Avião na esteira.
S!
O que matou a questão, para mim, foi um comentário do Bruno que me fez perceber que, analisando o diagrama de forças do problema, não há como a esteira compensar a propulsão das hélices (ou jatos) e manter o avião parado. Por mais rápido que a esteira se desloque no sentido contrário ela não tem como compensar a propulsão do motor.
SP!
O que matou a questão, para mim, foi um comentário do Bruno que me fez perceber que, analisando o diagrama de forças do problema, não há como a esteira compensar a propulsão das hélices (ou jatos) e manter o avião parado. Por mais rápido que a esteira se desloque no sentido contrário ela não tem como compensar a propulsão do motor.
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- 20_S3V3RUS
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Não me convenceu esse vídeo.
A situação é hipotética. Avião no máximo pra frente e esteira pra trás. Não importa atrito, roda...nada se quebra. A esteira anulando completamente toda energia gerada pelo hélice. O avião ficaria parado com relação a um observador no solo. Não acho que decolaria.
Segurando um aeromodelo a uma altura suficiente (pra não quebrar o bixim, hehehe) com o acelerador no talo e soltando ele cabardo no chão, o máximo que acontece é ele bater com a calda no chão devido ao fluxo de ar do hélice e iniciar uma corrida meio doida. Seria como se desligasse a esteira com o avião a toda.
Sei não, ainda não me convenceu.
Bom, é só minha opinião.
SP!
Não me convenceu esse vídeo.
A situação é hipotética. Avião no máximo pra frente e esteira pra trás. Não importa atrito, roda...nada se quebra. A esteira anulando completamente toda energia gerada pelo hélice. O avião ficaria parado com relação a um observador no solo. Não acho que decolaria.
Segurando um aeromodelo a uma altura suficiente (pra não quebrar o bixim, hehehe) com o acelerador no talo e soltando ele cabardo no chão, o máximo que acontece é ele bater com a calda no chão devido ao fluxo de ar do hélice e iniciar uma corrida meio doida. Seria como se desligasse a esteira com o avião a toda.
Sei não, ainda não me convenceu.
Bom, é só minha opinião.
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- 34_Bodoque
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Tenho que dar o braço a torcer. Realmente o avião decolaria.
Acabei de assistir o vídeo inteiro e realmente avião decolou. O Tupã resumiu tudo com a frase: "O avião não vai ficar parado em relação ao solo, não importa o quão rápido a esteira se mova."
No vídeo eles mostram um exemplo com um carrinho RC. A força motriz do carro vem do motor e é transmitida para a roda e do avião para a hélice. Por mais que a esteira empurrasse para trás, isso não afetaria o avião, pois ele é tracionado para frente pela hélice.
Simples assim.
Putz! Só agora fui entender esse trem.
Se mudar a cor do capim, eu morro de fome!
SP!
Tenho que dar o braço a torcer. Realmente o avião decolaria.
Acabei de assistir o vídeo inteiro e realmente avião decolou. O Tupã resumiu tudo com a frase: "O avião não vai ficar parado em relação ao solo, não importa o quão rápido a esteira se mova."
No vídeo eles mostram um exemplo com um carrinho RC. A força motriz do carro vem do motor e é transmitida para a roda e do avião para a hélice. Por mais que a esteira empurrasse para trás, isso não afetaria o avião, pois ele é tracionado para frente pela hélice.
Simples assim.

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Mesmo ele sendo tracionado pela Hélice quando no solo, o atrito com o solo conta sim, é diferente decolar em pista de grama e de asfalto, em aclive/declive e etc. Fisicamente falando as forças contrarias se somariam, então se manter a mesma velocidade da esteira com o avião ele não conseguiria se deslocar para frente.34_Bodoque wrote:S!
A força motriz do carro vem do motor e é transmitida para a roda e do avião para a hélice. Por mais que a esteira empurrasse para trás, isso não afetaria o avião, pois ele é tracionado para frente pela hélice.
SP!
Ainda num consegui entender juro hehehehe!
Um exemplo para simular, ja que voces estão falando de força motrir nas rodas, se pegar uma pessoa em cima de um skate, sendo puxada fisacamente por outra pessoa (simulando uma hélice) a mesma velocidade da esteira, ele sairia da esteira ou se manteria parado ?
