ele poderia voar como um foguete ou helicóptero. Mas não é disso que estamos falando.

Se você reparar, o link que você postou deixa claro que essa explicação da velocidade diferente em cima e abaixo da asa é, no mínimo, incompleta. A explicação correta é muito mais complicada.

Mais informações:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/avioes.htm

SP!
wolfxx
Manicaca
Manicaca

Post by wolfxx »

O severus tem razão, se o avião não tiver o vento relativo passando pelos perfis de aerofólio e assim criando uma diferença de pressão entre o intradorso e o extradorso das asas o plane não vai criar sustentação suficiente para vencer seu peso e alçar vôo.
42_Hildebrand
Arataca
Arataca

Post by 42_Hildebrand »

S!

Pensei numa outra coisa. Os caras que propuseram essa experiência pensaram na esteira como a melhor forma de anular a movimentação do avião ou pelo menos das rodas com relação ao solo, o objetivo a atingir era fazer o avião subir sem se deslocar ou se deslocando pouco com relação ao solo, pelo menos foi isso que eu entendi. Então pensemos no seguinte, tiramos a roda do bicho, apoiamos o avião da maneira mais perfeita no solo (sobre estacas por ex.) para o avião não se desequilibrar mesmo com a hélice girando no máximo.
Apenas com a força da hélice o avião não voa!! A não ser que o motor seja como o de um foguete cuja força compensa o peso do objeto, exatamente como vc falou Tupan, ai se o motor for uma coisa colossal ele vai tirar até um tanque do chão! Mas no modelo de experiência relatado não é o caso, nessa situação vai precisar do deslocamento, vai precisar de pressão sobre e sob as asas, então eu ainda acho que não voa. Mas eu ainda espero ser convencido.

Abraço

SP!
JRRJ

Post by JRRJ »

Pô,

Ninguem viu o video que o Bruno postou? Esse é esclarecedor.

http://br.youtube.com/watch?v=4owlyCOzDiE

Independe da esteira, vai andar de qualquer jeito pois é a(o?*) hélice que traciona. Se anda, vai gerar sustentação...

*O hélice ou a hélice?
Na língua portuguesa hélice é um objeto andrógino, é masculino em linguagem naval e é feminino em aeronáutica.
Edmar Mammini
http://www.webnauticos.com.br/bibliotec ... asp?Cod=30
http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lice
Post Reply