QUanto maior a velocidade da esteira maior seria a força para se manter parado no mesmo lugar ?
27_S3V3RUS
[color=red][i]
"Do what thou wilt shall be the whole of the Law"[/color][/i]
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É... eu ainda não estou convencido, se houvesse a possibilidade de eliminar todas as demais forças existentes sobre o avião deixando apenas a força da hélice(e sua ventania) eu acredito que o avião não levantaria vôo, sem o ar passando pelas asas causando pressão o avião não levantaria. Se fosse simples assim porque as asas de um avião teriam aquele formato, feito para que o ar passe mais lentamente por uma superfície do que por outra?
http://forum.brasilescola.com/lofiversi ... /t164.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerof%C3%B3lio
Se o deslocamento de ar não fosse fundamental as asas poderiam ter a mesma forma por cima e por baixo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o ... .A7.C3.A3o
SP!
É... eu ainda não estou convencido, se houvesse a possibilidade de eliminar todas as demais forças existentes sobre o avião deixando apenas a força da hélice(e sua ventania) eu acredito que o avião não levantaria vôo, sem o ar passando pelas asas causando pressão o avião não levantaria. Se fosse simples assim porque as asas de um avião teriam aquele formato, feito para que o ar passe mais lentamente por uma superfície do que por outra?
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Last edited by 42_Hildebrand on 01 Feb 2008 11:37, edited 1 time in total.
S!
Realmente, é diferente decolar em grama, asfalto, etc... Mas em todos esses casos a propulsão supera facilmente o atrito. E o atrito aumenta muito pouco pelo fato de a superfície estar se movendo, em relação ao chão, no sentido oposto ao avião.
Só tornaria a decolagem impossível se a superfície cedesse e as roda atolassem, como na lama ou na neve.
SP!
Cero, só que o atrito da roda com a esteira (ou qualquer superfície) é muito menor do que a força de propulção do motor. Além disso, a força de atrito praticamente não muda com a velocidade da esteira (lembra do atrito cinético nas aulas de segundo grau). Mais ainda para um atrito de rolamento, como o das rodas, e não de escorregamento.27_S3V3RUS wrote: Mesmo ele sendo tracionado pela Hélice quando no solo, o atrito com o solo conta sim, é diferente decolar em pista de grama e de asfalto, em aclive/declive e etc. Fisicamente falando as forças contrarias se somariam, então se manter a mesma velocidade da esteira com o avião ele não conseguiria se deslocar para frente.
Ainda num consegui entender juro hehehehe!
Realmente, é diferente decolar em grama, asfalto, etc... Mas em todos esses casos a propulsão supera facilmente o atrito. E o atrito aumenta muito pouco pelo fato de a superfície estar se movendo, em relação ao chão, no sentido oposto ao avião.
Só tornaria a decolagem impossível se a superfície cedesse e as roda atolassem, como na lama ou na neve.
Sairia da esteira sem que a pessoa tivesse que fazer muita força a mais do que faria se a esteira estivesse parada.27_S3V3RUS wrote: Um exemplo para simular, ja que voces estão falando de força motrir nas rodas, se pegar uma pessoa em cima de um skate, sendo puxada fisacamente por outra pessoa (simulando uma hélice) a mesma velocidade da esteira, ele sairia da esteira ou se manteria parado ?
QUanto maior a velocidade da esteira maior seria a força para se manter parado no mesmo lugar ?
SP!
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Um avião não pode voar pela atmosfera sob ação de uma força apenas. A não ser que tivesse um motor cujo empuxo superasse o peso: aí ele poderia voar como um foguete ou helicóptero. Mas não é disso que estamos falando.
Se você reparar, o link que você postou deixa claro que essa explicação da velocidade diferente em cima e abaixo da asa é, no mínimo, incompleta. A explicação correta é muito mais complicada.
Mais informações:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/avioes.htm
SP!
Pô Hild, assim f* tudo. Realmente, se eu arrumar um jeito de não ter ar passando pelas asas o avião não voa. Mas não vai ser a esteira que vai impedir isso de acontecer. A esteira não impede o avião de se mover em relação ao ar.42_Hildebrand wrote:S!
É... eu ainda não estou convencido, se houvesse a possibilidade de eliminar todas as demais forças existentes sobre o avião deixando apenas a força da hélice(e sua ventania) eu acredito que o avião não levantaria vôo, sem o ar passando pelas asas causando pressão o avião não levantaria. Se fosse simples assim porque as asas de um avião teriam aquele formato, feito para que o ar passe mais lentamente por uma superfície do que por outra?
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Se o deslocamento de ar não fosse fundamental as asas poderiam ter a mesma forma por cima e por baixo.
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Um avião não pode voar pela atmosfera sob ação de uma força apenas. A não ser que tivesse um motor cujo empuxo superasse o peso: aí ele poderia voar como um foguete ou helicóptero. Mas não é disso que estamos falando.
Se você reparar, o link que você postou deixa claro que essa explicação da velocidade diferente em cima e abaixo da asa é, no mínimo, incompleta. A explicação correta é muito mais complicada.
Mais informações:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/avioes.htm
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Pensei numa outra coisa. Os caras que propuseram essa experiência pensaram na esteira como a melhor forma de anular a movimentação do avião ou pelo menos das rodas com relação ao solo, o objetivo a atingir era fazer o avião subir sem se deslocar ou se deslocando pouco com relação ao solo, pelo menos foi isso que eu entendi. Então pensemos no seguinte, tiramos a roda do bicho, apoiamos o avião da maneira mais perfeita no solo (sobre estacas por ex.) para o avião não se desequilibrar mesmo com a hélice girando no máximo.
Apenas com a força da hélice o avião não voa!! A não ser que o motor seja como o de um foguete cuja força compensa o peso do objeto, exatamente como vc falou Tupan, ai se o motor for uma coisa colossal ele vai tirar até um tanque do chão! Mas no modelo de experiência relatado não é o caso, nessa situação vai precisar do deslocamento, vai precisar de pressão sobre e sob as asas, então eu ainda acho que não voa. Mas eu ainda espero ser convencido.
Abraço
SP!
Pensei numa outra coisa. Os caras que propuseram essa experiência pensaram na esteira como a melhor forma de anular a movimentação do avião ou pelo menos das rodas com relação ao solo, o objetivo a atingir era fazer o avião subir sem se deslocar ou se deslocando pouco com relação ao solo, pelo menos foi isso que eu entendi. Então pensemos no seguinte, tiramos a roda do bicho, apoiamos o avião da maneira mais perfeita no solo (sobre estacas por ex.) para o avião não se desequilibrar mesmo com a hélice girando no máximo.
Apenas com a força da hélice o avião não voa!! A não ser que o motor seja como o de um foguete cuja força compensa o peso do objeto, exatamente como vc falou Tupan, ai se o motor for uma coisa colossal ele vai tirar até um tanque do chão! Mas no modelo de experiência relatado não é o caso, nessa situação vai precisar do deslocamento, vai precisar de pressão sobre e sob as asas, então eu ainda acho que não voa. Mas eu ainda espero ser convencido.
Abraço
SP!
Pô,
Ninguem viu o video que o Bruno postou? Esse é esclarecedor.
http://br.youtube.com/watch?v=4owlyCOzDiE
Independe da esteira, vai andar de qualquer jeito pois é a(o?*) hélice que traciona. Se anda, vai gerar sustentação...
*O hélice ou a hélice?
Na língua portuguesa hélice é um objeto andrógino, é masculino em linguagem naval e é feminino em aeronáutica.
Edmar Mammini
http://www.webnauticos.com.br/bibliotec ... asp?Cod=30
http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lice
Ninguem viu o video que o Bruno postou? Esse é esclarecedor.
http://br.youtube.com/watch?v=4owlyCOzDiE
Independe da esteira, vai andar de qualquer jeito pois é a(o?*) hélice que traciona. Se anda, vai gerar sustentação...
*O hélice ou a hélice?
Na língua portuguesa hélice é um objeto andrógino, é masculino em linguagem naval e é feminino em aeronáutica.
Edmar Mammini
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